Sociedade secreta: A mão Negra Pular para o conteúdo principal

Sociedade secreta: A mão Negra


A Mão Negra ou Unificação ou Morte, como também era conhecida, foi uma organização nacionalista sérvia que recorreu ao terrorismo como uma forma de atividade política, e tinha conexões com alguns elementos pan-eslavistas do Governo da Sérvia. Essa sociedade, ou grupo terrorista, teve grande participação nos eventos que acabaram por deflagrar a Primeira Guerra Mundial.

História da Organização

A sociedade secreta fundada no Reino da Sérvia em em 10 de junho de 1910, por ex-membros de uma sociedade semi-secreta chamada Narodna Odbrana (Defesa do Povo), dedicada à realização do pan-eslavismo e do nacionalismo, por meio de assassinatos, com a intenção de unir todos os territórios com populações eslavas do Sul anexadas pela Áustria-Hungria. O objetivo declarado de reunificação, em um Estado único todos os membros do povo sérvio, significava um confronto com a Áustria-Hungria, que dominava a Bósnia e Herzegovina, território, que de acordo com a organização, deveria ser integrado ao novo Estado sérvio.

Selo da organização

A participação dos Mãos Negras no atentado de Sarajevo

A vitória da Alemanha (de Bismark) contra a França (de Napoleão III) na guerra franco-germânica, que marcou o capítulo final da unificação do império alemão, criou um clima de revanche que, somado a indústria bélica e ao imperialismo econômico, levaria ao início de uma das maiores guerras da história. Só faltava alguém para acender o estopim – Em regiões tão instáveis, isso não seria difícil de acontecer.

Com medo da revanche francesa, a Alemanha se aliou à Itália e ao Império Áustro-Húngaro, formando a Tríplice Aliança. Em 1907, era formada a Tríplice Entente (Inglaterra, França e Rússia).

O Império Áustro-Húngaro anexou duas regiões das Balcãs, Bósnia e Herzegovina. Como nessa região havia muitos sérvios, isso desagradou a Sérvia, e principalmente os membros da sociedade Mão Negra, outro estado das Balcãs que desejava a união da região(Iugoslávia), com o apoio Russo.

A Mão Negra foi o grupo responsável por planejar e organizar o assassinato do herdeiro do trono do Império Austro-Húngaro, o arquiduque Francisco Ferdinando da Áustria e sua esposa Sofia Chotek, em Sarajevo, o atentado e suas consequências foram um dos gatilhos da Primeira Guerra Mundial. No entanto, os autores do ataque eram membros da organização Jovem Bósnia, que tiveram apoio dos Mãos Negras.

O ataque começou a ser planejado pelo coronel Dragutin Dimitrijevic, da Sérvia. Acontece que os “Jovens Sérvios” também ficaram sabendo, eles também começaram a planejar um atentado. O coronel Dragutin usou os revolucionários Bósnios, para que estes matassem o arquiduque.

Três dias antes da chegada do príncipe, três integrantes do “Jovem Bósnia” atravessaram a fronteira da Sérvia, com a ajuda do Coronel, que era responsável pela segurança da Sérvia. Os três jovens estudantes chamavam-se: Gavrilov Princip, Nedjelko Cabrinovic e Trifko Grabez. Teria sido Gavrilov Princip o responsável pela morte do arquiduque.

Princip sendo capturado após o atentado

As normas rígidas e violentas dos Mãos Negras

A organização exigia obediência total aos seus membros e ordenava a execução daqueles que considerava seus inimigos. Um de seus principais membros foi Dragutin Dimitrijević "Apis", um dos principais conspiradores do Golpe de Maio de 1903. Foi herdeira deste conluio que acabou com a dinastia Obrenović ao assassinar o rei Alexandre I da Sérvia e a rainha Draga Mašin; e perpetuou o poder dos conspiradores na vida política do país, com consequências desastrosas. Aumentou o poder dos conspiradores na corte, no parlamento e nos vários governos no início do século XX.

Cruz cerimonial dos Mãos Negras
A organização foi extinta em 1917 pelo Governo da Sérvia após o julgamento de Salônica. Foi a primeira organização terrorista no mundo.

Fontes: Wikipédia e Caixa de Pandora

Quando amanhecer, você já será um de nós...

