O fim do Noite Sinistra


No dia 27 de agosto de 2012, eu publicava a primeira matéria no blog Noite Sinistra, dando origem a um espaço de curiosidades bizarras e variedades macabras. Desse dia em diante o blog deixou de ser um passa tempo, para ser uma espécie de trabalho alternativo. Agora vivo uma das mais fortes crises a frente do blog, e o fechamento desse espaço passou a ser cada vez mais tema de reflexões.

Hoje publico essa matéria falando um pouco a respeito do que me levou a considerar o fim do Noite Sinistra.

Dê o play e leia o resto da matéria.



O início de tudo

A blog Noite Sinistra começo em 2012, como mencionei acima, mas meu amor pelo Terror é mais antigo. Tudo começou, basicamente, na metade da década de 90 (sim eu sou um caco velho). Foi nessa época que assisti meu primeiro filme de terror (Colheita maldita 3), isso foi assistindo Super Cine. Alguns meses depois, a TV Bandeirantes colocou no ar o saudoso Cine Trash, era terror todos os dias a partir das 15 horas. Isso marcou minha entrada nesse mundo.

Era uma época boa e difícil ao mesmo tempo, pois eu dependia de filmes, afinal a internet, na época, era para poucos, e como eu morava, e ainda moro, em uma cidade do interior do Rio Grande do Sul, nem sempre eu conseguia outro material de leitura, com o tema terror.

Nessa época que a ideia que deu origem ao blog começou a iluminar a densa escuridão dentro da minha cachola. Eu e alguns amigos, igualmente viciados em filmes de terror, passamos a criar histórias, compartilhávamos essas histórias entre a gente, geralmente o cenário desses contos, era a própria vizinhança. Passamos a fazer jogo do copo, jogo do compasso, e qualquer coisa que algum de nós descobríamos.

Mas o tempo passou, todos cresceram, o contato entre a gente diminuiu, e aparentemente esse atormentado aqui é o único que ainda se interessa pelo assunto, agora com a internet como principal ferramenta, para fornecer ao "monstro", a diversão que ele tanto ama.

Em 2008 passei a fazer parte de uma das muitas comunidades do orkut sobre o seriado Supernatural. Lá eu me tornei conhecido por fazer postagens sobre o mito por trás de algumas das criaturas caçadas pelos protagonistas do seriado... Assim surgiu a ideia de criar um blog.

Em 2012 passei a fazer postagens para os blogs Doce Psicose e Sinistro ao Extremo. Foi nesses dois blogs que passei a conhecer um pouco mais sobre edição de matérias, modificação em html e outras coisas que deram impulso a criar meu próprio blog.

Assim surgiu o blog, afinal eu preciso de cúmplices, para compartilhar esse delicioso tormento, de sentir prazer quando o medo se faz presente. As histórias da infância continuam sendo criadas, porém ainda me falta confiança para dar a elas a chance de sair, das escuras profundezas da minha mente, para brincar ao sol.

O auge

Os anos de 2013 e 2014 marcaram o auge do NS. Silvio (do blog O Mundo Real), Rusme (na época a frente do Rusmea.com) e eu, começamos a articular um movimento que pretendia criar uma comunidade de blogs de terror. A ideia era simples...juntar uma grande quantidade de blogs por meio de parcerias, e dessa forma manter nossos leitores sempre circulando entre esses parceiros. A ideia era criar um mega portal de terror descentralizado. E essa ideia deu muito certo na época.

Para vocês terem ideia, na época o rank do Alexa, que mostra quais os blogs brasileiros eram mais acessados, mostrava o Noite Sinistra entre os 10 blogs mais acessados do segmento terror. Esse foi o auge.

Ainda em 2014 uma série de 3 postagens buscou aproximar ainda mais os muitos blogueiros que faziam parte da nossa comunidade de blogs. Era a iniciativa "Covil do Terror" (acesse aqui a parte 1, parte 2 e parte 3 dessa série), onde cada participante falava de seu amor pelo terror, e mostrava algumas fotos do local onde eles se "escondiam" para acessar tais conteúdos.

