Isaac Newton também buscou a pedra filosofal e agora a "receita" está na Internet Pular para o conteúdo principal

Isaac Newton também buscou a pedra filosofal e agora a "receita" está na Internet


No final do século 17, a fronteira entre superstição, religião, pseudociência e a pesquisa científica nos moldes atuais ainda era muito tênue. Lavoisier, o pai da química moderna, não era sequer nascido quando Newton morreu, e a alquimia ainda era muito popular no continente europeu.

A época fez o homem, e acabou que o físico não foi só um gênio: também foi chegado em uma boa e velha teoria da conspiração. Gostava muito de previsões apocalípticas, tanto que chegou a calcular quanto tempo restava para o homem sobre a Terra usando uma questionável matemática esotérica: sua previsão foi 2060.


Você pode ver esses e outros escritos neste portal da Universidade de Indiana, que, segundo o site Open Culture, está prestes a publicar os estudos do britânico sobre a pedra filosofal.

Afinal, é claro, Newton também achou ótima a ideia de transformar chumbo em ouro — e anotou com atenção escritos de alquimistas que já haviam tentado a façanha antes de criar sua própria receita para o milagre.

O autor da obra clássica Philosophiae Naturalis Principia Mathematica — que continha a lei da gravitação universal e as três leis da mecânica clássica — se tornou presidente da Real Sociedade de Londres para o Melhoramento do Conhecimento Natural, a famosa Royal Society, em 1704. E, é claro, a imagem da instituição seria afetada se vazasse que um de seus membros tinha um quê de Alvo Dumbledore e Nicolau Flamel.

Foi por essas e outras razões óbvias que em 1885, ao arquivar os papéis de Newton, a Universidade de Cambridge deixou sua faceta mística de lado e se recusou a guardar as evidências. 329 lotes e pacotes de folhas esotéricas começaram uma carreira underground nas mãos de colecionadores particulares, e só voltaram aos radares da mídia e da academia após um leilão em 1936, cinquenta anos depois.

Agora, quase 300 anos após sua morte, o físico britânico está saindo do armário do obscurantismo de vez. O projeto The 'Chymistry' of Isaac Newton não só está colocando todas as páginas no ar como tomando providências para facilitar a vida de quem se interessar por alquimia — o que inclui até uma tipografia que já contém todos símbolos necessários para a transcrição das páginas, chamada "The Newton Font".

Está provado que as conclusões de Newton sobre a óptica só foram possíveis pela influência de seu trabalho anterior com a alquimia, e pelo jeito há muitas outras descobertas ainda a se fazer.

Fonte: Galileu

Quando amanhecer, você já será um de nós...


CONFIRA OUTRAS POSTAGENS DO BLOG NOITE SINISTRA



Comentários

  1. Ultimamente os post tem se tornado superficiais e pouco cativantes. De nada vale ter um título sensacionalista com meia dúzia parágrafos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Interessante o teu retorno, pois muitas foram as críticas recebidas por mim aqui no blog aos textos antigos que eu publicava alegando que os mesmos eram extensos demais. Por vários motivos - como a falta de tempo em aliar a minha carreira profissional e acadêmica ao mundo de blogueiro - acabei optando por compartilhar matérias mais enxutas em resumidas.

      Parece que não adianta o que a gente faça, nunca conseguimos agradar a todos...Mas fica aqui o convite para você caro amigo anônimo que entre em contato comigo pelo email noitesinistra@gmail.com, para aprofundarmos essa conversa, e quem sabe você possa me auxiliar a melhorar o blog...

      Abraços!!!

      Excluir

Postar um comentário

Siga-nos no Facebook

Postagens Recomendadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens mais acessadas no último mês

Links da Deep Web 2018

Saudações amigos e amigas. Hoje eu volto a publicar no blog Noite Sinistra uma matéria com links da deep web e prints da deep web.
Os links apresentados na matéria abaixo foram coletados entre janeiro e fevereiro de 2018, estando todos eles ativos nesse período, mas nada pode garantir que os mesmos estarão ativos até o final do ano, afinal de contas muitos sites na deep web mudam constantemente seus endereços afim de se manterem o mais seletivos quanto aos usuários que frequentam o espaço.

Exorcismo e orações em Latim

Nas culturas egípcia, babilônica, assíria e judaica, atribuíam-se certas doenças e calamidades naturais à ação dos demônios. Para afastá-los, recorria-se a algum esconjuro ou exorcismo. A cultura ocidental recebeu essas idéias através da Bíblia e do cristianismo primitivo.

Luka Rocco Magnotta: 1 Lunatic 1 Ice Pick

Luka Rocco Magnotta (nascido Eric Clinton Kirk Newman; 24 de julho, 1982) é um ator pornográfico e modelo acusado de matar e desmembrar Lin Jun, um estudante chinês, e mandar vários de seus pedaços por correio para escritórios de partidos políticos canadenses e para escolas elementares de outra província.
Após o vídeo mostrando o assassinato ser publicado, primeiramente, em Fóruns da Deep Web (o vídeo ficou conhecido como "1 Lunatic 1 Ice Pick"), porém hoje em dia o vídeo já pode ser facilmente encontrado em sites especializados em terror Gore, Magnotta fugiu do país, tornando-se motivo para uma “Nota Vermelha da Interpol”, e assim iniciando uma verdadeira caçada internacional. Ele foi preso em 4 de Junho de 2012 em uma Lan House em Berlin, enquanto lia notícias a respeito de si mesmo.

Cinco mulheres que afirmam ter dado a luz ao filho do Diabo

Saudações amigos e amigas. Hoje decidi compartilhar com vocês uma bizarra lista, na qual conheceremos a história de 5 mulheres que afirmam ter dado a luz ao filho do demônio. Convido a todos a conhecerem esses estranhos relatos.

A origem da Deep Web

O termo Deep Web passou a ser usado entre os anos de 2001 e 2002, e hoje em dia é sinônimo de crimes cibernéticos e da obscuridade humana. Embora ainda não fosse denominada da forma que é hoje, a deep web já está ativa desde a década de 70. Convido todos a conhecer um pouco mais sobre esse assunto na matéria abaixo.