Assassina Nazista: Juana Bormann

em 18/10/2013


Juana Bormann (ou Johanna Bormann)  nascida em Birkenfelde, 10 de setembro de 1893 e executada em Hameln, no dia 13 de dezembro de 1945, foi uma guarda feminina que atuou em diversos campos de concentração nazistas durante a II Guerra Mundial, julgada e condenada a morte pelos crimes cometidos na guerra.

O início da sua "Carreira"

Juana começou a carreira de guarda no campo de Lichtenburg em 1938, como auxiliar da SS ao lado de outras 49 mulheres, segundo ela, para “poder ganhar mais dinheiro”. Em 1939 foi selecionada pra supervisionar uma equipe de trabalho no novo campo de Ravensbruck, perto de Berlim e após três anos foi uma das poucas selecionadas para o serviço de guarda feminina em Auschwitz, na Polônia, em 1942.

De estatura baixa e muita crueldade, ela acabou chamada pelos prisioneiros de “a mulher com os cachorros”, foi para Auschwitz com o cargo de Aufseherin (auxiliar feminina) e suas supervisoras incluíam duas notórias integrantes da guarda feminina SS de campos de concentração, Maria Mandel e Irma Grese (clique aqui e aqui para conhecer as duas respectivamente).

Em 1944, com o acúmulo de derrotas da Alemanha nazista e a invasão soviética no leste, Bormann – sem parentesco com o líder nazista Martin Bormann - foi transferida para um campo auxiliar na Silésia. Em janeiro de 1945 retornava a Ravensbruck e em março chegava a seu último posto, Bergen-Belsen, onde trabalhou sob as ordens de Josef Kramer, Irma Grese e Elisabeth Volkenrath, com os quais já tinha servido em Auschwitz.

Em 15 de abril de 1945 o exército britânico chegou ao campo, encontrando 10.000 cadáveres insepultos e 60.000 sobreviventes esqueléticos à beira da morte; os libertadores obrigaram todo o pessoal da SS a enterrar os corpos.


Julgamento

Juana foi presa, interrogada pelos militares e processada no Julgamento de Belsen, realizados entre setembro e dezembro de 1945. Diversos sobreviventes testemunharam sobre os crimes cometidos por ela em Auschwitz e Belsen, algumas vezes soltando seu grande cão pastor alemão em cima de prisioneiros indefesos.



Foi considerada culpada de crimes contra a humanidade e enforcada (junto com Grese e Volkenrath ) em 13 de dezembro de 1946, na prisão de Hameln.


Seu carrasco escreveu tempos depois: “ela andou vacilante pelo corredor parecendo velha e encovada aos 42 anos de idade; estava trêmula, foi colocada no local do enforcamento e disse apenas: “Eu sinto”.

Fonte: Na Trilha do Castelo e Wikipédia.

Quando amanhecer, você já será um de nós...

Um comentário:

Topo