O declínio

A partir de 2015 a posição do blog Noite Sinistra nos rankings de blogs de terror continuou subindo, mas não porque nossos números de visita subiam, mas sim porque outros blogs importantes começaram a deixar de existir. Muito por causa da migração dos leitores para o YouTube. Eu até tentei migrar para essa plataforma, mas me faltava talento para ser o front man de um canal.

Nessa época o blog O Mundo Real, um dos mais importantes parceiros, passou a enfrentar problemas. Volta e meia o blog era derrubado pela plataforma onde o mesmo era hospedado. A justificativa era de irregularidades e violações na politica de conteúdo. A mensagem era clara, não há espaço para blogs que falam de temas violentos e controvertidos. A saída do Silvio do mundo da blogosfera foi um baque imenso.

Logo em seguida outros blogueiros seguiram o mesmo caminho. Ou migraram para o YouTube, ou desistiram de tudo. Erra o fim da comunidade de blogs.

A mensagem das plataformas onde nossos blogs estavam hospedadas era clara: "Não queremos postagens pesadas", logo eu acabei cedendo a essa pressão de diminuí o tom das matérias.

O crescimento do YouTube, a restrição a certos conteúdos e imagens e alguns problemas pessoais marcaram o declínio cada vez mais forte no número de acessos do blog, e na minha participação em redes sociais e comentários.

O fundo do Poço

Ao longo desses últimos anos estamos apenas sobrevivendo. O NS tem apenas alguns lampejos do que ele foi um dia. Nesse período passei a atuar como criador de conteúdo para canais do YouTube, com a promessa de que seriam feitas menções ao NS em certas matérias, gerando publicidade para meu amado blog. Era a vontade de trazer a ideia de comunidade de volta.

Apenas dois ou três canais cumpriram com o combinado, mas os maiores canais simplesmente ignoram o acordo, o que me fez mergulhar de vez na depressão.

Ainda em 2015 sofri uma dura derrota. Fui demitido da empresa que eu ajudei a erguer e colocar no mapa. Corte de custos foi a justificativa. A empresa em questão fabricava máquinas, e eu era o projetista chefe, o responsável pelo setor de fabricação em máquinas CNC e o responsável pelas redes sociais da empresa. A queda foi dura demais.

Internalizei os problemas e lutei como nunca no blog e na meu novo emprego. Foi um período que minha esposa esteve desempregada e as dificuldades financeiras foram absurdas. Mas a angústia foi usada como forma de motivação, mas por mais que eu lutasse, as coisas só pareciam piorar.

Foi uma fase difícil, e mesmo hoje ainda não consegui me reerguer.

Nesse período eu dividia meu tempo em trabalho, blog, estudos e vida pessoal. O tempo para assistir filmes de terror e até seriados não existia mais. Justo o que me fez amar o terror acabou deixado de lado.

Em 2017 finalmente consegui concluir minha graduação em Engenharia Mecânica, e agora estou na luta por uma recolocação melhor no mercado. Me tornei professor em um curso Técnico. E a partir da próxima semana abraço um novo desafio em uma nova empresa.

Ainda não me recuperei das feridas das últimas derrotas, e quero empregar toda minha energia e disposição nesses novos desafios. Assim o blog acaba sobrando... e possivelmente esse será o fim do Noite Sinistra. Ainda temos matérias agendadas até final de maio, mas a partir dessa data raramente teremos novidades.

Uma alternativa que foi levantada em conversas com alguns colaboradores foi de diminuir o número de matérias semanais, algo até viável num primeiro momento. Talvez eu faça algumas tentativas nesse sentido, mas as perspectivas não são nada boas.

Agradeço do fundo do coração a todos que em algum momento participaram desse espaço. E tomara que ali na frente a gente volte a se esbarrar.

Quando amanhecer, você já será um de nós...

Comentários

  1. Eu fico realmente muito triste por assistir a esse fim. O blog fez parte da minha vida por anos, e está sempre nos meus acessos mais frequentes.
    É muito bom ver que você está se recuperando dos tombos que a vida dá, mas ao mesmo tempo é triste ver que o mercado não aceita o terror, e que as mudanças nos levam a abandonar aquilo que gostamos.
    De qualquer forma, desejo sucesso nessa nova caminhada.

