Vlado Taneski: O jornalista que escreveu sobre sua própria série de assassinatos

em 10/08/2017


As revelações feitas pelo jornalista a respeito dos crimes que aterrorizavam a cidade de Kicevo continham pequenos detalhes que apenas o assassino teria condições de conhecer.

Vlado Taneski (1952 - 23 de junho de 2008) foi um repórter criminal macedônio. Sua carreira no jornalismo se estendia por mais de vinte anos. Em junho de 2008 Taneski foi preso pelo assassinato de duas mulheres. Os artigos escritos por Taneski sobre os assassinatos despertaram a suspeita da polícia, pois continham informações que não eram divulgadas ao público. Uma vez após testes de DNA Taneski acabou sendo conectado aos assassinatos, ele foi preso em 22 de junho de 2008 e foi encontrado morto em sua cela no dia seguinte após um aparente suicídio.

Detalhes precisos nas matérias e descoberta do DNA do assassino

Os detalhes perfeitamente descritos nas matérias escritas pelo jornalista chamaram a atenção da polícia, isso porque apenas o assassino poderia saber de tais detalhes, logo os investigadores passaram a suspeitar que o jornalista ou era o assassino ou um cúmplice dos crimes. Tais desconfianças acabaram levando Taneski a prisão.


Taneski terminou sua vida se afogando em um balde de água na cela, pouco depois de ter sido acusado de dois dos assassinatos que ele havia descrito de forma tão gráfica. A polícia planejava acusá-lo de um terceiro assassinato, mas foi interrompido por seu suicídio.

Corpo do jornalista/assassino

Suas vítimas foram Zivana Temelkoska, Ljubica Licoska e Mitra Simjanoska. O porta-voz da polícia, Ivo Kotevski, declarou na época: "Todas essas mulheres foram estupradas, molestadas e assassinadas da maneira mais terrível, e temos evidências muito fortes de que Taneski era responsável pelos assassinatos".

Taneski, segundo a polícia, revelou-se como o assassino com suas descrições dos assassinatos. Ele parecia estar por dentro de informações que apenas o assassino conhecia. Em seus artigos, Taneski referenciou o tipo exato de cabo telefônico que era usado para estrangular e amarrar suas vítimas, um pequeno detalhe que não teria sido divulgado aos jornalistas.

"Vlado Taneski não admitiu nem desmentiu ser o assassino. Ele mostrou muito sangue-frio durante os interrogatórios", disse a polícia de Kicevo, 130 km ao sudoeste da capital.


As suspeitas da polícia se confirmaram quando o DNA de Taneski foi comparado com o DNA coletado do esperma encontrado em duas das vítimas. Essa era a confirmação que a polícia precisava para pedir a prisão do suspeito.

O assassino de domésticas

As vítimas de Taneski tinham várias semelhanças: todas tinham idade entre 56 e 65 anos, e todas foram brutalmente espancadas antes de serem estranguladas com um cabo de telefone. Seus corpos foram descobertos embalados em plástico e descartados em torno da cidade de Kicevo. Todas as mulheres tinham trabalhado de faxineiras, o mesmo trabalho que a mãe falecida de Taneski tinha feito por anos.



Lobo fantasiado de cordeiro

Aqueles que conheceram Taneski disseram que ele tinha uma grande habilidade para escrever sobre crimes. Antes da sua prisão, seus editores ficaram impressionados com o conhecimento dos crimes. Um repórter no diário Nova Makedonija disse que Taneski chamou e lançou a história em 18 de maio de 2008, logo após Temelkoska foi morto.

Nenhum de seus colegas ou amigos poderia acreditar que ele era capaz de ter cometido os atos horríveis descritos. Eles o descreveram como "incrivelmente discreto e suave". Sua esposa e mãe de seus dois filhos, casada com Taneski há 31 anos, disse a uma estação de TV local que seu casamento não tinha problemas e que era um casamento "ideal".

Mas Taneski aparentemente escondeu segredos obscuros. A polícia encontrou uma grande coleção de materiais pornográficos em sua casa de verão e revelou que ele tinha um relacionamento problemático com sua mãe. Seu pai cometeu suicídio em 1990, levando a um novo declínio no relacionamento com sua mãe. Além disso, colegas revelaram que, apesar de ser um escritor talentoso, Taneski havia perdido o trabalho na equipe de um jornal nacional, deixando-o sob pressão financeira imensa para vender histórias como freelance.



"Há um simbolismo evidente no fato de que sua mãe, como as vítimas, serem faxineiras", disse Antoni Novotni, um professor que dirige a clínica psiquiátrica em Skopje.

Novotni acrescentou que, em algum nível, Taneski pode ter querido ser pego. "Talvez ele visse como uma forma de resolver seus problemas internos e se livrar do peso que veio matar essas mulheres", disse ele.

As autoridades acreditavam que Taneski também estava envolvido no assassinato de uma mulher de 78 anos que desapareceu em 2003. Seu corpo nunca foi encontrado.
By: Elson Antonio Gomes

Fonte: TLU / G1

Quando amanhecer, você já será um de nós...


CONFIRA OUTRAS POSTAGENS DO BLOG NOITE SINISTRA



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Topo