NXIVM: A seita de exploração sexual nos EUA

em 01/05/2018


Fome, sexo e humilhação: como era a seita liderada por atriz de Smallville.

Na série "Smallville", Allison Mack interpretou por dez temporadas a independente e ética jornalista Chloe Sullivan. Nos bastidores, a atriz era considerada por seus colegas como "doce, inteligente e gentil", segundo uma reportagem publicada pela Variety. Acusada de liderar uma seita sexual ao lado do guru Keith Raniere, Allison tem revelado uma imagem bem diferente da personagem que a consagrou e do conhecido por pessoas próximas.

A atriz foi presa dia 19 de abril de 2018, em Nova York, apontada como recrutadora de uma seita sexual acusada por tráfico sexual, conspiração e trabalhos forçados. As acusações podem render penas entre 15 anos e prisão perpétua para Allison, que tem 35 anos.

A NXIVM e o DOS

A seita é conhecida por NXIVM (pronuncia-se nexium) e funciona sob uma filosofia que prometia sucesso pleno. Seu idealizador, Keith Raniere, de 57 anos, também foi preso no mês passado. Além de cursos e workshops, a seita tinha um braço mais exclusivo, o DOS. A principal teoria é de que a sigla queria dizer "dominus obsequious sororium", que em latim quer dizer "mestre das mulheres escravas".

Era justamente neste setor mais obscuro que Allison foi convidada a participar como recrutadora.


O Início de Tudo

Em 1998, Keith Raniere e Nancy Salzman fundaram a Executive Success Programs (ESP), uma empresa que oferecia cursos e workshops de coaching e auto-aperfeiçoamento. O sistema baseou-se em uma "amálgama de técnicas terapêuticas", como a hipnose e a programação neurolinguística (PNL). Ambos, Raniere e Salzman foram treinados em PNL, uma técnica conhecida de modificação de comportamento. Não surpreendentemente, a PNL é uma parte importante do controle mental monarca.

"Os programadores usavam PNL antes de ser conhecida como PNL em 1976. (...) Se alguém estuda a PNL, irá achar que os livros de PNL, como o "Livro II de Técnicas Básicas" de Clifford Wright, ensinam as pessoas a criar estados dissociativos que são personalidades alternativas, e que eles ensinam as pessoas a desenvolver diferentes estados mentais e pseudo-personalidades múltiplas. É difícil expressar todos as diferentes ligações que a PNL tem com a Programação Monarca, mas em diferentes momentos, os conceitos de PNL certamente seriam úteis para os manipuladores."
– Fritz Springmeier, The Formula to Create a Mind Control Slave

Em apenas alguns anos, o ESP treinou mais de 3.700 pessoas, incluindo indivíduos de alto escalão, tais como: Sir Richard Branson, magnata empresário bilionário; Sheila Johnson, co-fundadora da Black Entertainment Television (BET); Antonia C. Novello, ex-cirurgiã norte-americana; Stephen Cooper, diretor-presidente interino da Enron; Ana Cristina Fox, filha do ex-presidente mexicano; e Sara e Clare Bronfman, as filhas do herdeiro da fortuna da Seagram.

Keith Raniere com o Dalai Lama em 2009
Poucos anos depois, a ESP mudou o nome para NXIVM e conseguiu vender milhões de dólares vendendo seu sistema de patente pendente chamado "Rational Inquiry". Vendendo cursos de cinco dias por mais de US$ 10.000, a NXIVM é dita fornecer "treinamento em áreas como ética interna, análise lógica e habilidades de resolução de problemas".

DOS: A Seita de Controle Mental

Ao longo dos últimos 20 anos, vários jornalistas expuseram as práticas sádicas e ritualísticas da DOS ("Dominant Over Submissive"). Apesar da gravidade das acusações contra a DOS, a justiça não tomou nenhuma ação contra ela.

De acordo com Frank Parlato, ex-porta-voz da NXIVM, Mack é a segunda líder da DOS. Ela não só recruta escravos, mas teria introduzido castigo corpóreo para a sociedade. Depois de prometer-lhes mais "empoderamento" e atraí-las usando atrizes famosas, a DOS apresenta mulheres a um mundo de trauma e lavagem cerebral inspirado no MKULTRA (Clique AQUI para saber mais a respeito do MKULTRA).

"Detratores dizem que Raniere administra um programa de culto destinado a quebrar seus sujeitos psicologicamente, separando-os de suas famílias e induzindo-os a um mundo bizarro de pretensões messiânicas, linguagem idiossincrática e práticas ritualísticas."
- Forbes, Op. Cit.

"Mais alarmantes foram os relatos de falhas quase psicóticas entre alguns que passaram pelo programa NXIVM, relatos que descreveram o que parecia ser técnicas clássicas de lavagem cerebral, nas quais as pessoas eram separadas de suas famílias e lentamente entravam em colapso psicologicamente."
- Vanity Fair, Op. Cit.

Na DOS, "mestres" são instruídos a recrutar "escravos" ao círculo.

