O caso Bruna Leite Sena: Tortura, assassinato e necrofilia na cidade de Belém

em 02/10/2015


Saudações amigos e amigas. Hoje falaremos de um crime cruel que aconteceu em 2005 em Icoaraci, Belém. Bruna Leite Sena acabou sendo torturada, abusada e assassinada por um homem que ela conheceu pela internet. A dica desse crime cruel me foi enviada pela minha querida amiga e colaboradora Nayara Mastub, e exemplifica bem alguns dos muitos perigos dos relacionamentos virtuais.

O assassinato de Bruna Leite Sena


Bruna Leite Sena, na época com 15 anos de idade, frequentava um cybercafé de Icoaraci, onde tinha acesso a sala de bate papo e mensagem instantânea. Através desses ela acabou por conhecer virtualmente Marcelo Lutierr Gomes Sampaio, com quem ela desenvolveu amizade. O assunto preferido da vítima Bruna era a banda Legião Urbana, de quem era fã, e acabou sendo esse o motivo que a fez conhecer pessoalmente Marcelo, que teria vídeos da banda, e que após o primeiro encontro assassinou a jovem.

No dia 17 de setembro de 2005, por volta de 13:00h., Bruna marcou um encontro com Marcelo em uma loja de conveniência. De lá seguiram para o apartamento dele, no bairro de São Braz, para ver os tais vídeos.

No apartamento Marcelo torturou e asfixiou a jovem até a morte. Em seguida como se nada tivesse acontecido lavou o corpo da menor e manteve relações sexuais com ela. Depois disso, amarrou o corpo da vítima Bruna em posição fetal com fios de nylon, para diminuir o volume e colocou dentro de dois sacos plásticos de lixo. Para tentar ocultar o cadáver, o abandonou em um conteiner de lixo na Travessa 14 de Abril, próximo ao seu apartamento.

Pouco tempo depois o corpo da vítima Bruna Leite Sena foi encontrado por um gari, que acionou a Polícia.

Exame no corpo de Bruna constataram traços de tortura, morte por asfixia e indícios de relação sexual. O exame ainda levantou a forte possibilidade do acusado ter praticado a relação depois de ter matado a vítima. A conclusão do Laudo ressalta ainda 'a crueldade realizada durante a prática do homicídio e maneira engenhosa arquitetada pelo assassino para livrar-se do corpo'.

"Anjo Vingador"

Com a descoberta do corpo da jovem a polícia iniciou uma minuciosa investigação, tentando rastrear pela internet o amigo virtual de Bruna, foi quando um personagem entrou na história "O Anjo Vingador". O Anjo Vingador foi um personagem criado por Marcelo para tentar despistar a Polícia, repassando por meio dele informações falsas a respeito do crime que havia praticado. Mas as ações de Marcelo se mostraram inférteis.

Prisão

No dia 6 de outubro a prisão temporária de Marcelo acabou sendo decretada, e no dia seguinte ele acabou preso.

Ao ser preso Marcelo negou ser o culpado pela morte de Bruna, mas confessou ter se encontrado com a vítima e que a levou para seu apartamento. Segundo o seu depoimento, a vítima Bruna apenas ficou na casa ouvindo música até 19h, quando a teria levado para encontrar “Duca”. O suposto encontro tinha sido negociado por Marcelo por R$500,00. Disse ainda que por volta das cinco da manhã do dia 18 de setembro 'Duca' ligou e entregou o saco plástico para ser deixado no lixo, sendo que o acusado Marcelo, segundo o próprio depoimento, não sabia do que se tratava. As investigações policiais confirmaram que este amigo nunca existira e que somente o acusado Marcelo praticara o crime.


Análises laboratoriais evidenciaram que o esperma encontrado no corpo de Bruna era mesmo de Marcelo Sampaio.