    ResponderExcluir
  2. Também fico triste. Foi através do Noite que comecei a olhar o terror de outro modo e assim me apaixonei! Desejo a vc, meu amigo, muito sucesso. Entendo que uma jornada foi cumprida e com excelência e que uma nova etapa se inicia . Do lado de cá, tenha certeza que vc tem uma amiga que está torcendo para que tudo dê certo, pra vc, pra sua esposa e para o Noite também! Fica bem e de antemão já adianto que sentirei falta de passear por aqui. 😊

    ResponderExcluir
  3. Semprei fui cara meio frouxo para terror, mas por algum motivo sempre tive certo interesse por esse tema e por isso acessava com certa frequencia este blog. Como disse, apesar de ser meio medroso, sempre gostei de ler as matérias, tanto as de terror como as de assuntos diversos. Enfim, também lamento pelo fim desse espaço de terror, mas entendo. Se faz isso, é porque tens motivo. Desejo felicidades nessas idas e vindas da vida. Sucesso e abraço.

    ResponderExcluir
  4. Site muito bom sempre acompanhei, fiz um site também graças a vocês.

    www.resumo.blog.br

    ResponderExcluir
  5. Sinto muito por suas derrotas, e espero de verdade que consiga se reerguer!!
    Noite Sinistra sempre foi e sempre será o melhor e mais completo blog de terror.

    ResponderExcluir
  6. Sinto muito, fiquei com vontade de chorar lendo isso! Era frequentadora assídua de sinistro ao extremo, do rusmea, do noite sinistra. Foi com desencanto que eu vi os blogs morrendo 😥. Eu espero que dê tudo certo na sua nova jornada!

    ResponderExcluir
  7. É triste ver blogs que nos acostumamos a acessar, terminar. Como tenho blog, sei o quanto também é frustrante dar-se o trabalho de pesquisar e escrever uma matéria e não se ter uma boa receptibilidade, é algo muito frustrante, que muitas vezes dá vontade de abandonar. E um dos fatos que tem contribuído muito para que os blogs estejam perdendo acessos são a multiplicidade de vídeos no youtube sobre assuntos misteriosos, que, aos poucos, estão substituindo as matérias em forma de texto, o que tem agradado muito aos que não gostam de ler, e estimulado os que gostam a perder o gosto pela leitura; que nada mais é do que o reflexo do crescente desinteresse pela leitura que assola nosso país, que tirou dos blogs a importante tarefa de ser um estímulo pelo gosto da leitura. Espero, sinceramente, que esta fase do Noite Sinistra seja apenas um fato momentâneo, pois sei que, para quem gosta de escrever, escrever é um vício e uma necessidade de ser lido. (www.bornalcerebrau.blogspot.com.br)

    ResponderExcluir
  8. Que pena acompanho esse blog a anos mas boa sorte

    ResponderExcluir
  9. Ja acompanho o seu blog a um bom tempo, sempre gostei muito do conteúdo do noite sinistra,muito material interessante, realmente é uma pena que esteja chegando ao fim,desejo sucesso a você e a sua família,abraços.

    ResponderExcluir
  10. Puxa meu... Fico realmente chateado ... acompanho o Noite a anos e me lembro no comeco de ficar acordado de um dia pro outro... lendo as materias, e realmente pra mim a frase "Quando amanhecer voce ja sera um de nos..." faz todo sentido.

    ResponderExcluir
  11. Acompanho o blog a muitos anos, assim como acompanhei o mundo real. Estou triste, mas lhe desejo tudo de bom. Infelizmente as pessoas perderam o hábito da leitura.

    ResponderExcluir
  12. Nunca comentei nada nesse blog, mas agora é algo válido.
    A vida nos trás muitas dificuldades, sinto muito pelo que passou e passa, mas é algo que pode trazer um grande aprendizado.
    Sou um assíduo leitor e sei que será uma grande perda. Sendo amante da leitura, sei que blogs como o seu, são muito importantes na construção de um indivíduo com senso crítico apurado.
    Torço pelo seu sucesso profissional e familiar. E que se possível, encontre uma maneira mesmo que rara de nos manter ativos nesse lado obscuro da vida.