"A submissão e a obediência seriam usadas como ferramentas para atingir esses objetivos, disseram várias mulheres. A irmandade compreenderia círculos, cada um conduzido por um "mestre" que recrutaria seis "escravos", de acordo com duas mulheres. Com o tempo, eles recrutarão escravos próprios."
– New York Times, Inside a Secretive Group Where Women are Branded

"Novos recrutas foram então trazidos para rituais de iniciação que são, na realidade, sessões de tortura para causar dissociação. Em suma, é um controle mental baseado no trauma."

"Em março, a Sra. Edmondson chegou para uma cerimônia de iniciação na casa da Sra. Salzman em Clifton Park, N.Y., uma cidade a cerca de 20 milhas ao norte de Albany, onde o Sr. Raniere e alguns seguidores vivem. Depois de se despir, ela foi levada a uma cerimônia à luz de velas, onde ela tirou a venda e viu as outras escravas da Sra. Salzman pela primeira vez. As mulheres foram conduzidas para uma casa próxima, onde a marca ocorreu."
- New York Times, op cit.

Cerimônia de iniciação

De acordo com a Variety, as mulheres selecionadas passavam por um ritual de passagem. Elas eram marcadas na região pélvica com uma caneta de cauterização. As marcas eram as iniciais KR (Keith Raniere) ou AM (Allison Mack). Durante o procedimento, as pessoas da seita geralmente colocavam suas mãos sobre seu peito e diziam frases como: "sinta a dor" e "pense no seu mestre".

A ex-membro Sarah Edmondson mostra o símbolo que foi marcado em seu corpo
Nuas, elas faziam um voto de lealdade ao seu guru. Sua submissão era reforçada com fotos nuas que eram guardadas pelo grupo.

"Eu chorei o tempo todo. Estava sendo ferida e humilhada. Eu fui queimada e tudo foi filmado", disse a atriz Sarah Edmonson, que deu depoimento em Nova York contra o culto.

Ela ainda disse que foi forçada a dizer "mestre, por favor me marque, será uma honra", além de testemunhar outras mulheres sendo torturadas. "Ela estava gritando como um porco, como um animal sendo marcado com ferro quente", afirmou.

Fome e mais humilhação

A tortura física e psicológica ia muito além do ritual de iniciação. "As escravas de Mack e Raniere eram mantidas por muito tempo sem dormir, magras e sem alimentação que chegavam a parar de menstruar", dizem documentos da justiça norte-americana.

As preferências sexuais de Raniere faziam com que as mulheres tivessem sua alimentação reduzida - ele gostava delas extremamente magras - e as proibia de depilar os pelos pubianos.

Para manter o peso, as escravas possuíam uma dieta de no máximo 800 calorias por dia - a média é de 2000 - e faziam uma intensa rotina de exercícios.

Sem dormir

"As escravas do DOS participavam de 'treinamentos' onde deveriam responder para seus mestres durante o dia e a noite", continua o documento.

Há pelo menos dois relatos de parceiras sexuais de Raniere que o acusam de agressão física. "Ele também fundou um movimento chamado 'Sociedade dos Protetores', que acreditava que humilhar as mulheres ajudaria a erradicar suas fraquezas", diz outra parte do processo.

Entre os itens exemplificados, Raniere fez com que uma de suas escravas bebesse água de uma poça do chão e outra que corresse em direção até uma árvore para bater a cabeça.

Para Raniere, estas "lições" faziam as mulheres superar suas fraquezas, que o culto listava como "incapacidade de manter promessas" e ter uma "natureza superemotiva".

Quem banca isso?

O depoimento de Sarah, primeiro publicado no The New York Times em outubro, mostrou as recrutadoras eram estimuladas a buscar mulheres ricas e famosas para participar do culto. Além disso, seus cultos e palestras que prometiam mostrar o caminho para a felicidade plena tiveram mais de 16 mil participantes nos últimos anos. Tudo isso ajudou a manter o culto sexual funcionando secretamente.

Entre as pessoas que se aproximavam dos "ensinamentos" de Raniere, uma ou outra com mais potencial era escolhida para conhecer os segmentos mais profundos da NXIVM, como foi o caso de Allison Mack.

E Keith Raniere?

Assim que o caso estampou o New York Times, ele fugiu para o México, onde se escondeu na abastada cidade de Puerto Vallarta, juntamente de algumas integrantes de sua seita. Em março, ele foi preso e levado de volta aos Estados Unidos. Por ter diversas as acusações, incluindo de agressão física, ele continua em custódia da polícia até seu julgamento.

Allison Mack e a fiança de US$ 5 milhões



A atriz de "Smallville" pagou o valor milionário e foi liberada para aguardar seu julgamento em liberdade, usando uma tornozeleira eletrônica. Durante o período, Allison, que alegou inocência, só poderá viajar com autorização da justiça, está proibida de usar o telefone celular, internet e se comunicar com membros da NXIVM.

O site da revista People diz que os advogados de Allison estariam trabalhando em um acordo de delação com a promotoria. A atriz estaria interessada em cooperar com a justiça para provar as acusações contra Raniere para tentar diminuir sua pena, que pode variar de 15 anos a perpétua. Seu julgamento será em 3 de maio.
By: Elson Antonio Gomes
Fontes: DanizudoUOL

Quando amanhecer, você já será um de nós...


CONFIRA OUTRAS POSTAGENS DO BLOG NOITE SINISTRA



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Topo