Os Cavaleiros do Círculo Dourado

em 15/02/2015


Saudações amigos e amigas, hoje voltaremos a falar de uma Sociedade Secreta. No texto abaixo abordaremos uma sociedade criada nos EUA chamada Os cavaleiros do círculo dourado, ou  Knights of the Golden Circle (KGC).

O KGC é uma sociedade secreta que floresceu nos EUA durante a guerra civil americana. Seu objetivo inicial era defender os interesses dos estados do sul. Ao final da guerra civil, em 1865, a ordem foi reformulada, passando a usar o nome de "A ordem dos filhos da liberdade", usando o mesmo nome do grupo de patriotas que estiveram envolvidos no processo de independência dos EUA.

Registros da convenção dos KGC realizada em 1860 afirmam que a organização "se originou em Lexington, Kentucky, no dia 4 de julho de 1854. A ordem teria sido fundada por cinco amigos que atenderam um apelo feito pelo general George Bickley. Ele organizou o primeiro castelo, ou o ramo local, em Cincinnati em 1854. Perseguido pelos credores, Bickley deixou Cincinnati no final dos anos 1850 e viajou através do Leste e do Sul, promovendo uma expedição ao México.

Objetivos

Alguns pesquisadores acreditam que o objetivo do KGC era preparar o caminho para a anexação de um "círculo dourado" dos territórios do México, América Central e Caribe para a inclusão nos Estados Unidos como Estados escravos. Os KGC recrutaram a maioria de seus membros na Sudoeste dos EUA, Texas, Território do Novo México e Califórnia.


Mas, uma vez que a guerra civil começou, o grupo mudou seu foco do colonialismo para apoio fervoroso do recém-criado governo da Confederação. Os cavaleiros logo tiveram milhares de seguidores, muitos dos quais formaram exércitos de guerrilha e começaram a atacar as fortalezas da União no Ocidente. Nos estados do Norte, a misteriosa ordem tinha um impacto maior ainda. Muitos jornais e figuras públicas envolvidas em caça às bruxas, onde acusaram supostos simpatizantes do Sul, incluindo o presidente Franklin Pierce, de serem membros dos Cavaleiros do Círculo Dourado.


Ao contrário da maioria das sociedades secretas, o Círculo de Ouro não só preocupou-se com reuniões clandestinas e planos misteriosos. Em vez disso, o grupo formou exércitos, a fim de transmitir a sua agenda pela força. Em 1860, um grupo de cavaleiros fez uma tentativa fracassada de invadir o México. Durante a guerra, eles roubaram diligências e tentaram um bloqueio do porto de São Francisco. Outro grupo dos Cavaleiros do Círculo Dourado ainda conseguiu rapidamente tomar o controle do sul do Novo México.

Teorias da Conspiração

Alguns historiadores e teóricos da conspiração afirmam que ao final da guerra civil os KGC se tornaram de fato uma sociedade secreta. Antes as ações e atuação do grupo eram explícitas e de conhecimento geral, mas após o final da guerra eles acabaram se recolhendo e agindo nos bastidores.


Uma dessas teorias afirma que os Cavaleiros do Círculo Dourado agiram por muitos anos tentando dar vida a uma nova revolta separatista. Segundo o programa  "America Unearthed: episódio "Secret Assassins de Lincoln", do History Channel, o famoso bandido  James-Younger Gang, teria contribuído com grande quantidade de dinheiro oriunda de seus saques, para que houvesse a Segunda Guerra Civil Americana, porém nenhuma evidência indiscutível foi apresentada. Nesse episódio o programa fala também das suspeitas de que o atentado que tirou a vida de Lincoln teria sido planejado pela ordem dos Cavaleiros do Círculo Dourado.

O Los Angeles Times apresentou uma história na qual fala-se que membros KGC enterraram moedas de ouro que seriam usadas para financiar essa segunda guerra civil, em diversos estados Norte Americanos.

Não se sabe se a ordem deixou de existir ao longo dos anos, ou se ela continua agindo nos bastidores.

Referências na cultura popular

Os Cavaleiros do Círculo Dourado aparecem em vários programas, filmes e até quadrinhos nos EUA ao longo dos últimos anos.
  • A KGC são os vilões do quadrinho Batman: Detective No. 27 (2003) por Michael Uslan e Peter Snejbjerg.
  • A KGC são retratados como conspiradores do assassinato de Lincoln no filme National Treasure 2: Livro dos Segredos (2007).
  • Na novela Rainha das Minas do Norte (2011), um grupo da KGC intercepta um carregamento de ouro de Nevada County, Califórnia, a caminho de San Francisco.
  • No romance The Letter Lincoln (2012), de William Martin, a KGC é um grupo de conspiradores em Washington, DC , durante a Guerra Civil.
  • A KGC são uma parte fundamental da novela The Fifth Killer de Brad Meltzer.

Quando amanhecer, você já será um de nós...

Não deixe de dar uma conferida nas redes sociais do blog Noite Sinistra...

 Siga o Noite Sinistra no Twitter   Noite Sinistra no Facebook   Comunidade Noite Sinistra no Google +   Noite Sinistra no Tumblr

CONFIRA OUTRAS POSTAGENS DO BLOG NOITE SINISTRA



Links Relacionados:

VOLTAR PARA A PÁGINA INICIAL...

3 comentários:

  1. Cavaleiros do Círculo Dourado?...hummmm...pelo nome ve ser uma dessas ongs de defesa dos direitos dos homossexuais e bibas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Era só ter dado uma lida rápida no texto que vc saberia do que se trata...sem necessidade de fazer graça...

      Excluir
  2. Texto interessante... pesquisei mais a fundo e descobri que o próprio Jesse James pode ter sido um membro da KGC :D

    ResponderExcluir

Topo