    Abraços, Alex Sá

    ResponderExcluir
  13. Triste. Acompanho o blog há anos e acompanhei toda essa história.
    Acredito que o formato de blog só serve para a galera das antigas mesmo.
    A mulecada nova talvez nem saiba que existiu esse formato. Só sabem mesmo de youtube e no máximo um podcast.
    O mundo virtual muda de maneira rápida e drástica, não tem jeito.

    Realmente muito difícil manter o blog em pé!

    Mas foi bom em quanto durou! Talvez manter o blog apenas como arquivo seja o caminho mesmo.

    Sobre sua vida, desejo só sucesso e alegria nessa nova caminhada!

    ResponderExcluir
  14. Visito este blog todos os dias e espero que esta fase passe logo. Você há de superar com a ajuda de Deus. "Audaces Fortuna Juvat" .:.

    ResponderExcluir
  15. Muito grato pelo carinho e pela compreensão galera...

    A página não será fechada, afinal de contas existem muitas matérias no nosso histórico e volta e meia uma calera conhece nossa página vindos do google ou bing. Eu vou fazer uma ou outra atualização de tempos em tempos...pois como disse o Bosco "escrever é um vício".

    A principal questão é que as atualizações não serão mais periódicas como até pouco tempo atrás. Haverão semanas sem matéria alguma, e algumas semanas com duas matérias. Vou continuar publicando algo aqui e ali...eu temo não ser capaz de parar...kkkk.

    Mais uma vez...MUITO OBRIGADO!!!! Quem curtiu esse espaço curtiu uma pequena parte de mim...isso é muito satisfatório!!!

    ResponderExcluir
  16. Que lástima...

    Foi um duro danado aqueles tempos... Mas são memórias maravilhosas^^

    Não deixo de te compreender, mas tenho comigo que tu vai voltar Noite!o/

    Grande abrax

    ResponderExcluir
  17. Boa noite, fui o idealizador do já extinto blog Horror Virtual.
    Na época, comecei o blog basicamente te copiando em vários aspectos, você foi realmente uma fonte de inspiração. Gostaria de deixar um forte abraço e desejar sucesso em seus próximos planos. O Noite Sinistra sempre terá seu espaço nos corações de quem viveu o auge dos blogs.
    O youtube está criando uma geração de internautas que não leem, Querem tudo pronto e resumido, estão perdendo a imaginação. Talvez esse seja uns dos motivos que blogs estão cada vez menos lidos.

    ResponderExcluir
  18. isso realmente é mal cara.. meu blog favorito. espero que consiga vencer man. afinal, Quando amanhecer ................ 😔

    ResponderExcluir
  19. Então... dá uma relaxada, toma um gás e veja se isso vai ser necessário mesmo. Se eu puder ajudar em alguma coisa...

    ResponderExcluir
  20. Sou um cara que prefiro ler do que ver vídeos, porém é inegável que hoje em dia os vídeos no Youtube estão tomando o lugar dos blogs. Meu blog nunca teve muita visualização, mas já tive posts com mais de 200k, hoje em dia pra chegar em 20k é muito difícil.

    ResponderExcluir
  21. Sinto muito que essa jornada esteja chegando ao fim, mas tudo na voda é um ciclo, certo?
    Acompanho o blog há vários anos, e é fato que está cada vez mais difícil encontrar bons sites nessa área. O Noite Sinistra já me ajudou inclusive na faculdade, então só tenho a te agradecer pelo seu trabalho incrível!!

    ResponderExcluir
  22. Que pena que as coisas tomaram esse caminho, acesso o blog há anos e prefiro mesmo o formato de blog, detesto youtube. Espero que seja apenas uma desacelerada e não o fim pq muita gente curte o blog do jeito que foi e é mesmo com as restrições impostas. Sorte nas suas novas empreitadas mas não desista do NS.

