NASA revela que há presença de água congelada em Plutão

em 09/10/2015


Se alguém esperava vida em Plutão, fica para a próxima. A descoberta feita pela Nasa e divulgada nesta quinta-feira (8-10-15) é gigantesca, mas não tem relação — pelo menos até agora — com a existência de vida extraterrestre.

A agência espacial norte-americana divulgou que os estudos feitos através da sonda New Horizons mostram que há presença de água congelada em Plutão. Além disso, o planeta também tem céu azul.

“Grandes extensões de Plutão não mostram água congelada exposta diretamente na superfície. Isso porque ela é aparentemente mascarada por outros tipos de gelo mais voláteis e que estão em quase todo planeta. Entender o porquê de a água aparecer e sua localização exata é o desafio”, explica Jason Cook, especialista da Nasa.

Além do aparecimento repentino de água congelada em determinados pontos, a Nasa ainda busca explicação para outro fenômeno: a coloração. Segundo os especialistas, em diversas áreas a água congelada aparece como vermelho brilhante.

“Estou bastante supresa que esse gelo de água é tão vermelho. Nós ainda estamos tentando entender a relação entre esse tipo de gelo e os corantes em tons avermelhados encontrados na superfície de Plutão”, afirma Silvia Protopapa, membro do time de ciências da Universidade de Maryland.

Céu azul chama atenção

Diferente do que aconteceu com Marte, porém, as descobertas não pararam na presença de água. Chamou atenção dos especialistas também a presença de um céu azul, similar ao a Terra, encontrado em Plutão.

“É impressionante a tonalidade azul que nós vemos na composição das partículas de neblina. Um céu azul muitas vezes resulta da dispersão de luz solar por partículas muito pequenas. Na Terra, essas partículas são pequenas moléculas de nitrogênio. Já em Plutão aparentam ser maiores, apesar de ainda muito pequenas”, diz Carly Howett, da Nasa.

De acordo com informações, as partículas da neblina em questão são cinzas ou vermelhas mais provavelmente, mas a maneira como se dispersam na luz faz delas azuis e tem chamado atenção da Nasa. Os especialistas, agora, irão estudar melhor a composição molecular na atmosfera de Plutão.

Fonte: Yahoo

Quando amanhecer, você já será um de nós...


CONFIRA OUTRAS POSTAGENS DO BLOG NOITE SINISTRA





Um comentário:

  1. A coloração vermelha da água poderiam ser algas que usam o espectro azul produzido pelo céu de plutão para a fotossíntese. Uma boa teoria se água não estivesse congelada.

    ResponderExcluir

Topo