Os 4000 esqueletos da cripta de Via Veneto

em 22/04/2014


Olá amigos e amigas...a postagem de hoje conta com uma participação muito especial. O texto abaixo foi uma indicação da nossa grande colaboradora, falo da amiga Elaine Lenhagui ( ), que é a grande divulgadora do blog no Twitter. A amiga Elaine nos sugeriu o link de um site, o qual foi usado, e será mencionado como fonte ao final desse texto. Convido a todos a acompanharem esse grande material enviado por essa estimada leitora.

Hoje falaremos de uma interessante parte da cidade de Roma, que não costuma fazer parte das visitações turísticas normais. Como a grande maioria das grandes cidades europeias, Roma também é repleta de histórias e lugares incomuns. Na verdade Roma é uma cidade que testemunhou, como poucas, a história do mundo, e logicamente que uma cidade assim guarda surpresas em cada esquina, o que faz dessa cidade um destino turístico tão fantástico, afinal são necessárias várias viagens para se desvendar boa parte dos encantos de uma cidade como a capital italiana.

A Igreja de Santa Maria della Concezione

Um desses gratos segredos escondidos na capital do grande império da antiguidade é a cripta de Via Veneto. O local é "decorado" com cadáveres e restos de esqueletos de, pelo menos,  4 mil pessoas. A cripta localizada abaixo da Igreja de Santa Maria della Concezione dei Capuchinhos, encomendada pelo Papa Urbano VIII em 1626. O irmão do Papa, Cardeal Antonio Marcello Barberini, que era da ordem dos Capuchinhos, ordenou, em 1631, que os restos de milhares de freis Capuchinhos fossem exumados e transferidos para a cripta. Os ossos foram colocados ao longo das paredes e os freis começaram também a enterrar seus próprios mortos lá, bem como os corpos de Romanos pobres, cujas tumbas ficavam embaixo do chão da atual capela das Missas.


O macabro ossário é cheio de símbolos macabros, o que contrasta com a localização em um templo religioso. O local onde a morte parece ganhar um aspecto trivial, submete o visitante a auto reflexão e muitas vezes a uma certa tristeza. Uma frase lapidar adverte visitantes já no interior da cripta: "O que você é, nós estávamos; aquilo que somos, você será." Uma mensagem puramente metafórica para a vida e a morte.

Santa Maria della Concezione ou a igreja dos Capuchinhos de Santa Maria della Concezione está localizado no número 27 da Via Veneto, uma distância relativamente curta da Piazza di Spagna (500 m.) Ou Piazza Barberini (200 m.), Ou seja, não fora ou um canto distante de Roma, mas sim um ponto perdido no centro histórico da grande cidade européia. Sua fachada é tão sóbria que muitos turistas desavisado e acostumados aos tesouros arquitetônicos renascentistas, acabam resistindo a uma visita, privando-os de uma viajem histórica quase que única.


Tirar fotos no local é algo que não é mais permitido, como acontece em muitos museus, pois segundo os administradores desses locais os Flashes podem danificar as obras históricas. Mas como em todos os lugares onde registrar imagens é proibido, logicamente sempre haverá alguém registrando as imagens escondidos dos guias (para a nossa alegria, é claro).

A construção do templo

A história deste templo remonta ao primeiro terço do século XVII, quando o Papa Urbano VIII (parte do processo inquisitorial de Galileu) encomendou ao arquiteto Antonio Casoni construção de uma igreja cristã para os Frades Capuchinhos, na atual Via Veneto. A construção deve-se, principalmente, ao irmão do papa, Antonio Marcello Barberini (os Barberini eram uma das famílias mais ricas e poderosas da Europa na época), que foi um membro desta ordem religiosa nascida de uma cisão dos Pais franciscanos. Assim começa a operar em 1631 a Igreja de Concepción, caracterizada por barroco clássico, sem muito alarde, mas com algumas pinturas interessantes.


A não é o mais puramente cerimonial, principalmente pela sua cripta. Antonio Marcello Barberini, decide trazer os restos dos frades capuchinhos que tinham sido enterrados no cemitério até então oficial da ordem, na Igreja de Santa Croce e Bonaventura dei Lucchesi, e realizar um trabalho que simbolizam os conceitos que a vida passa rápido e que depois da morte há uma ressurreição. E tudo feito de uma forma diferente  e original, em que os ossos e crânios serviam como ornamento, obras de arte para explicar a fugit tempus.


A Cripta dos Capuchinhos é repleta de colagens feitas de fémures, tíbias, costelas, crânios, esqueletos e até múmias vestidas com seus hábitos. É uma encenação inusitada e triste sobre a vida e a inevitável morte. Nas paredes dos corredores em nas capelas, existem mensagens pintadas falando da morte. Perscrutar cada um deve realizar uma leitura de preceitos eclesiásticos de início e fim da vida, além da ressurreição.


Os principais "colaboradores" desse obituário arquitetônico são os próprios Frades Capuchinhos, que morreram em um período de mais de três séculos (1528-1870). Estima-se que, na cripta da Igreja dos Capuchinhos da Conceição de Roma há restos de cerca de quatro mil membros da ordem, incluindo parentes do Papa Urbano VIII, além de crianças de tenra idade, cuja origem é desconhecida.


Quem visita o local pode gozar de uma sensação única. A atmosfera macabra do local, aliada ao silêncio que é quebrado apenas pelo barulho dos calçados dos visitantes, parece separar a cripta do resto do mundo, e dar ao local um ar ainda mais sombrio, levando o visitante a se sentir dentro de um filme de terror.


No telhado de uma das capelas, um dos retrato da morte com sua foice insaciável e sangrenta, que atingirá sua presa por mais que ela lute. Na outra mão a balança da justiça, o que, em última instância decide se os pecados superam os benefícios, ou se o destino final é o céu ou o inferno.



Agradecimentos a leitora  pela dica...

Quando amanhecer, você já será um de nós...

Não deixe de dar uma conferida nas redes sociais do blog Noite Sinistra...

 Siga o Noite Sinistra no Twitter   Noite Sinistra no Facebook   Comunidade Noite Sinistra no Google +   Noite Sinistra no Tumblr

CONFIRA OUTRAS POSTAGENS DO BLOG NOITE SINISTRA




VOLTAR PARA A PÁGINA INICIAL...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Topo