Deusa da mitologia Eslava: Kupala

em 19/06/2014


Na Mitologia Eslava, Kupala é a deusa polonesa das ervas, feitiçaria, sexo e do verão. Ela é também a Mãe d'Água, associada às árvores, ervas e flores. Sua celebração ocorre durante o solstício de verão. Era um dia sagrado que honrava os dois elementos mais importantes: Fogo e Água. Kupalo é a forma masculina de Kupala, e reconhecido em outras regiões eslavas. Kupalo é associado a São João, sendo seu banquete no dia 24 de junho.

Representação de Kupała, pintada por Wojciech Gerson em 1897

A Festa de Kupala

A festa de Kupala, também conhecida como Sobótka, é comemorada durante o solstício de verão no hemisfério norte, em junho. É um dia considerado sagrado, que honra os dois elementos mais importantes: o fogo e a água. A tradição manda queimar fogos no fim do dia, tomar um banho ao ar livre no por do sol e cantar e dançar, em torno do "amigo" até a meia-noite. Com a chegada da meia-noite, sob o pretexto de procurar pela Flor de samambaia, as solteiras correm para dentro da floresta. As mulheres com as flores de diadema na cabeça, o símbolo das solteiras, correm cantando, sendo seguidas, pelos homens solteiros. Se você encontra a flor de samambaia, todos os desejos da sua vida serão realizados. O afortunado homem que retornar com o anel de flor em sua cabeça, se casará em breve.





Vídeo a respeito da festa de Kupala


Quando amanhecer, você já será um de nós...

Não deixe de dar uma conferida nas redes sociais do blog Noite Sinistra...

 Siga o Noite Sinistra no Twitter   Noite Sinistra no Facebook   Comunidade Noite Sinistra no Google +   Noite Sinistra no Tumblr

CONFIRA OUTRAS POSTAGENS DO BLOG NOITE SINISTRA




VOLTAR PARA A PÁGINA INICIAL...

Um comentário:

  1. Muito interessante, aliás, é muito "dahora" conhecer mitologias e culturas de vários lugares, isso demostra a riqueza de diversidade de temos no mundo.

    ResponderExcluir

Topo