Lista com 15 easter eggs do Google

em 09/03/2015


Os easter eggs são segredos inseridos em programas, sites, jogos, DVDs, entre outros, apenas por diversão, uma mania entre geeks e os produtos tecnológicos desenvolvidos. É claro que o gigante da internet, o Google,  tem suas pegadinhas e surpresas espalhadas por sua vasta coleção de aplicativos. Muitas delas são reveladas no dia da mentira (1º de abril), mas algumas ficam de lado nos sites e programas até serem encontrados por alguém. Nós reunimos alguns dos melhores easter eggs da Google para você. Confira.

Avião pra quê?

Alguns seres humanos já fizeram a proeza de atravessar o oceano Atlântico a nado. Pois aparentemente é isso que o Google Maps espera de você. Desafie seus limites indo de Chicago a Londres, completando um bom trecho do trajeto a braçadas.

A alternativa é apresentada quando você traça a rota entre os dois países. São “apenas” 5.571 quilômetros para serem vencidos entre a Europa e a América. Para a Google, você nasceu para vencer (risada maléfica dos programadores). A opção foi retirada do Maps, o que pode indicar um erro de programação ou pura sacanagem.


466453.com

Digite o endereço acima na barra de endereços (ou clique aqui). O resultado é... Mas qual o motivo? Bom, a explicação é bem simples: ao digitar a palavra “Google” em um teclado comum de telefone, você usará as letras onde estão esses números. Observe o seu teclado e comprove.


Receitas com fiambre

Spam é um tipo de fiambre condimentado cujo nome é um acrônimo derivado das palavras Spiced Ham. Mas a maioria das pessoas que navegam pelos mares da internet conhece o spam pelo seu termo mais famoso: um email enviado em massa que não foi solicitado. O Gmail possui uma pasta destinada a eles, em que um filtro muito esperto direciona a maioria dessas mensagens indesejadas para lá.

Pois bem: o Gmail também possui uma barra superior de anúncios e notícias, que apresenta as informações de acordo com o conteúdo dos seus emails. Mas ao acessar a pasta de spam, você irá conferir receitas culinárias reais nessa barra, muitas delas com o uso de... Fiambre condimentado. A função não está mais funcionando.


Caçador na ópera

Steve Irwin era o mais famoso caçador de crocodilos do mundo. O australiano morreu em 2006, vítima de um aguilhão de raia (um mecanismo de defesa do bicho presente no rabo). Mas uma pequena homenagem ao corajoso homem está (quase) escondida no Google Earth, em um dos pontos mais famosos do país dos cangurus: a Ópera de Sydney.

Acesse a estrutura através do programa do Google e gire-a para o lado, para encontrar Irwin em sua melhor forma: lutando contra um crocodilo.


Você quis dizer...?

O Google sugere algum termo em sua pesquisa, dependendo da palavra que você digita (o famoso “você quis dizer...?”). O recurso é alvo de piada, devido a suas sugestões ou apenas à criatividade dos internautas.

Mas caso você pesquise por "recursion", o Google vai oferecer como alternativa a própria palavra pesquisada. Isso mesmo, o Google sugere "recursion" quando você pesquisa "recursion". O loop tem explicação: o termo significa um processo de repetição de um objeto similar, chamado de recursividade, em português.


Google voo

Preparado para desbravar o planeta a bordo de um avião? Então embarque em uma das máquinas voadoras do Google Earth. Você pode escolher entre um F-16, um avião de caça muito veloz, ou o SR22, com propulsor de alto desempenho.

Pressione Ctrl + Alt + A para acessar o simulador de voo do programa e acesse essa página para descobrir como manobrar o avião. Você pode escolher diversos aeroportos como ponto de partida para sua viagem, inclusive um localizado no país Hermano – e nenhum em solo tupiniquim. Tudo bem, o céu é o limite.


GoogleDaq ylnej*

O Google realiza pesquisas em 46 línguas diferentes, incluindo Norueguês, Sérvio e Klingon. Mas espera aí! Klingon não é a língua falada nos filmes do Star Trek? Exatamente. Além dela, há ainda a versão Pirata (piratês, talvez?) e a do personagem dos desenhos animados Looney Tunes, Hoterlino Troca-Letras (seu nome em inglês é Elmer Fudd).

A pesquisa nas três linguagens excêntricas funciona com o motor de buscas em inglês. Apenas os botões e a estrutura do site são “traduzidos”.

(*Pesquisa Google, no idioma Klingon.)


Segredo ninja

Quadrado, círculo, R1, triângulo, quadrado. Quem já jogou video game sabe que a combinação de botões no controle permite que o jogador tenha acesso a poderes especiais. A Google também tem seu segredo escondido nas entranhas do Reader, o leitor de feeds da empresa, acessado através de uma combinação de teclas.

Para revelar o easter egg, basta apenas pressionar as setas “cima, cima, baixo, baixo, esquerda, direita, esquerda, direita” e as letras B e A, com o site aberto. Um ninja sobre um fundo azul aparecerá no menu lateral, igual a um dos temas do Gmail. A mudança visual fica um pouco desalinhada, porque a empresa reformulou o design do Reader, mas “esqueceu” de fazer isso com o pequeno guerreiro.


