David Berkowitz: O serial killer que recebeu ordens de um cão possuído por demônios

em 26/03/2018


David Berkowitz, conhecido como Filho de Sam, assassinou seis pessoas em Nova York de 1976 a 1977, alegando que recebeu ordens de um cão possuído por demônios. Ele é um dos mais notórios serial killers da América.

Quem é David Berkowitz?

David Berkowitz é um serial killer norte-americano que assassinou seis pessoas em Nova York entre 1976 e 1977, mergulhando a cidade em pânico e desencadeando um dos maiores caçadas na história de Nova York. Conhecido como filho de Sam, Berkowitz foi preso em 10 de agosto de 1977, 11 dias após seu último assassinato.

Vida pregressa

Nascido Richard David Falco para uma mãe judaica empobrecida, ele foi adotado pelos varejistas de lojas de ferragens judeus-americanos Nathan e Pearl Berkowitz quando ele tinha apenas alguns dias de idade. Segundo alguns relatórios, David Berkowitz era uma criança inteligente, mas problemática. Um solitário com uma rara média, mas que muitas vezes atacava outras crianças.

Ele se tornou uma pessoa muito apegada a sua mãe adotiva, sendo profundamente afetado por sua morte quando era adolescente. Aos 18 anos, Berkowitz se juntou ao Exército dos EUA e serviu na Coréia do Sul, onde ele se destacou como um atirador proficiente.

Depois de deixar o serviço em 1974, Berkowitz voltou para a cidade de Nova York. Lá ele conseguiu um emprego como classificador de cartas para o Serviço Postal dos EUA e se estabeleceu em um apartamento em Yonkers. Vizinhos e colegas de trabalho afirmara que ele era solitário e quieto. As pessoas prŕximas não tinham ideia de quão letal era ele.

Os assassinatos do filho de Sam

A matança de Berkowitz começou em 29 de julho de 1976, onde David Berkowitz atirou contra duas mulheres fora de um prédio de apartamentos do Bronx. No momento do ataque, Donna Lauria e Jody Valenti estavam sentadas no carro de Valenti em frente à casa de Lauria. Berkowitz disparou contra as duas mulheres, matando Lauria e ferindo Valenti.

Três meses depois, Berkowitz atacou de novo. Ele atirou em um casal sentado em um carro estacionado, danificando severamente o crânio do homem.

Em novembro, Berkowitz atacou duas adolescentes que caminhavam para casa. Ele atirou em ambas as meninas, deixando uma delas paraplégica. Na época, a polícia não achava que esses tiroteios estavam relacionados.

Em janeiro de 1977, Berkowitz voltou a atacar um casal sentado em um carro durante a noite. Ele caminhou até Christine Freund e seu noivo e atirou duas vezes, atingindo Freund na cabeça. Ela morreu mais tarde por causa dos ferimentos.

Para todos os seus tiroteios, Berkowitz usou uma arma de calibre .44. Como resultado, a polícia criou uma força-tarefa especial para caçar o “assassino de calibre .44”, como ficou conhecido antes de adotar o apelido de “Son of Sam”.

Em Março de 1977, Berkowitz reivindicou outra vítima, Virginia Voskerichian, uma estudante universitária. Ele a matou quando ela voltava para casa da aula. No mês seguinte, Berkowitz matou um casal, Valentina Suriani e Alexander Esau, em um carro estacionado. Na cena do crime, ele deixou uma carta dirigida ao Capitão da NYPD Joseph Borrelli e chamou-se "Filho de Sam" pela primeira vez. Ao longo de sua série assassina, Berkowitz deixou inúmeras cartas perto do corpo de suas vítimas, provocando a polícia. Como resultado, a cobertura da mídia de seus crimes foi generalizada e Berkowitz apreciou os holofotes. Enquanto isso, os nova-iorquinos viviam com medo de ser sua próxima vítima. 

O ataque final de Berkowitz ocorreu nas primeiras horas do dia 31 de julho de 1977. Ele atirou em outro casal, Stacy Moskowitz e Bobby Violante, no Brooklyn. Moskowitz morreu mais tarde, e Violante foi cegado de um olho e perdeu a maior parte da visão no outro de seus ferimentos. Felizmente para a polícia, uma testemunha percebeu algo na cena que ajudou a quebrar o caso.

