A lenda da carruagem de Ana Jansen Pular para o conteúdo principal

A lenda da carruagem de Ana Jansen


Salve salve galera atormentada. No texto abaixo vamos falar um pouco de uma lenda brasileira, ambientada na cidade de São Luís, capital do estado do Maranhão.

Sempre quando é falado em lendas e contos existe muitas coisas a temer. Toda lenda possui o seu fundo de verdade. Reza a lenda que Ana Jansen nasceu em uma família pobre em 1797, na provinciana capital maranhense, ela se casou-se e enviuvou duas vezes, e com a forna de seus maridos conseguiu acumular uma enorme fortuna na qual lhe deixaria com grande fama e poder na cidade.

Ela era uma comerciante muito severa e dura com seus escravos, aplicava castigos duros em que muitos acabavam morrendo, muitas historias eram contadas para as crianças da época sobre ela, e uma delas é que Jansen fazia seus escravos como tapete, pisando em cima deles para que assim ela não estragasse os seus sapatos caros, reza a lenda também que ela pegava os seus escravos mais rebeldes e amarrava os de ponta-cabeça dentro do poço e esquecia deles lá. Os descendentes desta mulher sempre negaram os fatos, falando que tudo isso não se passava de historias que o povo espalhava ela cidade, fofocas sem sentido e com nenhuma verdade.

Segundo a lenda popular, por seu mau comportamento em vida, Ana Jansen recebeu um castigo divino na sua morte, ela foi condenada a vagar eternamente pelas ruas da cidade e a sua alma ficaria presa na cidade para sempre. Todas as noites de sexta-feira a carruagem da rica comerciante vaga pela cidade com a sua alma e dois cavalos sem cabeça pegando fogo, esses cavalos representariam os escravos que ela mandava decapitar.

Quem tiver a infelicidade de encontrar a diligência de Donana Jansen e deixar de fazer uma oração pela salvação da alma da maligna senhora, ao deitar-se para dormir, receberá das mãos de seu fantasma uma vela de cera. Esta, porém, quando o dia amanhecer, estará transformada em descarnado osso humano.


Fonte: Segredos.org.

Quando amanhecer, você já será um de nós...

Não deixe de dar uma conferida nas redes sociais do blog Noite Sinistra...

 Siga o Noite Sinistra no Twitter   Noite Sinistra no Facebook   Comunidade Noite Sinistra no Google +   Noite Sinistra no Tumblr

Comentários

  1. Respostas
    1. Valeu Mariah...é sempre muito bom saber que os leitores curtem o blog...hehehehe

      Excluir
  2. Fala Nando...
    eu, que sou conterrâneo da lenda, sei de algumas coisas também...

    sei que ela, ana jansen era umas das melhores comerciantes da época no Maranhão, como ela era mulher e por inveja de seu sucesso comercial, os outro homens do comércio começaram a espalhar esses boatos sobre ela...
    pelo essa foi umas das versões da história que já ouvi...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa...a dona Jansen era de fato famosa por aí hein...muito legal vc conhecer a lenda...se tiver algo a acrescentar a essa história fique a vontade...

      Abraço manolo!!!!

      Excluir
  3. adoro esse assunto ,lendas regionais brasileiras

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Brasil tem um folclore incrível...cheio de lendas e causos...pena que esse potencial é tão pouco valorizado.

      Excluir
    2. bem na verdade são dois mas um ainda falta colocar no "papel” quase não tem nada na midia só o que os mais velhos daqui de londrina contam

      Excluir
  4. Sou maranhense e não sabia dessa lenda! Boa! Cada dia o blog se supera! *-*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Kellia, dias atrás li um texto em um blog parceiro, que até adicionei aos links sinistros do próximo sábado...bem, esse texto falava de uma caso ufológico que aconteceu no meu estado, RS, e do qual eu nunca tinha ouvido falar!!!!

      Tem muita coisa para a gente descobrir nesse Brasilzão...

      Excluir
    2. Realmente, a gente se depara com tanta coisa por aí, q acabamos por deixar de lado histórias q vem de nossas origens, e acabamos por nos surpreender.. *-*

      Excluir
  5. Sou de São Luis Maranhão, já ouvi muitas versões dessa lenda. É difícil saber qual a verdadeira, mais de qualquer modo é bem interessante essa história.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu acho legal as diversas variações dessas lendas, afinal essas variações demonstram como a história causou impacto entre as pessoas...e como suas superstições passaram a integrar o caso...

      Agraços...

      Excluir

Postar um comentário

Siga-nos no Facebook

Postagens Recomendadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens mais acessadas no último mês

Links da Deep Web 2018

Saudações amigos e amigas. Hoje eu volto a publicar no blog Noite Sinistra uma matéria com links da deep web e prints da deep web.
Os links apresentados na matéria abaixo foram coletados entre janeiro e fevereiro de 2018, estando todos eles ativos nesse período, mas nada pode garantir que os mesmos estarão ativos até o final do ano, afinal de contas muitos sites na deep web mudam constantemente seus endereços afim de se manterem o mais seletivos quanto aos usuários que frequentam o espaço.

Exorcismo e orações em Latim

Nas culturas egípcia, babilônica, assíria e judaica, atribuíam-se certas doenças e calamidades naturais à ação dos demônios. Para afastá-los, recorria-se a algum esconjuro ou exorcismo. A cultura ocidental recebeu essas idéias através da Bíblia e do cristianismo primitivo.

Luka Rocco Magnotta: 1 Lunatic 1 Ice Pick

Luka Rocco Magnotta (nascido Eric Clinton Kirk Newman; 24 de julho, 1982) é um ator pornográfico e modelo acusado de matar e desmembrar Lin Jun, um estudante chinês, e mandar vários de seus pedaços por correio para escritórios de partidos políticos canadenses e para escolas elementares de outra província.
Após o vídeo mostrando o assassinato ser publicado, primeiramente, em Fóruns da Deep Web (o vídeo ficou conhecido como "1 Lunatic 1 Ice Pick"), porém hoje em dia o vídeo já pode ser facilmente encontrado em sites especializados em terror Gore, Magnotta fugiu do país, tornando-se motivo para uma “Nota Vermelha da Interpol”, e assim iniciando uma verdadeira caçada internacional. Ele foi preso em 4 de Junho de 2012 em uma Lan House em Berlin, enquanto lia notícias a respeito de si mesmo.

O paraíso do LSD

Em 1997, um químico orgânico chamado Leonard Pickard, junto a Gordon Todd Skinner, construíram o maior laboratório de LSD do mundo. No local, um antigo silo nuclear, eram realizadas várias festas e orgias regadas a drogas.
Segundo fontes, tal laboratório era tão grande que chegou a produzir cerca de 90% do LSD disponível no mundo, isso sem falar nas grandes quantidades desconhecidas de MDMA, ALD-52, extrato de ergot e possivelmente LSZ.

Ted Bundy: O assassino de jovens mulheres

Saudações amigos e amigas. Hoje falaremos de um dos mais notórios serial killers que o mundo já conheceu: Ted Bundy. Ele assassinou cerca de 35 mulheres (crimes reconhecidos pelas autoridades) entre os anos de 1974 e 1978 em seis diferentes estados dos EUA. Ted Bundy é tido, por muitos, como o mais marcante serial killer dos EUA, tornando-se um verdadeiro pop star, muito disso talvez pela forma em que atuou no seu próprio julgamento, ou talvez pela desenvoltura que demonstrava defronte as câmeras em inúmeras entrevistas que deu durante o período em que esteve preso.