Bagunçando a tela

Duas brincadeiras da empresa bombaram recentemente pela web. Ao digitar “do a barrel roll” na pesquisa do Google, o site inteiro gira em 360°. A mesma coisa acontece se você digitar “z or r twice”. Mas o que uma coisa tem haver com a outra?

As duas frases fazem referência ao jogo Star Fox 64, um clássico do Nintendo 64 em que você controla a raposa Fox pilotando uma nave. “Do a barrel roll” é um movimento usado para esquivar-se dos inimigos. Já “z or r twice” são os dois comandos que você executa para fazer o movimento.

Agora experimente digitar “tilt” para ver o que acontece.


Papo marciano

Alguns robôs da Nasa já colocaram suas rodas em Marte, mas não encontraram nada além de água e vida microscópica. Mas a Google localizou vida inteligente no planeta vermelho. Há um marciano morando por lá, disposto a bater um papinho com qualquer internauta que descubra o segredo da sua localização.

Acesse o Google Earth e visualize Marte pelo programa. Digite “Meliza” na caixa de pesquisa para ser direcionado diretamente à casa do alienígena. Mas não espere debates calorosos sobre o fato dos humanos intrometidos estarem mandando robôs para o planeta sem a permissão dele: os diálogos do ET são alimentados por um sistema de inteligência artificial denominado Eliza, que tem a intenção de imitar a interação humana, algo em que não obtém sucesso.


Pesquise com a mente

Remova seu chapéu e óculos. Fixe seus olhos no círculo (não mova sua cabeça). Projete a imagem mental do que você quer encontrar e clique no círculo.

Depois dessas instruções, o Google MentalPlex faz a busca sem você precisar digitar nada.O “novo produto” da Google é, na verdade, uma das tradicionais brincadeiras do dia da mentira feitas pela empresa. Essa foi criada no ano 2000, mas continua no ar. Os resultados são “mais inteligentes e mais rápidos”, pois são baseados em astrologia, pressão do ar, umidade, velocidade do mouse e atividades das ondas cerebrais.


É nós no Street View!

Câmeras atraem o ser humano. Basta apenas aparecer uma repórter de TV na rua para surgirem de todos os cantos os famosos “papagaios”, obrigando o câmera a fechar o enquadramento no rosto da jornalista. Com o Street View acontece a mesma coisa. Diversos flagrantes de pessoas que resolveram brincar com o serviço circulam pela internet.

Mas as imagens mais inusitadas foram as captadas por um dos carros do site na frente da sede da Google, em Mountain View. Vários funcionários da empresa se agruparam para demonstrar seu amor pelo Street View. Até o Pegman, o “guia” das ruas do aplicativo, apareceu para dar um olá.


Guru Google

Nerd que é nerd já leu o Guia do Mochileiro das Galáxias e parece que os funcionários da Google são grandes fãs do livro de Douglas Adams. A prova disso é que eles resolveram dar a “resposta” para algumas das “perguntas” mais cruciais da humanidade contidas no livro, através da pesquisa da empresa.

Quando você digita “answer to life, the universe and everything” (resposta para a vida, o universo e tudo mais, na tradução original do livro), o resultado que aparece é “42”, tal como diz o livro.

Outras pesquisas também oferecem respostas prontas, como “number of horns on a unicorn” (a quantidade de chifres em um unicórnio), e “once in a blue moon” (uma expressão da língua inglesa para “muito raramente”), que informa a frequência com que o fenômeno natural da “lua azul” acontece.


Poder gravitacional

A gravidade é um mal necessário para a humanidade, caso contrário não estaríamos “presos” ao planeta. Essa incrível força também chegou à pesquisa do Google, em mais um easter egg da empresa. O recurso do Google derruba o site, como se ele fosse puxado para baixo por causa do efeito da gravidade. Basta apenas digitar “Google Gravity” e em seguida clicar em “Estou com sorte”. A brincadeira funciona em todos os navegadores.


Imprima seus emails

Quer ter a sensação de receber cartas novamente? Seus problemas acabaram. Use o Gmail Paper, um produto revolucionário que usa papel feito de catarro de soja orgânico para não agredir o meio ambiente.

Agora você pode imprimir todos os seus emails e receber eles diretamente em sua casa. O preço disso? Publicidade impressa atrás de todas as folhas de papel, em letras garrafais em negrito e com a cor vermelha. Pelo menos não é possível imprimir janelas popups. O serviço é mais uma das brincadeiras do dia da mentira.


Fonte: TecMundo

Quando amanhecer, você já será um de nós...

Não deixe de dar uma conferida nas redes sociais do blog Noite Sinistra...

 Siga o Noite Sinistra no Twitter   Noite Sinistra no Facebook   Comunidade Noite Sinistra no Google +   Noite Sinistra no Tumblr

CONFIRA OUTRAS POSTAGENS DO BLOG NOITE SINISTRA




VOLTAR PARA A PÁGINA INICIAL...

Um comentário:

Topo