Lajedo de Pai Mateus - Paraíba

em 03/03/2015


Saudações amigos e amigas. Hoje volto a trazer uma postagem da série “Histórias e Lendas Brasileiras”. O texto abaixo fala de um lugar localizado na região do Cariri Paraibano, e que leva o nome de Lajedo de Pai Mateus. Esse curioso lugar é um importante centro do turismo local por conta das suas pedras em formatos peculiares, isso sem contar que algumas pedras emitem som de metal quando chocadas contra outras pedras do local, e foi justamente isso que me chamou a atenção.

A forma e o posicionamento das rochas me chama muito a atenção, afinal de contas os amigos e amigas que acompanham o blog ha algum tempo já devem ter lido aqui postagens que falam de mistérios históricos e arqueológicos espalhados por diversos pontos do nordeste brasileiro, isso sem contar nas lendas que falam de povos antigos desenvolvidos, mundos subterrâneos e até de visitas de povos antigos, como os Sumérios e Fenícios, ao nordeste brasileiro. Para quem não leu nenhuma dessas postagens, e se interessar pelo assunto, ao final desse texto poderá encontrar alguns links que redirecionaram o leitor (a) para algumas dessas postagens. Nem todos os usuários do blog Noite Sinistra compartilham dessa minha paixão por esse assunto (paixão que muitos chamam de maluquice), para esses leitores sugiro que tomem essa postagem apenas pelo caráter de curiosidade mesmo. Já os demais leitores que compartilham dessas ideias de que o Brasil foi um local amplamente agitado na história antiga, logo correlacionarão as imagens das formações do Lajedo de Pai Mateus a esse tipo de tema.



As enigmáticas formações rochosas

O Lajedo de Pai Mateus é uma formação rochosa localizada na cidade de Cabaceiras, no estado da Paraíba. É composto com grandes pedras arredondadas (chegam a pesar 45 toneladas) que destacam-se sobre o chão de pedras e a vegetação escassa da região do Cariri Paraibano.

Leia Mais: As Ruínas de Igatu - A Machu Picchu Brasileira.


Além das estranhas formas, muitas das pedras estão empilhadas e até perfuradas, criando belas e enigmáticas grutas. Algumas pedras em particular chamam a atenção dos turistas, pois estas ao receberem pancadas de outras pedras emitem um som metálico (ver vídeo ao final da postagem).


Existe uma lenda local que fala sobre um curandeiro ermitão, chamado Pai Mateus, que viveu em meados do Século XVIII. Pai Mateus era um curandeiro local e viveu em meio a uma formação rochosa em formato de “prato de sopa” invertido.


Esse lugar, hoje chamado de Lajedo de Pai Mateus, é uma elevação rochosa de 1,5 km², sobre a qual estão dispostos mais de 100 imensos blocos arredondados de granito. Existem poucas regiões do mundo com características geológicas semelhantes ( Devil's Marbles no Outback Australiano, Erongo Mountains na Namíbia e a região do Hoggar na Argélia). Apesar de desprezada pelo turismo em larga escala no Brasil, conta sempre com visita de estrangeiros e estudiosos (geólogos, geógrafos, arqueólogos...). Isso por que se não bastasse a característica praticamente única da região, os blocos em formato de capacete contam com inscrições rupestres e outros vestígios deixados pelos antigos habitantes da região. Nas paredes do grande abrigo rochoso, onde a lenda diz ter vivido o Pai Mateus, encontramos várias dezenas de impressões de mãos humanas, lembrando vagamente a Cueva de lãs Manos na Argentina (clique AQUI para ler).


O Lajedo de Pai Mateus, foi usado como "centro cerimonial ou local sagrado" pelos povos indígenas pré-históricos que habitaram a região por pelo menos 10.000 anos, e por isso muitas pessoas hoje, encontram um certo “misticismo” em suas pedras. Sua "energia positiva" não passa despercebida pelos visitantes com alguma sensibilidade ou "abertos" para esse tipo de experiência mística. Mas independente deste lado, o lajedo é sim uma região especial com um visual único e belo em uma região marcada pela aspereza da natureza e a doçura de seus nativos.


Segundo estudos a formação rochosa peculiar é fruto do desgaste do solo ao longo de milhões de anos, em função de fissuras naturais e grandes variações de temperatura. Em algumas pedras são encontradas pinturas rupestres atribuídas aos índios cariris, que viveram na região há cerca de 12 mil anos.



O lajedo fica a cerca de 25 km da cidade de Cabaceiras (acesso por estrada de terra) e está situado dentro de uma propriedade particular, o Hotel Fazenda Lajedo Pai Mateus.

Reportagem do SBT

Confira abaixo uma reportagem feita pelo SBT no local. Nesse vídeo os amigos e amigas poderão conferir uma série de imagens interessantes, além da pedra que emite som de metal.


Ou clique AQUI para acessar o vídeo diretamente do You Tube.

Fontes: Manual do Mochileiro Liso, Wikipédia e Reno

Quando amanhecer, você já será um de nós...

Não deixe de dar uma conferida nas redes sociais do blog Noite Sinistra...

 Siga o Noite Sinistra no Twitter   Noite Sinistra no Facebook   Comunidade Noite Sinistra no Google +   Noite Sinistra no Tumblr

CONFIRA OUTRAS POSTAGENS DO BLOG NOITE SINISTRA




VOLTAR PARA A PÁGINA INICIAL...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Topo