Detenção e prisão

Na cena do tiroteio de Moskowitz-Violante, uma testemunha viu um homem fugindo em um carro que tinha uma multa de estacionamento pendurada no para-brisa do veículo. Apenas um punhado de de multas foram concedidas naquele dia, e uma delas foi para Berkowitz. A polícia o prendeu em 10 de agosto de 1977. De acordo com The New York Times, Berkowitz disse: "Bem, você me pegou" quando o levaram à custódia.


Durante o interrogatório, Berkowitz explicou que ele realizou os ataques cumprindo ordens de um vizinho seu chamado Sam Carr. Carr teria enviado as mensagens para Berkowitz através de seu cachorro, um labrador possuído por demônios chamado "Harvey". Devido a suas alegações ultrajantes, Berkowitz passou por inúmeras avaliações psicológicas, mas foi declarado “competente” para ser julgado. Em 1978, Berkowitz se declarou culpado dos seis assassinatos, bem como quase 1.500 incêndios que ele havia feito em Nova York. Ele recebeu 25 anos prisão por cada assassinato.

A audiência de Berkowitz foi dramática - ele tentou pular de uma janela do tribunal do sétimo andar ao ouvir a decisão do juiz.

Desde sua prisão, Berkowitz retirou a versão inicial de que teria cometido os crimes motivados por ordens recebidas pelo cachorro, ele alegou “era tudo uma farsa, uma farsa boba” como visto em sua carta de 20 de março de 1979 para seu psiquiatra.

Ele também fez declarações de que ele era membro de um violento culto satânico que orquestrou os assassinatos junto com outros membros do culto, como John e Michael Carr (filhos de Sam Carr). Berkowitz pediu grandes somas de dinheiro para sua história. No entanto, quase todos os estados - incluindo Nova York - já aprovaram leis, às vezes conhecidas como “leis do Filho de Sam”, que impedem que criminosos condenados lucrem financeiramente com livros, filmes ou outros empreendimentos relacionados a seus crimes. Embora haja inúmeras versões da mídia do caso Son of Sam, Berkowitz não recebe royalties ou lucra com qualquer venda de suas obras ou obras de terceiros.

Em 1996, a polícia de Yonkers reabriu o caso de Berkowitz, mas devido à falta de conclusões significativas a respeito de alguns casos não solucionados na época, mas a investigação foi suspensa,  permanecendo até os dias de hoje fechada.

Apesar de ter solicitado várias vezes soltura na condicional, o pedido dele sempre foi negado pelas autoridades.

Berkowitz está cumprindo sua pena em Shawangunk Correctional Facility em Wallkill, Nova York.

'Filho da Esperança'

Enquanto na prisão, Berkowitz tornou-se um cristão evangélico. Em vez de "Filho de Sam", ele agora prefere "Son of Hope” como visto em seu livro, Son of Hope: As Revistas da prisão de David Berkowitz (2006) e apresentado em seu website (dirigida por seus partidários ), porque ele não é permitido acesso à Internet), onde ele fornece um pedido de desculpas às suas vítimas e suas famílias. Na prisão, Berkowitz continua a escrever ensaios de jornal sobre fé e arrependimento, bem como contribuir para projetos baseados na escola para estudantes de psicologia, criminologia e sociologia que querem para aprender mais sobre a mente criminosa e o sistema de justiça criminal.



Em 12 de dezembro de 2017, funcionários da prisão revelaram que Berkowitz havia sido transferido de Shawangunk Correctional Facility para um hospital próximo. Embora os funcionários não ofereçam detalhes médicos específicos, o New York Post e o Times-Union of Albany relataram que Berkowitz estava pronto para ser submetido a uma cirurgia cardíaca.
By: Elson Antonio Gomes
Fonte: Biography

Quando amanhecer, você já será um de nós...


CONFIRA OUTRAS POSTAGENS DO BLOG NOITE SINISTRA



Um comentário:

  1. Outro dia vi um documentário sobre esse criminoso, se não me engane oque ajudou a desvendar esse caso foi o fato de ele ameaçar por cartas um vizinho por causa de um cachorro.

    ResponderExcluir

Topo