Aktion Erntefest: A operação "Festival da Colheita"

em 13/03/2015


Saudações amigos e amigas. No texto de hoje voltaremos a falar de um terrível episódio ocorrido durante a Segunda Guerra Mundial: a Operação Erntefest. Traduzido do alemão, "Erntefest" significa "Festival da Colheita". A palavra "Erntefest" foi o nome de código para a operação alemã que resultou num sangrento massacre contra judeus no território da Polônia, no outono de 1943.

Essa operação foi aparentemente uma resposta a vários esforços de sobreviventes judeus para resistir aos nazistas (por exemplo, as revoltas nos campos de extermínio de Sobibor e Treblinka, e resistência armada na Varsóvia, Bialystok, guetos de Vilna). Os SS temiam revoltas adicionais lideradas por judeus no Generalgouvernement. Para evitar uma maior resistência, a SS decidiu matar a maioria dos judeus remanescentes, que foram empregados em projetos de trabalho forçado e foram concentrados nos acampamentos de Trawniki, Poniatowa e Majdanek.


A "Erntefest" começou na madrugada de 03 de novembro de 1943. Os campos de trabalho Trawniki e Poniatowa foram cercados por unidades da SS. Judeus foram levados para fora dos campos em grupos e fuzilados próximos das covas cavadas para esse fim. Em Majdanek, os judeus foram separados primeiro dos outros prisioneiros. Eles foram levados em grupos para trincheiras próximas e fuzilados. Judeus de outros campos de trabalho na área de Lublin também foram levados para Majdanek e fuzilados. Música foi tocada nos alto-falantes, tanto em Majdanek como em Trawniki, para abafar o barulho do fuzilamento em massa. A operação de assassinato foi concluída em um único dia em Majdanek e Trawniki. Em Poniatowa o tiroteio durou dois dias. Entre 42 e 43 mil judeus foram mortos durante a "Erntefest".

Segue abaixo um artigo da historiadora Jennifer Rosenberg.

Aktion Erntefest

Em 3 de novembro de 1943, os nazistas cometeram simultâneos atos de assassinato em massa de cerca de 42.000 homens judeus, mulheres e crianças em três campos restantes na Generalgouvernement  - Trawniki , Poniatowa e Majdanek . O nome de código para esta operação era Erntefest ("Festival da Colheita").

Por que matar tantos em um dia?

Os nazistas estavam ficando nervosos e, talvez, um pouco assustados. A imagem da invencibilidade alemã tinha sido quebrada na batalha de Stalingrado em janeiro de 1943. Judeus se revoltaram no Gueto de Varsóvia, em abril de 1943 e novamente no campo de extermínio de Treblinka, em agosto de 1943. Mas parece que era a revolta judia no campo de extermínio de Sobibor em 14 de outubro de 1943 que fez Heinrich Himmler temer mais essas revoltas; assim após a revolta de Sobibor, Himmler ordenou a matança dos judeus remanescentes no Generalgouvernement.

A morte deveria ser conduzida toda em um dia, com quase nenhum aviso prévio, para evitar qualquer resistência possível.

Himmler confiou essa tarefa para o influente membro da SS e líder da Polícia do Generalgouvernement, Friedrich Krüger, que por sua vez delegou ao Líder da Polícia do distrito de Lublin, Jacob Sporrenberg.

Jacob Sporrenberg

Trawniki

No início da manhã de 3 de novembro, os judeus no campo de trabalho Trawniki foram retirados de suas barracas. Em pequenos grupos, eles foram levados para o campo de treinamento pelos agentes auxiliares da SS em Trawniki. A música de dança foi tocada (alto-falantes tinham sido criados para abafar o barulho dos tiros e os dos gritos de moribundos).


Depois de terem sido forçados a se despirem, suas roupas foram adicionados à crescente pilha de roupas, e os prisioneiros foram levados a uma trincheira pré-escavada.. Os primeiros grupos foram conduzidos através da trincheira e foi dito para que se deitassem. Em seguida, foram fuzilados. Grupos posteriores foram obrigados a ficarem sobre os cadáveres dos grupos anteriores. Em seguida, eles também foram baleados.

  • Total de mortos: No final da tarde, quando a matança terminou, cerca de 8.000 a 10.000 judeus foram assassinados em Trawniki neste único dia.
  • Cremação: Para encobrir a evidência deste assassinato em massa, os nazistas trouxeram 100-120 judeus do campo Milejow, para trabalharem no processo de cremação. Depois de terem cremado todos os cadáveres, levando cerca de duas a três semanas, esses prisioneiros também foram baleados e seus corpos cremados.

Poniatowa

No final de outubro, os judeus do campo de Poniatowa foram levados para perto do portão de entrada do acampamento e a eles foi ordenado que cavassem trincheiras: duas de 95 metros por 2 metros, com uma profundidade de 1,5 metros em ziguezague. Embora os prisioneiros foram informados de que essas trincheiras eram trincheiras de defesa, elas eram realmente o lugar onde eles estavam prestes a serem baleados.


Muito semelhante ao que aconteceu nesse mesmo dia em Trawniki, os judeus foram levados para as trincheiras e fuzilados.

