Assombrações do Palácio da Liberdade

em 02/06/2015


Hoje volto a publica uma postagem da série "Histórias e Lendas Brasileiras". O texto abaixo fala de um suposto fantasma que tem assombrado a sede do governo mineiro desde o século 19. Histórias de assombrações são muito comuns em vários pontos do Brasil, mas é interessante quando tal história esteja vinculada a um lugar público.

Inaugurado no mesmo ano da fundação de Belo Horizonte, em 1897, o Palácio da Liberdade é a sede do governo mineiro. Os cômodos luxuosos, com decoração francesa, cristais da Boêmia e painéis milionários, serviram de moradia para os primeiros governadores.

Uma sequência de mortes trágicas em suas dependências levou os políticos a trocarem de residência oficial. Dois governadores morreram dentro do palácio, cumprindo a lenda que dizia que a antiga moradora do terreno iria assombrar os políticos por causa da demolição de seu casebre.


Este é o salão nobre do Palácio da Liberdade, que desde 2010 funciona como museu aberto ao público. Diz a lenda que o fantasma da idosa já matou quatro governadores: Silviano Brandão foi o primeiro, em 1902. Depois foi João Pinheiro (1908). As mortes misteriosas dos governadores Raul Soares (1924) e Olegário Maciel (1933) deram força à lenda.

As escadarias construídas na Bélgica reforçam o clima luxuoso do palácio.


O medo de ser atacado pelo fantasma fez o governador Juscelino Kubitschek mandar construir o Palácio das Mangabeiras para servir como casa oficial. Com medo, Israel Pinheiro chegou a propor a demolição do velho palácio nos anos 1960, mas a ideia não foi para frente.


Tancredo Neves enfrentou o fantasma e retomou a tradição de despachar no Palácio da Liberdade.

Em entrevista em 2002, o ex-presidente Itamar Franco admitiu que percebia as portas rangendo por causa do fantasma.

As portas fechadas, as janelas fechadas e de repente a porta abria. Isso acontece de vez em quando aqui.


O certo é que em 2010 a Cidade Administrativa foi construída no extremo norte da cidade e o palácio foi entregue à Secretaria de Cultura para ser aberto como museu. As visitas guiadas ocorrem aos domingos, mas neste mês de março o palácio está fechado para atualização do inventário.



Quando amanhecer, você já será um de nós...

Não deixe de dar uma conferida nas redes sociais do blog Noite Sinistra...

 Siga o Noite Sinistra no Twitter   Noite Sinistra no Facebook   Comunidade Noite Sinistra no Google +   Noite Sinistra no Tumblr

CONFIRA OUTRAS POSTAGENS DO BLOG NOITE SINISTRA




VOLTAR PARA A PÁGINA INICIAL...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Topo