Imagens de torturas no centro de detenção juvenil Don Dale chocaram a Austrália

em 27/07/2016


Fotos e vídeos divulgados por um canal local de televisão que mostram adolescentes nus, feridos e acorrentados em um centro de detenção juvenil no norte do país desataram a indignação da opinião pública. Em uma das imagens é possível ver um jovem encapuzado e algemado a uma cadeira de imobilização. O centro de detenção Don Dale foi fechado em 2015.

Mas as imagens acabaram sendo divulgadas pelo programa Four Corners, do canal ABC, levantando questões sobre uma possível cultura institucionalizada de abuso em centros penitenciários do Território do Norte, distrito administrativo que cobre parte do norte da Austrália.

Repercussão no governo

O primeiro-ministro da Austrália, Malcolm Turnbull, anunciou a abertura de investigação sobre o tratamento de jovens no sistema correcional daquela parte do país. "Como todos os australianos, estou profundamente emocionado, consternado e horrorizado pelas imagens de maus tratos no centro Don Dale", disse Turnbull.

O procurador-geral do Território del Norte, John Elferink, foi destituído do cargo.


O que o programa mostrou

Grande parte do programa se centrou no tratamento de um jovem que foi agredido, despido e colocado em isolamento entre 2010 e 2012, quando tinha entre 13 e 14 anos. Em certo momento o jovem foi transferido a uma prisão de adultos e atado a uma cadeira de imobilização, encapuzado por quase duas horas.

Leia Mais: Tortura e morte no Reformatório Arthur G. Dozier


O jovem também estava entre um grupo de sete jovens que em 2014 foi atacado com gás lacrimogêneo no centro. O sistema correcional do Território do Norte, segundo esses informes, foi alvo de várias acusações de maus tratos.


Responsabilização

O chefe de governo do Território do Norte, Adam Giles, assumiu a responsabilidade pelo ocorrido nos centros de internação. Ele disse que as imagens o deixaram "surpreso e enojado" e reiterou a defesa de uma investigação de alto nível.

Leia Mais: Lauren Kavanaugh, a menina que viveu 5 anos em um armário


"Uma comunidade foi julgada pela forma como trata suas crianças e sérias questões foram colocadas, afirmou Giles. O advogado John Lawrence comparou o tratamento dos jovens em Don Dale com os métodos da base americana de Guantánamo, em Cuba, que abriga suspeitos de terrorismo.

"Estamos falando de crianças acorrentadas com algemas nos tornozelos, punhos e cintura. Isso está acontecendo na Austrália em 2016", disse o advogado ao programa de TV.

O chefe de governo do chamado Território do Norte da Austrália, Adam Giles (ao centro), disse que as denúncias serão investigadas com profundidade
"Se um de nós tratasse nossos filhos dessa maneira provavelmente seria acusado de um crime e as crianças seriam separadas de nós", acrescentou.

Fonte: BBC

Quando amanhecer, você já será um de nós...


CONFIRA OUTRAS POSTAGENS DO BLOG NOITE SINISTRA



Um comentário:

  1. Só se sabe falar da "suposta" violência policial nos EUA contra negros - uma mentira pegada. E as verdades? Continuam encapuçadas.

    ResponderExcluir

Topo