Bolas de neve gigantes aparecem em praia da Sibéria

em 08/11/2016


Moradores do Golfo de Ob, no noroeste da Sibéria (Rússia), foram surpreendidos neste sábado com milhares de bolas de neve espalhadas pela praia. Um trecho de aproximadamente 18 km do litoral amanheceu coberto pelas esferas de gelo de diferentes tamanhos.

Algumas chegavam a 1 m de circunferência.

Segundo especialistas, trata-se de um raro fenômeno ambiental a partir do qual pequenos pedaços de gelo se formam, são transportados pelo vento e pela água e se agrupam em bolas de neve gigantes.

Moradores do vilarejo de Nyda, localizado na Península de Yamal, perto do Ártico, dizem que nunca haviam visto nada parecido.

Em entrevista à TV russa, Sergei Lisenkov, porta-voz do Instituto de Pesquisa do Ártico e da Antártica, explicou o fenômeno.

"Por definição, em primeiro lugar, há um fenômeno natural ─ o gelo. A partir daí, temos os efeitos do vento, do leito das águas do mar, e das condições de temperatura", enumera ele.

"Essa combinação resulta na formação de bolas como essas", acrescenta.

Uma cena parecida foi testemunhada no Golfo da Finlândia em dezembro de 2014, e no Lago Michigan (EUA) um ano depois, informou o site de notícias russo Ura.ru.





Fonte: BBC

Quando amanhecer, você já será um de nós...


CONFIRA OUTRAS POSTAGENS DO BLOG NOITE SINISTRA



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Topo