Astrônomos descobrem mensagem em código Morse nas dunas de Marte

em 13/07/2016


A NASA descobriu, nas dunas de Marte, uma série de pontos e traços que se parecem com uma mensagem em código Morse. Apesar de não ser a primeira vez que a agência espacial se depara com o enigma, esta é a primeira vez que eles conseguem vê-lo com clareza suficiente.

Antes de mais nada: não, não se trata de um pedido de socorro de Matt Damon ou de um alienígena querendo se comunicar. A NASA informou que os pontos e traços foram formados pelo vento marciano. Em um comunicado, a agência disse que os sinais estão evidentes porque estão inseridos em uma depressão circular natural, ou seja, a quantidade de areia acumulada no local facilita a “brincadeira” do vento.

Em uma nota oficial enviada à imprensa, a NASA explicou: “O que torna os padrões nesta duna tão proeminentes é o fato de que foram encontrados dentro de uma depressão circular natural, o que significa que há uma quantidade limitada de areia disponível para ser empurrada pelos ventos locais”.

Segundo a cientista planetária Veronica Bray, que traduziu a “mensagem” no site Gizmodo, os pontos e traços significam: “Nee ned zb 6tnn deibedh siefi ebeee ssiei esee seee !!” Ou seja, nada — do ponto de vista linguístico. Mas muito sobre a geologia do local.

Apesar de saber que são formações de vento, os geofísicos não sabem ao certo como as dunas adquirem estas formas. Eles acreditam que elas se formem quando algo interrompe a produção de dunas lineares, mas ninguém sabe o quê. Essa é a razão pela qual eles estão pesquisando o lugar, na esperança de saber mais sobre a possibilidade de habitação.

A imagem foi feita com a câmera de alta resolução que está a bordo da sonda Mars Reconnaissance Orbiter, que fotografa o planeta vermelho há dez anos — a simpática sonda Curiosity continua com seus problemas existenciais.

Veja a imagem em close:


Fonte: Galileu

Quando amanhecer, você já será um de nós...


CONFIRA OUTRAS POSTAGENS DO BLOG NOITE SINISTRA



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Topo