Segundo estudo Ateus têm comportamentos típicos de “psicopatas” e pessoas religiosas são menos inteligentes

em 02/04/2016


Um estudo está provocando uma grande polêmica nos EUA, pois os resultados dessa pesquisa apresentam conclusões a respeito de dois grupos contrários: Ateus e Religiosos. De acordo com a nova pesquisa da Cape Western Reserve University em Ohio, EUA, ateus tendem a pensar da mesma maneira fria e calculista, típica dos psicopatas, ao passo que as pessoas religiosas são mais abnegadas, porém menos inteligentes.

Os pesquisadores realizaram oito experimentos interligados, para investigar como os cérebros dos ateus e religiosos diferem em seu funcionamento.

Os pesquisadores agora acreditam que existem duas “redes” no cérebro — uma dedicada ao pensamento frio e analítico e outra mais inclinada a um pensamento social e “moral”.

Os ateus costumam evitar uma maneira de pensar mais social — e nesse processo, se tornam mais propensos a manifestar um comportamento egoísta e impulsivo, típico dos psicopatas.

As pessoas religiosas não costumam adotar uma conduta analítica, e isso significa — como já foi demonstrado por alguns estudos — que elas tendem a ser menos inteligentes.

“Evitar uma visão mais naturalista do mundo permite aprofundar o lado social ou emocional”, diz o Dr. Tony Jack.

“E isso pode ser a chave para explicar porque sempre existiram as crenças no sobrenatural, em toda a história das culturas.”

“Mas segundo o nosso entendimento do cérebro, passar a ter fé e crer nos valores sobrenaturais, evitando uma maneira crítica ou analítica de pensar, nos ajuda a alcançar uma maior perspectiva social e emocional.”

O Professor Richard Boyatzis, da Case Western Reserve University, disse: “Uma corrente de pesquisa em psicologia cognitiva mostrou que as pessoas que têm fé (que são religiosas ou têm uma forte espiritualidade) não são tão inteligentes quanto as demais.”

“Nossos estudos confirmam essa relação estatística, mas também demonstraram que as pessoas que têm fé são mais pró-sociais e demonstram mais empatia.”

Fonte: Yahoo

Quando amanhecer, você já será um de nós...


CONFIRA OUTRAS POSTAGENS DO BLOG NOITE SINISTRA



5 comentários:

  1. Do jeito que nosso país é "laico" (bem entre aspas mesmo), é capaz desse estudo gerar polêmica se virasse manchete.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estado laico significa que o estado não deve beneficiar nenhuma religião específica.
      Não significa que ele deva proibir as manifestações religiosas e promover o ateísmo.
      Assim como o religioso odiaria ser fuzilado por ser religioso tenho certeza que o ateu tambem odiaria ser queimado por ser ateu.
      De nada.

      Excluir
  2. Aaaahhhh, o Estado Laico. Quem dera fosse respeitado.
    Mas olha essa outra pesquisa aqui:

    http://brasil.elpais.com/brasil/2015/11/05/ciencia/1446717405_450204.html

    ResponderExcluir
  3. Eu andei pesquisando na internet que paises como Noruega,Suécia e Dinamarca são paises com maior concentração de ateus no mundo .

    ResponderExcluir

Topo