Julgamento

Em dezembro de 2011, após a votação secreta dos jurados, que durou aproximadamente uma hora e meia, a sessão foi reaberta para o juiz apresentar a sentença. Marcelo Lutier foi condenado a 36 anos de detenção, sendo 30 anos pelo homicídio, três anos por ocultação de cadáver e mais três pelo crime de vilipêndio.


O veredicto foi comemorado por amigos e familiares de Bruna Leite Sena, que acompanharam toda a sessão no plenário. “Estamos muito satisfeitos com isso. Agora sim, a justiça foi feita”, disse emocionada a avó da vítima, Elizabete Leite. “É uma emoção para toda a família. Isso não vai trazer a Bruna de volta, mas nos deixa mais aliviados em saber que esse crime não ficou no esquecimento”, comemorou Rosiane Leite, mãe da vítima.

De acordo com o promotor de acusação, Édson Augusto Souza, o veredicto foi além do esperado. “Desde o inicio sabíamos que a defesa iria bater em cima da semi-imputabilidade do réu, alegando que ele não possui sanidade mental. Isso certamente nos fez acreditar numa possível redução de pena. Algo que, ainda bem, não aconteceu. O júri entendeu a nossa tese de defesa e deferiu pena máxima para o Marcelo”, disse o promotor.

Considerações finais

Quero convidar os amigos e amigas a acompanhar nos comentários desta matéria o relato de um leitor que conheceu Bruna. Esse relato serve para humanizar um pouco as frias palavras dessa matéria sobre a morte dela.

"Fui amigo de bruna por 4 meses. A conheci através de minha irmã e uma amiga. Certa vez ela me pediu para afinar seu violão, assim o fiz, tocamos em nosso grupo de amigos várias músicas do legião. Fiquei de dar aulas de violão para ela e outra amiga que hoje toca. Infelizmente esse delinquente arruinou nossos planos, nossos sonhos, lembro como se fosse ontem,ao chegar em casa e ver minha irmã chorando, perguntei o q tinha acontecido e ela me disse a bruna morreu. Foi um choque no momento!!! Prematuramente nossa amiga se foi...mas vive em nossas lembranças sorrindo e cheia de vida, a melodia do seu sorriso ecoa em nossos corações para sempre. Que Deus a tenha amiga!"

As palavras acima são de Williams Riff, que se apresentou como amigo de Bruna. Ele também acusa o blog noite sinistra de usar a tragédia de Bruna como forma de entretenimento.

Sempre que publicamos uma matéria falando de algum crime, sequestro, etc... tentamos fazer isso com o maior respeito possível, a todos envolvidos. O Noite Sinistra não é um site de notícias do calibre de um portal G1, Record, Terra ou BBC. Esses canais podem noticiar um caso como o de Bruna sem serem acusados de usurpadores, mas blogs e sites pequenos não?

Muitas das grandes mídias expõe casos e tragédias diariamente, mas eles tem ao seu lado o fato de seres espaços jornalísticos, logo nunca recai sobre eles a alcunha de usurpadores.

Eu entendo que o blog Noite Sinistra não é um espaço jornalístico. Falamos de assuntos diversos, todos com um enfoque no lado terrível do dia a dia. Mas sempre que trazemos para nossas páginas alguma matéria sobre um crime real, tentamos deixar de lado nossa face fantástica, e levamos o assunto a sério. E com respeito.

Quando tratamos de um caso terrível como o de Bruna, estamos tentando mostrar o quanto de crueldade existe a nossa volta. Tentamos provocar indignação nas pessoas. Tirar elas dos comodismo de enxergar o mundo por uma espécie de olho mágico onde consideramos que a nossa vizinhança reflete a verdade que existe no país inteiro ou no mundo.

Esse texto serve de alerta para os casos de violência que acontecem a nossa volta e as vezes não damos conta porque estamos mais preocupados em olhar apenas nosso umbigo.

Porém se essa matéria agride de alguma forma a memória de Bruna, peço a amigos ou familiares dela que entrem em contato comigo pelo email noitesinistra@gmail.com, que sem problema algum tirarei a matéria do ar.