"Tiramos a roupa rapidamente e, com nossos braços erguidos, fomos na direção das valas que nós mesmos haviamos cavados. Os túmulos, que eram de dois metros de profundidade estavam cheios de corpos nus. Minha vizinha da barraca com quatorze anos de idade, filha de cabelos loiros e de aparência inocente parecia estar à procura de um lugar confortável. Enquanto eles estavam se aproximando do lugar, um homem das SS carregando um fuzil e lhe disse: 'Não tenha pressa' .. Mas nós deitamos rapidamente, a fim de evitar olhar para os mortos. Minha filhinha estava tremendo de medo, e me pedindo para cobrir seus olhos. Eu abracei sua cabeça; minha mão esquerda eu coloquei sobre seus olhos enquanto na minha direita eu segurei suas mãos. Desta forma, deitamos, com nossos rostos virados para baixo.

Tiros foram disparados, eu senti uma dor aguda na minha mão, e a bala perfurou o crânio de minha filha. Outro tiro foi ouvido muito próximo. Eu estava totalmente abalado, fiquei tonto e perdi a consciência. Eu ouvi os gemidos de uma mulher nas proximidades, mas chegou ao fim depois de alguns segundos." - Relato de uma sobrevivente feminina das execuções em massa Poniatowa como citado por Martin Gilbert, The Holocaust (New York: Holt, Rinehart and Winston, 1985) 629.

  • Resistência: Ao contrário dos outros dois campos, em Poniatowa, um grupo de prisioneiros judeus resistiu. Quando o tiroteio estava em fase de conclusão, um grupo pertencente a clandestinidade se separou. Após atear fogo a vários dos quartéis contendo roupas, os resistentes encontraram segurança, embora apenas temporariamente, em um quartel. Com poucas armas que eles tinham conseguido adquirir nos meses anteriores, eles dispararam de volta contra os nazistas. Infelizmente, os nazistas incendiaram o quartel e todos os opositores eram queimados vivos.
  • Total de mortos: Em Poniatowa, cerca de 15.000 judeus foram assassinados neste primeiro dia.
  • Cremação: Os nazistas mantiveram cerca de 150 judeus vivos em Poniatowa para que estes prisioneiros pudessem cremar os cadáveres. Os nazistas também reuniram cerca de mais 50 judeus, que foram encontrados escondidos em todo o acampamento. No entanto, esses presos se recusaram a cremar os corpos. Assim, esses prisioneiros foram fuzilados e substituídos por outros 120 judeus de outro acampamento.

Majdanek

No final de outubro, cerca de 300 prisioneiros de Majdanek foram retirados por trás dos campos V e VI, perto do crematório, e ordenados a cavar. Eles cavaram três trincheiras, cerca de 100 metros de comprimento e 2 metros de profundidade, em ziguezague.

Majdanek, na Polônia. Uma vala comum cheia
com os restos de corpos, descoberta pelos aliados ao final da guerra
Para a matança, cerca de 100 homens da SS e da polícia vieram de Auschwitz e de outros locais para complementar a equipe de Majdanek. Dois caminhões com alto-falantes entraram no campo, em preparação para o 3 de novembro - um foi colocado perto do portão do campo (perto da estrada) e o outra foi colocado perto das trincheiras recém-cavadas.

Na manhã do dia 3 de novembro, os prisioneiros passaram pelo processo de rotina de chamada. No final da chamada, os prisioneiros judeus a partir de campos III e IV receberam ordens para avançar e criar uma coluna separada. Esses e milhares de outros judeus dos campos próximos, fábricas, e esquadrões de trabalho foram levados para o campo V para aguardar a execução.


Em grupos de 100 (homens e mulheres separadamente), os prisioneiros judeus foram levados para os lavatórios e forçados a se despir. Eles foram levados, nus, através de um buraco na cerca do campo V. Do buraco na cerca, os prisioneiros passaram por um corredor delimitado por policiais armados. Uma vez nas valas, eles foram obrigados a se deitarem, e em seguida, baleados por homens da SS em pé na borda da vala. Os grupos seguintes foram lançados em cima dos grupos anteriores recém-mortos.

  • Total de mortos: Em Majdanek em 3 de novembro, cerca de 18.000 judeus foram assassinados. Este dia ficou conhecido como "Quarta sangrenta" entre os prisioneiros restantes de Majdanek.
  • Cremação: Os nazistas mantiveram 311 mulheres judias e 300 homens judeus vivos para classificar as roupas e outros pertences de quem estava morto. Após a triagem realizada, as mulheres foram enviadas para Auschwitz e mortas nas câmeras de gaz. Após o processo de cremação os demais trabalhadores foram mortos.

Fim da Aktion Reinhard

O assassinato em massa de cerca de 42 ou 43 mil judeus em 03 de novembro de 1943 durante a Aktion Erntefest significou o fim da Aktion Reinhard. O propósito da operação foi atingido com sucesso pelos nazistas, operação essa que se converteu em mais um episódio lastimável da Segunda Guerra Mundial.


Imagem das valas nos dias de hoje


Fontes: A Vida no Front e Death Camps

Quando amanhecer, você já será um de nós...

Não deixe de dar uma conferida nas redes sociais do blog Noite Sinistra...

 Siga o Noite Sinistra no Twitter   Noite Sinistra no Facebook   Comunidade Noite Sinistra no Google +   Noite Sinistra no Tumblr

CONFIRA OUTRAS POSTAGENS DO BLOG NOITE SINISTRA




VOLTAR PARA A PÁGINA INICIAL...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Topo