Fã de 'Breaking Bad' é preso por tentar comprar ricina na Deep Web

em 30/07/2015


Salve galera, hoje voltamos a contar com uma notícia a respeito da famigerada Deep Web. Segundo a BBC, um britânico foi considerado culpado pela Justiça por tentar comprar ricina, um veneno letal, pela deep web, inspirado pela série de televisão Breaking Bad.

Mohammed Ali, de 31 anos e que vive em Liverpool, fechou um negócio em janeiro deste ano com um fornecedor para comprar 500 mg do veneno em pó, o bastante para matar até 1,4 mil pessoas.

Vendedor era da polícia

Mas ele não sabia que o fornecedor, na verdade, era um agente do FBI, a polícia federal americana.

Fechada a compra, o agente do FBI enviou um pó inofensivo para Ali, que foi escondido dentro de um carrinho de plástico.


Ali abriu o pacote, que havia sido tratado com uma substância que fica brilhante debaixo de luz ultravioleta, o que facilitaria a comprovação do crime pela polícia. O britânico foi preso em casa, na manhã seguinte.

O britânico, que tem dois filhos, disse que estava "curioso" e queria testar os limites da dark web. Ele também alegou que não sabia que ricina era ilegal.


"Eu estava interessado na dark web e ricina. Só queria saber porque do escândalo todo. Encontrei vários itens diferentes, de drogas a armas, e outros objetos ilegais. E, porque eu estava assistindo Breaking Bad e estava com ricina na minha cabeça", afirmou.

Na série, o protagonista, Walter White, prepara a ricina e carrega o veneno em um pequeno tubo.


Planos para Usar o Veneno

Os advogados de defesa de Mohammed Ali afirmaram que ele queria a ricina "para fins pacíficos" e um psicólogo disse aos jurados que Ali exibia sinais de Síndrome de Asperger.

Mas a promotora, Sally Howes, afirmou que o britânico era um "aventureiro" que mentiu para a polícia sobre a posse da ricina quando foi preso esperando "escapar".

A promotoria também informou que Ali tinha feito uma lista de coisas para fazer em seu computador que incluía os itens "pagar o cara da ricina" e "conseguir bicho de estimação para assassinar".


Segundo a promotoria uma dose de 500 mg de ricina pode matar entre 700 e 1,4 mil pessoas.

O juiz afirmou que, apesar das provas, não há sinais de que Ali tinha algum plano para fazer um ataque terrorista. A sentença deve ser anunciada apenas em setembro.

Ali já tinha se envolvido antes em vários golpes envolvendo pagamentos, incluindo um esquema para roubar 250 mil libras (cerca de R$ 1,3 milhão) do PayPal.

O que é a Ricina

A ricina é uma proteína presente nas sementes da mamona (Ricinus communis L.), considerada uma das mais potentes toxinas de origem vegetal conhecida. Essa proteína é classificada dentro de um grupo especial de proteínas denominadas RIPs (do inglês Ribosome-Inactivating-Proteins), ou proteínas inativadoras de ribossomos. As proteínas desse grupo são capazes de entrar nas células e se ligar a ribossomos, paralisando a síntese de proteínas e causando morte da célula. Uma semente de mamona contém ricina suficiente para levar uma criança à morte.


A exposição acidental à ricina é altamente improvável. A fabricação da ricina e seu emprego para envenenar as pessoas teria que ser um ato proposital. Se isto for feito, as pessoas podem ficar expostas ao inspirar o pó ou aerossóis (gotículas) de ricina ou ao comer alimentos ou beber água que contenham ricina. Grânulos de ricina dissolvida em líquidos também podem ser injetados no organismo das pessoas. O envenenamento com ricina não é transmitido de pessoa para pessoa por contato.

Não há nenhum teste confiável para confirmar a exposição à ricina. Seu médico terá que verificar se você tem determinadas combinações de sintomas.

Uma exposição a quantidades razoáveis de ricina pode causar sérios danos a órgãos e provocar a morte. Doses inaladas ou injetadas de 500 microgramas (µg) podem levar a morte.

Os sintomas de envenenamento por ricina podem aparecer de 6 a 8 horas após a exposição. A enfermidade causada por esse veneno pode durar dias ou semanas.

Não existe um tratamento específico, o envenenamento por ricina é tratado com cuidados médicos de apoio, tais como auxílio para respirar, administração de líquidos por via intravenosa e medicamentos para tratar o inchaço.

Curiosidades sobre a Ricina

  • Da mesma forma que a abrina e a pulchellina, a ricina é estudada como possível substância ativa de medicamentos, mas também pode ser usada como arma química.
  • Em 1978, durante a Guerra Fria, Georgi Markov, escritor e jornalista búlgaro que vivia em Londres, morreu após ser atacado por um homem que injetou ricina em seu organismo (especificamente em sua perna) com a ponta de um cabo de guarda-chuva. Há relatos de que a substância também foi usada na Guerra Irã-Iraque, durante os anos 80.
  • A atriz americana Shannon Guess Richardson, foi condenada no Texas, a 18 anos de prisão por enviar cartas envenenadas com ricina ao presidente Barack Obama, ao então prefeito de Nova York, Michael Bloomberg, e a Mark Glaze, ex-presidente da associação Prefeitos Contra as Armas Ilegais – um ativista a favor do controle das armas de fogo nos EUA. Shannon foi considerada culpada em dezembro de 2013, por posse de veneno "para ser usado como arma".

Fontes: BBC e Wikipédia

Quando amanhecer, você já será um de nós...


CONFIRA OUTRAS POSTAGENS DO BLOG NOITE SINISTRA




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Topo