Poucos cadáveres foram encontrados quando drenaram as Cataratas do Niágara

em 10/02/2017


Durante vários meses, em 1969, a torrente de água correndo sobre as Cataratas Americanas, uma das três cachoeiras que compõem as Cataratas do Niágara, foi reduzida a pouco mais do que um fio d'água. As Cataratas Americanas são reconhecíveis pelo imenso depósitos de rochas não consolidados - conhecidos como tálus em geologia - em sua base.

No final dos anos 1960, as preocupações estavam centradas no fato de que crescendo esse acúmulo mais rochas poderiam erodir as quedas completamente. Por esse motivo a catarata foi drenada, pois assim estudos poderiam ser realizados. Foi então que, para estudar a composição geológica das quedas e evitar sua potencial destruição, uma comissão conjunta norte-americana decidiu desaguá-las por cinco meses.

Com a queda da água seca um estranho fato foi constatado: poucos corpos foram encontrados no leito rochoso. As cataratas do Niágara são uma das mais belas atrações turísticas da América do Norte, e uma das mais visitadas. Porém o lugar é palco de muitas mortes também, seja por acidentes ou suicídios, e muitos dos corpos de pessoas que perderam a vida nas cachoeiras nunca mais veio a tona, por esse motivo o baixo número de cadáveres encontrados acabou sendo surpreendente.

Quando secaram as cataratas


Durante três dias, em junho de 1969, mais de 1.200 caminhões despejaram quase 28.000 toneladas de brita em uma barreira a montante das quedas, desviando o fluxo do Rio Niágara das Cataratas Americanas em direção a muito maior Cataratas Canadenses (Horseshoe).


Com as quedas secas pela primeira vez em milênios, o Corpo de Engenheiros do Exército dos EUA começou sua pesquisa.

Enquanto os engenheiros perfuravam o leito do rio para mapear e apalpar as tensões, falhas e pressões da rocha, turistas empolgados corriam pela extensão seca, coletando moedas jogadas na água durante décadas.

Instrumentos foram plantados para monitorar movimentos de rochas em vários locais, parafusos de aço e cabos foram instalados para estabilizar as rochas e buracos de drenagem foram perfurados para aliviar a pressão hidrostática em vários pontos.

Quanto às rochas acumuladas na base das quedas, a opinião popular era que devia ser deixada a natureza as depositou. Embora os engenheiros determinaram que seria viável removê-las, a comissão concordou que seria um desperdício para uma meta puramente estética.

Em novembro de 1969, a barreira foi lentamente sendo removida, e as Cataratas Americanas voltaram a rugir, mas elas podem ser drenadas novamente em breve, já que duas passarelas em mau estado de conservação logo acima das quedas precisam ser substituídas.

Cadáveres encontrados

Durante o período em que a queda da água esteve seca, apenas dois cadáveres foram descobertos, número considerado por alguns observadores surpreendentemente baixo dado as histórias de acidentes e suicídios que aconteciam ali.

O homem visto na foto acima se chama Robert Overacker e tentou descer uma das cachoeiras com um jet ski, seu corpo foi resgatado por trabalhadores do barco de turismo.
Uma estimativa aponta que cerca de 5000 corpos foram encontrados no pé das quedas desde 1850, e que cerca de 40 pessoas são mortas todo ano afogando-se nas cataratas, muitas delas por suicídio. Dados oficiais afirmam que cerca de 20 a 25 pessoas se suicidam nas cataratas todos os anos.

Esse rapaz de caiaque também teria morrido em uma das quedas da água
As cataratas do Niágara atraíram muitos aventureiros que, de diferentes formas, resolveram descer a queda da água.  Algumas destas tentativas resultaram em acrobacias bem-sucedidas, porém outras se tornaram graves acidentes, alguns deles fatais. A primeira pessoa que se teve notícia que desceu as Cataratas foi Annie Edson Taylor, a qual utilizou um barril para descer em 1901.

Fotos das cataratas do Niágara secas

Abaixo os amigos e amigas podem conferir algumas fotos que mostram as cataratas secas.









Fontes: MDig e Wikipédia

Quando amanhecer, você já será um de nós...

Noite Sinistra no YouTube

Gostaria de convidar os amigos e amigas a darem uma conferida no canal Noite Sinistra no YouTube, onde vocês podem encontrar várias matérias interessantes. Para acessar basta clicar no banner abaixo.

Acesse o canal Noite Sinistra no YouTube

Não deixem de se inscrever!!!



CONFIRA OUTRAS POSTAGENS DO BLOG NOITE SINISTRA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Topo