Os misteriosos círculos da Namíbia

em 29/04/2013


Diferentemente da incrível e intrigante beleza dos agroglifos, também conhecidos como círculos ingleses, no qual muitas pessoas acreditam que foram feitos por extraterrestres, esses círculos devem ter sido formados pela própria natureza, mas no entanto, os cientistas não sabem como.

Os círculos surgem ocasionalmente no deserto africano, mais precisamente na Namíbia, em área remotas. Após alguns anos, eles misteriosamente somem, não deixando nenhum vestígio, e depois de um tempo, aparecem novamente.

As primeiras formações foram detectadas em 2005, pelo biólogo Walter Tschinkel, da Universidade Estadual da Flórida (EUA). Na ocasião, dezenas de milhares de círculos enfeitavam o solo avermelhado arenoso do local, habitado somente por leopardos, avestruzes e outros animais de grande porte.

O biólogo estava intrigado com o fenômeno, e decidiu investigá-lo, com a ajuda de imagens de satélite e fotos tiradas do alto. Ele concluiu que os círculos aparecem e crescem muito rapidamente, permanecem da mesma forma durante três ou quatro anos e somem na mesma velocidade com que surgem.

Entretanto, o motivo da formação ainda é desconhecido. Embora existam diversas hipóteses, nenhuma foi provada. Uma das primeiras teorias elaboradas a respeito é de que os círculos marcavam ninhos subterrâneos de cupins, contudo, as escavações realizadas não deram crédito à essa hipótese, que logo foi descartada.

Outras teorias sugerem que o solo dos círculos possua uma composição diferenciada ou que os eles são formados pela morte de plantas devido à vapores tóxicos no solo. Mas nenhuma das teorias possui provas convincentes.

Uma das pistas que os pesquisadores tem é que os círculos surgem somente em solo arenoso com poucas pedras, e nunca estão presentes em dunas ou leques aluviais, onde a areia é depositada pela água. Mas isso não ajuda em quase nada.

A teoria mais aceita por enquanto é de que as formações são resultado de uma forma desconhecida de auto-organização das plantas, que podem retirar recursos do solo para usá-los. Logo as plantas crescem, mas o solo de algum modo é enfraquecido, explicando em partes a formação. No entanto, os modelos computadorizados baseados nessa teoria resultam numa paisagem não tão exata como a real, e não explica o motivo das plantas adotarem o padrão.

O mais provável é que os círculos continuarão sendo um grande mistério da paisagem do deserto namíbio, isso porque a área é muito isolada e não há financiamento para um estudo mais sério dos cientistas.



Quando amanhecer, você já será um de nós...

Não deixe de dar uma conferida nas redes sociais do blog Noite Sinistra...

 Siga o Noite Sinistra no Twitter   Noite Sinistra no Facebook   Comunidade Noite Sinistra no Google +   Noite Sinistra no Tumblr

Links Relacionados:
Descoberta na Bósnia pirâmide de 25 mil anos.
Do Brasil a Bolívia: O misterioso caminho de Peabirú.
Misteriosa estrutura é descoberta no mar da Galileia.
Gil Perez: Um possível caso de teletransporte no Século XVI.
A estrutura de Richat: O olho da África.
Misteriosa pirâmide chinesa do monte Baigong.
As cidades perdidas da Amazônia.
Misteriosos discos de Dropa.
As misteriosas pedras de Ica.
O homem que teve os olhos arrancados.
Lagos da Morte em Camarões.
Cemitério do inferno no Kansas.
Sorriso assustador das mulheres de Sumatra.
O mistério de Samaipata.
Cidade fantasma turca: Cidade das 1001 Igrejas.
Misteriosas esferas são encontradas no deserto do Arizona.
Fotos da Deep Web.
Comércio de gordura humana.
Strip Tease para os mortos em Taiwan.
Jogo macabro em Taiwan.
Cobras massageadoras.
Descoberta versão miniatura do rio Nilo em lua de Saturno.
Vila sérvia alerta sobre volta de fantasma de vampiro.
Mulher afirma ter dado a luz ao filho do capeta.

Um comentário:

  1. Quero te propor uma parceria com o meu blog, taduvidando.blogspot.com.br

    Estou colocando seu banner no meu blog, se aceitar a parceria, aqui está o meu banner ---> http://taduvidando.blogspot.com.br/p/parceria.html

    Se aceitar, posso divulgar os seus posts pelo twitter do meu blog. @TaDuvidando

    ResponderExcluir

Topo