Cálice de 1600 anos supostamente mostra conhecimentos em Nanotecnologia Pular para o conteúdo principal

Cálice de 1600 anos supostamente mostra conhecimentos em Nanotecnologia


Um cálice com aproximadamente 1600 anos mostra que os Romanos, supostamente, detinham conhecimento em Nanotecnologia, O tal cálice, conhecido como "Licurgo Copa", se encontra atualmente no Museu Britânico é a chave para uma nova tecnologia supersensível que pode ajudar a diagnosticar a doença humana ou identificar riscos biológicos em postos de controle de segurança.

O que é Nanotecnologia?


Nanotecnologia, ou nanotecnia, é o estudo de manipulação da matéria numa escala atômica e molecular. Geralmente lida com estruturas com medidas entre 1 a 100 nanômetros em ao menos uma dimensão, e incluí o desenvolvimento de materiais ou componentes e está associada a diversas áreas (como a medicina, eletrônica,ciência da computação, física, química, biologia e engenharia dos materiais) de pesquisa e produção na escala nano (escala atômica). O princípio básico da nanotecnologia é a construção de estruturas e novos materiais a partir dos átomos. É uma área promissora, mas que dá apenas seus primeiros passos, mostrando, contudo, resultados surpreendentes (na produção de semicondutores, Nanocompósitos, Biomateriais, Chips, entre outros). Criada no Japão, a nanotecnologia busca inovar invenções, aprimorando-as e proporcionando uma melhor vida ao homem.

Mas será que uma técnica tão inovadora e moderna já  poderia ter sido utilizada no passado?

Os mistérios do cálice Licurgo Copa

O cálice de vidro, conhecido como o Licurgo Copa, porque tem uma cena envolvendo O Rei Licurgo da Trácia, aparece verde jade quando iluminado pela frente, mas vermelho-sangue quando iluminado por trás. A cena mostra o mítico rei Licurgo, que (dependendo da versão) tentou matar Ambrosia, um seguidor de deus Dionísio (Baco para os romanos). Ambrosia foi transformado em uma videira, que aparece ao redor do rei enfurecido, eventualmente matando-o.

O espantoso porém é a foram como os artesãos romanos conseguiram o tal efeito de cor no objeto. Essa propriedade do cálice deixou os cientistas perplexos por décadas após o museu adquirir a taça em 1950.


O mistério não foi resolvido até 1990, quando pesquisadores da Inglaterra examinaram fragmentos sob um microscópio e descobriram que os artesãos romanos podem ter sido os pioneiros em nanotecnologia: Eles impregnaram o vidro com partículas de prata, ouro e terra. As partículas eram  tão pequenas quanto 50 nanômetros de diâmetro, menos de um milésimo do tamanho de um grão de sal de mesa. A mistura exata dos metais preciosos sugere que os romanos sabiam o que estavam fazendo, gerando assim “um feito incrível” no cálice, diz um dos pesquisadores, arqueólogo Ian Freestone, da Universidade College London.


Quando atingido com a luz, os elétrons pertencentes às manchas de metal que compõe o cálice, essas vibram de formas que alteram a cor, dependendo da posição do observador. Logan Liu Gang, um engenheiro da Universidade de Illinois em Urbana-Champaign, que há muito tempo está focado em utilizar a nanotecnologia para diagnosticar a doença, e seus colegas perceberam que esse efeito oferecido potencial inexplorado.


Fontes: Caixa de Pandora e Wikipédia

Quando amanhecer, você já será um de nós...


CONFIRA OUTRAS POSTAGENS DO BLOG NOITE SINISTRA




Comentários

Siga-nos no Facebook

Postagens Recomendadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens mais acessadas no último mês

Links da Deep Web 2018

Saudações amigos e amigas. Hoje eu volto a publicar no blog Noite Sinistra uma matéria com links da deep web e prints da deep web.
Os links apresentados na matéria abaixo foram coletados entre janeiro e fevereiro de 2018, estando todos eles ativos nesse período, mas nada pode garantir que os mesmos estarão ativos até o final do ano, afinal de contas muitos sites na deep web mudam constantemente seus endereços afim de se manterem o mais seletivos quanto aos usuários que frequentam o espaço.

Exorcismo e orações em Latim

Nas culturas egípcia, babilônica, assíria e judaica, atribuíam-se certas doenças e calamidades naturais à ação dos demônios. Para afastá-los, recorria-se a algum esconjuro ou exorcismo. A cultura ocidental recebeu essas idéias através da Bíblia e do cristianismo primitivo.

Luka Rocco Magnotta: 1 Lunatic 1 Ice Pick

Luka Rocco Magnotta (nascido Eric Clinton Kirk Newman; 24 de julho, 1982) é um ator pornográfico e modelo acusado de matar e desmembrar Lin Jun, um estudante chinês, e mandar vários de seus pedaços por correio para escritórios de partidos políticos canadenses e para escolas elementares de outra província.
Após o vídeo mostrando o assassinato ser publicado, primeiramente, em Fóruns da Deep Web (o vídeo ficou conhecido como "1 Lunatic 1 Ice Pick"), porém hoje em dia o vídeo já pode ser facilmente encontrado em sites especializados em terror Gore, Magnotta fugiu do país, tornando-se motivo para uma “Nota Vermelha da Interpol”, e assim iniciando uma verdadeira caçada internacional. Ele foi preso em 4 de Junho de 2012 em uma Lan House em Berlin, enquanto lia notícias a respeito de si mesmo.

Cinco mulheres que afirmam ter dado a luz ao filho do Diabo

Saudações amigos e amigas. Hoje decidi compartilhar com vocês uma bizarra lista, na qual conheceremos a história de 5 mulheres que afirmam ter dado a luz ao filho do demônio. Convido a todos a conhecerem esses estranhos relatos.

A origem da Deep Web

O termo Deep Web passou a ser usado entre os anos de 2001 e 2002, e hoje em dia é sinônimo de crimes cibernéticos e da obscuridade humana. Embora ainda não fosse denominada da forma que é hoje, a deep web já está ativa desde a década de 70. Convido todos a conhecer um pouco mais sobre esse assunto na matéria abaixo.