As garrafas das Bruxas: A proteção contra o mal no século XVII Pular para o conteúdo principal

As garrafas das Bruxas: A proteção contra o mal no século XVII


Uma Garrafa das Bruxas, objeto de proteção contra feitiçaria foi encontrada recentemente no sul de Londres. Mais de 200 dessas Garrafas das Bruxas já foram descobertas, mas esta peça é a primeira lacrada e com o conteúdo original.

O item foi descoberto em uma escavação realizada em um antigo vilarejo nos arredores de Greenwich. Ela estava enterrada de cabeça para baixo a uma profundidade de 1 metro e meio, acomodada em uma proteção de cortiça. Como a maioria das garrafas usadas para esse fim, tratava-se de um bellamine, um vasilhame de cerâmica reforçado, produzido nos países baixos, trazendo o rosto do Cardeal Roberto Bellarmino (1542–1621). Segundo a tradição Bellarmino era um temido inquisidor, com fama de ser caçador de feiticeiras, ele teve participação na condenação de Giordano Bruno.

Especialistas dataram o objeto como sendo do fim do século XVII.

Garrafas de Bruxa eram itens presentes nas superstições do interior britânico, sobretudo no período "Elizabetano", mas peças semelhantes também foram encontradas na Espanha, Portugal e Norte da França. Segundo rumores, até membros da nobreza possuíam garrafas desse tipo, algumas produzidas pelo próprio Dr. John Dee, médico, astrólogo e consultor para o ocultismo da Rainha Elizabeth I.


As garrafas eram objetos encantados que serviriam para desviar, aprisionar e reverter malefícios e maldições lançadas por bruxas. Essas garrafas eram preparadas por indivíduos com conhecimento em feitiçaria (possivelmente também bruxos) que cobravam pelo serviço.

Historicamente a garrafa era preparada através de um ritual no qual ela era enterrada em um barril de sal grosso ou banhada na luz da lua cheia. Em seguida, a pessoa que encomendava a garrafa fornecia o material para ser colocado no interior do objeto: fios de cabelo, urina, gotas de sangue, unhas... esse material era combinado com ervas especiais, temperos, alfinetes, ossos de animais, penas e outros itens usados para afastar o mal.

Segundo o folclore, a garrafa era então enterrada no quintal da pessoa e mantida ali, bem perto a fim de atrair, como um para-raios, os maus fluídos lançados contra ela. Em alguns casos, os indivíduos preferiam esconder a garrafa dentro de casa, em compartimentos secretos, algumas foram descobertas em nichos em paredes e atrás de lareiras. A proteção se manteria enquanto a garrafa estivesse intacta, por isso há um ditado britânico que diz: "Proteger o frasco de quem lhe quer o mal".

A garrafa encontrada em Greenwich continha 12 pregos entortados (um deles atravessando um pedaço de couro cortado na forma de coração), oito alfinetes, 10 fragmentos de unha de um adulto (não de um trabalhador, mas de alguém que usava serviços de manicure, portanto uma pessoa de posses), uma boa quantidade de fios de cabelo (com traços de nicotina, evidenciando um fumante), espinhos, ramos de alecrim e dentes de alho. Uma análise química também encontrou traços de enxofre, urina, sangue, vinho tinto e vinagre no fundo da garrafa.


O objeto foi entregue ao Museu de Greenwich onde ficará em exposição.


Quando amanhecer, você já será um de nós...

Não deixe de dar uma conferida nas redes sociais do blog Noite Sinistra...

 Siga o Noite Sinistra no Twitter   Noite Sinistra no Facebook   Comunidade Noite Sinistra no Google +   Noite Sinistra no Tumblr

Comentários

Siga-nos no Facebook

Postagens Recomendadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens mais acessadas no último mês

Links da Deep Web 2018

Saudações amigos e amigas. Hoje eu volto a publicar no blog Noite Sinistra uma matéria com links da deep web e prints da deep web.
Os links apresentados na matéria abaixo foram coletados entre janeiro e fevereiro de 2018, estando todos eles ativos nesse período, mas nada pode garantir que os mesmos estarão ativos até o final do ano, afinal de contas muitos sites na deep web mudam constantemente seus endereços afim de se manterem o mais seletivos quanto aos usuários que frequentam o espaço.

Exorcismo e orações em Latim

Nas culturas egípcia, babilônica, assíria e judaica, atribuíam-se certas doenças e calamidades naturais à ação dos demônios. Para afastá-los, recorria-se a algum esconjuro ou exorcismo. A cultura ocidental recebeu essas idéias através da Bíblia e do cristianismo primitivo.

Luka Rocco Magnotta: 1 Lunatic 1 Ice Pick

Luka Rocco Magnotta (nascido Eric Clinton Kirk Newman; 24 de julho, 1982) é um ator pornográfico e modelo acusado de matar e desmembrar Lin Jun, um estudante chinês, e mandar vários de seus pedaços por correio para escritórios de partidos políticos canadenses e para escolas elementares de outra província.
Após o vídeo mostrando o assassinato ser publicado, primeiramente, em Fóruns da Deep Web (o vídeo ficou conhecido como "1 Lunatic 1 Ice Pick"), porém hoje em dia o vídeo já pode ser facilmente encontrado em sites especializados em terror Gore, Magnotta fugiu do país, tornando-se motivo para uma “Nota Vermelha da Interpol”, e assim iniciando uma verdadeira caçada internacional. Ele foi preso em 4 de Junho de 2012 em uma Lan House em Berlin, enquanto lia notícias a respeito de si mesmo.

O paraíso do LSD

Em 1997, um químico orgânico chamado Leonard Pickard, junto a Gordon Todd Skinner, construíram o maior laboratório de LSD do mundo. No local, um antigo silo nuclear, eram realizadas várias festas e orgias regadas a drogas.
Segundo fontes, tal laboratório era tão grande que chegou a produzir cerca de 90% do LSD disponível no mundo, isso sem falar nas grandes quantidades desconhecidas de MDMA, ALD-52, extrato de ergot e possivelmente LSZ.

Ted Bundy: O assassino de jovens mulheres

Saudações amigos e amigas. Hoje falaremos de um dos mais notórios serial killers que o mundo já conheceu: Ted Bundy. Ele assassinou cerca de 35 mulheres (crimes reconhecidos pelas autoridades) entre os anos de 1974 e 1978 em seis diferentes estados dos EUA. Ted Bundy é tido, por muitos, como o mais marcante serial killer dos EUA, tornando-se um verdadeiro pop star, muito disso talvez pela forma em que atuou no seu próprio julgamento, ou talvez pela desenvoltura que demonstrava defronte as câmeras em inúmeras entrevistas que deu durante o período em que esteve preso.