Le Café de L’Enfer: O café do inferno

em 25/09/2015


Em diferentes lugares ao redor do mundo, seja em pequenas ou grande cidades, bares e restaurantes temáticos vem ganhando espaço no gosto popular. Sua decoração e atrações que fogem dos padrões frios e globalizados das grandes redes do ramo, acabam angariando cada vez mais seguidores e admiradores. Mas engana-se quem pensa que essa é uma prática recente. No século XIX Paris já possuía alguns cafés interessantes, com temáticas pra lá de originais. Esse é o caso do Le Café de L’Enfer, que será o tema da postagem de hoje.

Le Café de L’Enfer também conhecido como Cabaret de L'Enfer, era um cabaré na vizinhança do Moulin Rouge, no bairro da "Luz Vermelha" de Paris. Foi inaugurado no final do século XIX e funcionou até a metade do século XX, mais precisamente até 1952. Até aí normal, seria como muitos outros cabarés parisienses, se não fosse o fato peculiar de sua temática de decoração: o próprio Inferno.


Com almas perdidas se contorcendo em suas paredes e uma enorme cabeça de diabo com olhos esbugalhados na frente do estabelecimento, o café do inferno pode ter sido um dos primeiros, e mais impactantes, restaurantes temáticos do mundo. De acordo com visitantes, o porteiro era caracterizado de satanás e recebia a todos os clientes com um saudoso e hospitaleiro "Entre e que seja maldito!" Os garçons também eram caracterizados como demônios. O pedido de "três cafés pretos acompanhados com conhaque" era transformado pelo garçom em "Três pára-choques ardentes de pecados de fundição, com uma pitada de intensificador de enxofre!"



Imagina-se o burburinho que a decoração do local não deve ter causado na sociedade parisiense da época. Se hoje em dia o local seria alvo de ataques de grupos religiosos e dos defensores do politicamente correto, imagina como foi esse relação naquela época. Pessoas que se sentem ofendidas pelo local, deveriam evitar contato com o mesmo, porém não é assim que funciona certo?


O interessante é que ao lado do "Le Café de L’Enfer" existia um outro café, o "Le Ciel" (o céu). Céu e inferno dividindo a mesma vizinhança na cidade francesa. Mas os antigos frequentadores afirmavam que o inferno era mais divertido.

Café do Inferno e do Céu lado a lado







Quando amanhecer, você já será um de nós...

Não deixe de dar uma conferida nas redes sociais do blog Noite Sinistra...

 Siga o Noite Sinistra no Twitter   Noite Sinistra no Facebook   Comunidade Noite Sinistra no Google +   Noite Sinistra no Tumblr

CONFIRA OUTRAS POSTAGENS DO BLOG NOITE SINISTRA




VOLTAR PARA A PÁGINA INICIAL...

4 comentários:

  1. Adoraria conhecer esse café! Adoro lugares temáticos e místicos. Será que ele ainda existe?
    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que não existe mais...infelizmente...mas tb me amarro nesse tipo de ambiente...e em lugares assim todo caracterizados e tals...

      Excluir
  2. Adoraria conhecer esse café! Adoro lugares temáticos e místicos. Será que ele ainda existe?
    Abraços.

    ResponderExcluir

Topo