Não deixe de dar uma conferida nas redes sociais do blog Noite Sinistra...

 Siga o Noite Sinistra no Twitter   Noite Sinistra no Facebook   Comunidade Noite Sinistra no Google +   Noite Sinistra no Tumblr

Comentários

  1. Bom texto. Acho interessante essas sociedades secretas. Elas tem suas próprias leis, criam suas próprias teorias...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem contar os estragos que algumas dessas sociedades provocam...

      Abraço Bruna...

      Excluir
  2. e olha que o assunto desta postagem é só um aperitivo e um aperitivo dos bons.....

    ResponderExcluir
  3. a mão negra não é tão secreta assim, ela já apareceu no desenho "as aventuras de Jackie Chan"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como o texto mesmo diz essa organização foi extinta em 1917...na época em que ela existia poucas pessoas sabiam a seu respeito, mas como podemos ver hj em dia o nome desse grupo está sendo usado inclusive por desenho animado...

      Excluir
  4. Obrigado por disponibilizar um texto esclarecedor tão bem elaborado; Ira me ajudar muito nos meus estudo. Abraço galera sinistra <3

    ResponderExcluir
  5. Essa organização é muito perigosa, alguém chame o Jackie Chan xD

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Siga-nos no Facebook

Postagens Recomendadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens mais acessadas no último mês

Links da Deep Web 2018

Saudações amigos e amigas. Hoje eu volto a publicar no blog Noite Sinistra uma matéria com links da deep web e prints da deep web.
Os links apresentados na matéria abaixo foram coletados entre janeiro e fevereiro de 2018, estando todos eles ativos nesse período, mas nada pode garantir que os mesmos estarão ativos até o final do ano, afinal de contas muitos sites na deep web mudam constantemente seus endereços afim de se manterem o mais seletivos quanto aos usuários que frequentam o espaço.

Exorcismo e orações em Latim

Nas culturas egípcia, babilônica, assíria e judaica, atribuíam-se certas doenças e calamidades naturais à ação dos demônios. Para afastá-los, recorria-se a algum esconjuro ou exorcismo. A cultura ocidental recebeu essas idéias através da Bíblia e do cristianismo primitivo.

Luka Rocco Magnotta: 1 Lunatic 1 Ice Pick

Luka Rocco Magnotta (nascido Eric Clinton Kirk Newman; 24 de julho, 1982) é um ator pornográfico e modelo acusado de matar e desmembrar Lin Jun, um estudante chinês, e mandar vários de seus pedaços por correio para escritórios de partidos políticos canadenses e para escolas elementares de outra província.
Após o vídeo mostrando o assassinato ser publicado, primeiramente, em Fóruns da Deep Web (o vídeo ficou conhecido como "1 Lunatic 1 Ice Pick"), porém hoje em dia o vídeo já pode ser facilmente encontrado em sites especializados em terror Gore, Magnotta fugiu do país, tornando-se motivo para uma “Nota Vermelha da Interpol”, e assim iniciando uma verdadeira caçada internacional. Ele foi preso em 4 de Junho de 2012 em uma Lan House em Berlin, enquanto lia notícias a respeito de si mesmo.

O paraíso do LSD

Em 1997, um químico orgânico chamado Leonard Pickard, junto a Gordon Todd Skinner, construíram o maior laboratório de LSD do mundo. No local, um antigo silo nuclear, eram realizadas várias festas e orgias regadas a drogas.
Segundo fontes, tal laboratório era tão grande que chegou a produzir cerca de 90% do LSD disponível no mundo, isso sem falar nas grandes quantidades desconhecidas de MDMA, ALD-52, extrato de ergot e possivelmente LSZ.

Ted Bundy: O assassino de jovens mulheres

Saudações amigos e amigas. Hoje falaremos de um dos mais notórios serial killers que o mundo já conheceu: Ted Bundy. Ele assassinou cerca de 35 mulheres (crimes reconhecidos pelas autoridades) entre os anos de 1974 e 1978 em seis diferentes estados dos EUA. Ted Bundy é tido, por muitos, como o mais marcante serial killer dos EUA, tornando-se um verdadeiro pop star, muito disso talvez pela forma em que atuou no seu próprio julgamento, ou talvez pela desenvoltura que demonstrava defronte as câmeras em inúmeras entrevistas que deu durante o período em que esteve preso.