Os Anasazis: O povo perdido da América do Norte

em 15/09/2017


O povo denominado Anasazis, viviam nos Estados Unidos, em uma região que hoje se encontra dividida entre os atuais Estados de Arizona, Novo México, Utah e Colorado. Oriundos de regiões do norte, os Anasazi ao se estabelecerem nesta região, construíram prédios de argila, onde passaram a residir a partir do ano de 600 D.C.


A civilização dos Anasazi desapareceu completamente antes da chegada de Colombo à América. Não se sabe, já que não existem provas escritas, como se auto-intitulavam os Anasazi e a sua conexão étnica com povos modernos é alvo de discussões. De fato o nome Anasazi é apenas o nome que os Navajos contemporâneos dão ao antigo povo construtor de cidades. A palavra Anasazi significa "os antigos" ou "os antigos inimigos" na língua navaja. Os índios Hopi usam a palavra a Hisatsinom já que consideram o termo Anasazi desrespeitoso.

Mesa Verde
O notável sobre os Anasazis foram as técnicas desenvolvidas por eles para conseguir captar os recursos hídricos necessários em uma região tão desértica como aquela onde viviam. Eles obtinham a água de lençóis freáticos próximos, e de outras regiões mais longínquas através de canais, também armazenavam água das raras chuvas em cisternas. A partir deste sistema, conseguiam praticar sua agricultura de milho, abóbora e feijão, e sustentar milhares de pessoas. Possuíam uma astronomia altamente desenvolvida que influenciava diretamente em sua arquitetura. Suspeita-se que tal Astronomia estava associada a motivos religiosos.

Pueblo Bonito
A sociedade Anasazi era complexa, e como tal, ela foi subdividida em classes dominantes e classes subalternas. As classes subalternas trabalhavam para as dominantes, criando um padrão de vida de relativo conforto para estas. É provável que as classes dominantes fossem formadas por guerreiros e sacerdotes, que conheciam astronomia, e guiavam o povo. A sociedade Anasazi era formada não só por um, mas vários grupos, que controlavam cada um seu “Pueblo”, ou seja, o povoado onde viviam.

Ruínas Anasazi, Desfiladeiro de Chelly -Arizona.
Não se sabe ao certo o motivo da decadência desta sociedade. Estimasse que o declínio foi devido ao desmatamento das florestas próximas aos Pueblos. Isso teria ocasionado uma escassez de material para construção das vigas dos prédios, além de terem aprofundado os lençóis freáticos, anteriormente próximos a superfície. Esses eventos coincidiram com uma terrível seca, que reduziu ainda mais os escassos recursos das populações. Os pueblos então entraram em guerra, e os sobreviventes migraram para outras regiões.


Fontes: Civilizações e Culturas e Wikipédia

Quando amanhecer, você já será um de nós...

Links Relacionados:
Governo mexicano encontra peças antigas que mostrariam alienígenas.
Antiga metrópole é encontrada na África.
Sambaquis, as milenares pirâmides do Brasil.
A história por trás das execuções medievais.
Seriam as ruínas de Natividade da Serra - SP, restos de uma pirâmide?
Suposta cidade dos gigantes pode ter sido descoberta no Equador.
As pirâmides ocultas da China.
A Pegada de Meister.
Presença egípcia no Grand Canyon.
As 35 pequenas pirâmides do Sudão.
As misteriosas inscrições da pedra de Ingá
Suposto altar Inca descoberto em Rondônia.
A pedra de Dighton
A pedra da CEE, intriga arqueólogos gaúchos.
A cidade perdida de Paititi
Fuente Magna, a pedra de Rosetta da América do Sul.
Os Anunnakis.
Os Sumérios, e os Deuses vindos do céu.
O farol deserto: Mistério nas ilhas Flannan em 1900.
O Retorno do Barão Vermelho
Os três locais mais temíveis da Rússia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Topo