    ResponderExcluir
  23. eu não acredito...quase todos os dias acesso este amado blog, pois esses assuntos me interessam bastante, o sobrenatural, o misterioso, o bizarro...é uma grande pena que tenha chegado a esse ponto...espero que ainda reste uma esperança de mantê-lo...mas não se dê por vencido, depois da tempestade sempre vem a bonança...muito obrigada por ter nos proporcionado matérias super interessantes...até um dia!

    ResponderExcluir
  24. Eis que ao ler essa noticia, vislumbramos uma verdadeira e melancólica Noite Sinistra. Tristeza é a palavra...

    ResponderExcluir
  25. Meus deus Nando que notícia triste!!!! Eu sinceramente não esperava isso, e confesso que foi um dos motivos que me fizeram dar uma desistida do mma!!! Mas o seu blog, que é uma referencia, é muito, muito triste!!!
    Eu espero de coração, que essa fase passe e que vc volte, e precisando conversar, vc sabe inde me chamar!!!!

    ResponderExcluir
  26. Olha, provavelmente você não vai ler isso, mas se estiver lendo por algum motivo, não desista cara. Eu tenho começado agora com meu canal e meu blog, e ao contrario de muitos outros por ai eu to fazendo tudo sozinho. não é grande coisa, mas eu sempre tenho compartilhado o site no amino. mesmo eu ainda estando pequeno no youtube e no blogger eu pretendo ajudar divulgando o NS porque esse blog tem sido muito importante pra mim, eu entro nele todos os dias, eu fiquei sem entrar muito esse ano, entrei em janeiro fevereiro e to voltando agora. Eu mesmo estando pequeno vou divulgar o NS no youtube no facebook no meu blog. força mano, AONDE ESTIVER UM AMANTE DO TERROR LÁ EU ESTAREI.

    ResponderExcluir
  27. Muito triste isso. Esse foi meu primeiro blog que acompanhei . Fico muito triste

    ResponderExcluir
  28. Nossa que pena. Obrigada por tudo, venho aqui a anos e realmente sempre tinha coisa boa. Foi uma ótima fonte, as coisas vão melhorar e quem sabe num futuro eu não te descubra de novo. Forte abraço.

    ResponderExcluir
  29. Cara, fiquei realmente chateado com essa notícia. Esse blog tem muito conteúdo bom de mais! Desejo sucesso pra você em sua caminhada e espero que talvez um dia você possa reconsiderar em reativá-lo. Muito obrigado por tudo!

    ResponderExcluir
  30. Putz. Fico realmente muito chateado com essa informação.
    Acompanho o site há muito tempo e já fazia parte acessá-lo pelo menos uma vez por dia.
    Sempre gostei muito do site e vai fazer uma grande falta.

    ResponderExcluir
  31. só quero compartilhar que foi o Noite Sinistra que me ensinou o que é Paralisia Noturna e me fez lutar contra meus demônios. Falando do quadro cientificamente e também espiritualmente, o blog me fez ter um novo olhar sobre a Paralisia. O que antes me atormentava dia sim dia não, agora só acontece poucas vezes no ano. Por conta disso sou eternamente grato a você.

    ResponderExcluir
  32. Uma pena. Sou fã de terror e do NS. Acompanho o blog há muito tempo e espero que continue no ar, pois acostumei a semanalmente visitar a página para ler as matérias publicadas. Os links da deep web estão entre minhas postagens preferidas. Se de fato o NS deixar de existir, será uma falta imensa.

    ResponderExcluir
  33. Nossa que pena, eu espero que você consiga se reerguer. Acompanho esse blog desde 2015 e fico triste com esse notícia. Foi um dos primeiros blogs que realmente acompanhei. Sucesso pra você.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

SIGA-NOS NO FACEBOOK

POSTAGENS MAIS VISITADAS DA SEMANA

Links da Deep Web 2019

Links da Deep Web 2018

Links da Deep Web

Links Sinistros 152

Alvin York, o Rambo da vida real

A estranha história do Projeto DUGA-3, o "Muro de Chernobyl"

Confira 10 declarações chocantes de serial killers