Agradecimentos a amiga Nayara Mastub pela dica.


Quando amanhecer, você já será um de nós...

7 comentários:

  1. A garota foi condenada a morte por um qualquer. Este um qualquer pega 36 anos de prisão. Sendo réu primário, trabalhando na cadeia, bom comportamento, daqui a poucas semanas ele estará curtindo a vida numa boa.
    Isto é justo?
    Não sou a favor da pena de morte, porém trancar a cela e jogar a chave fora seria algo mais justo para quem tira o direito de outra pessoa de viver.

    ResponderExcluir
  2. Concordo. O modus operandi do crime sinaliza para um possível serial killer. E um louco assassina com tamanha premeditação e engenhosidade? A justiça brasileira...

    ResponderExcluir
  3. O pior não é isso, ele é claramente um psicopata, o que é realmente uma doença mental, entretanto existe no imaginário popular que se o réu for considerado insano, ele ficará livre. Na realidade os manicômios judiciais são as únicas unidades prisionais do Brasil onde existe a prisão perpétua, onde morreu de velhice o famoso Febrônio (não sei se aqui tem alguma matéria sobre ele, mas se não tiver seria bastante interessante) e onde se encontra atualmente o Champinha e que nunca irá sair, pois os Psiquiatras destas instituições nunca consideram estes doentes recuperados, restando para eles somente aguardar a velhice e a morte lá dentro. Este cara foi condenado a 36 anos, mas o máximo que se cumpre são30, por bom comportamento ele sairá com 20, já que não é réu primário por ter sido condenado por ocultação de cadáver tbm. Resumindo, um dia ele sai, mas se fosse para um Manicômio Judiciário, só quando morresse de velhice.

    ResponderExcluir
  4. Olá a todos,
    Há de ser mais revoltante em qualquer crime a negação do ato pelo suspeito, isso pra mim se caracteriza um psicopata quase que irreversível, só um milagre pra fazer um ser desse criar sentimento..
    Seria justo prisão perpétua pra quem tira o direito de viver de outro ser vivo.

    ResponderExcluir
  5. Fui amigo de bruna por 4 meses.A conheci atraves de minha irmã e uma amiga.certa vez ela me pediu para afinar seu violão,assim o fiz, tocamos em nosso grupo de amigos várias músicas do legião.Fiquei de dar aulas de violão para ela e outra amiga que hoje toca.Infelizmente esse delinquente arruinou nossos planos,nossos sonhos,lembro como se fosse ontem,ao chegar em casa e ver minha irmã chorando,perguntei o q tinha acontecido e ela me disse a bruna morreu.Foi um choque no momento!!!Prematuramente nossa amiga se foi...mas vive em nossas lembraças sorrindo e cheia de vida,a melodia do seu sorriso ecoa em nossos corações para sempre.Que Deus a tenha amiga!

    ResponderExcluir
  6. Fica uma mensagem ao dono do blog...Para amigos e familiares das vítimas,isso não é uma diversão e nem uma história de entretenimento,é um fato que nos remete a um profundo pesar.pense nisso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E quem disse que isso é apenas entretenimento? Divulgar esse tipo de caso tem a função de causar indignação nas pessoas...tentar tirar elas da bolha de enxergar a vida pela sua realidade e mostrar o quanto de crueldade existe bem perto da gente, mas que as vezes ignoramos. Quando a gente vê algum tipo de violência, seja na casa do vizinho ou na rua e permanecemos quietos, por que somos ensinados a não se meter nos prolemas dos outros, estamos sendo cúmplices de um possível caso como o mencionado nesse texto. Se qualquer pessoa olha um caso absurdo e revoltante como esse e enxerga apenas entretenimento, sem tirar nenhuma lição...lamento informar mas essa pessoa tem problema na cabeça!!!

      A matéria foi atualizada com seu relato a respeito de Bruna, e como diz no texto, peço que entre em contato comigo por email caso essa matéria esteja de alguma forma ferindo a memória de Bruna.

      Excluir

Topo