Múmia é descoberta dentro de estátua de Buda

em 24/02/2015


Salve galera atormentada. Múmias é um assunto que atrai muito a minha atenção, não sei explicar o motivo, mas é um tema que muito me agrada. Nas últimas semanas pudemos ver alguns textos internet afora falando de múmias orientais, muito disso graças a descoberta de uma múmia na Mongólia (ver abaixo), mas essa semana o assunto Múmias, voltou a ser tema dos sites de notícia na internet brasileira, pois restos mumificados de um monge foram encontrados envoltos em uma estátua de Buda que remonta ao século 11 ou 12.

Erik Bruijn, especialista em Budismo, conduziu o estudo que determinou que a múmia foi do mestre Liuquan, que pertencia à Escola de Meditação Chinesa.

A tomografia computadorizada e outras análises foram realizadas pelo Centro Médico Meander do Museu Drents, na Holanda.


Antes da verificação, sabia-se que havia uma múmia dentro da estátua. Após a análise dos pesquisadores, eles descobriram que os órgãos do monge haviam sido removidos de seu corpo, segundo o blog Colossal.

Faixas de papel cobertos com escritas chinesas foram descobertas ao lado do monge. Após a verificação, a múmia foi levada para Budapeste, onde estará em exposição no Museu de História Natural Húngaro até maio de 2015.


De acordo com o International Business Times, muitos budistas praticantes acreditam que múmias, como a do mestre Liuquan, não estejam realmente mortas, e sim, em avançado estado de meditação.


Algumas múmias estranhas

Em janeiro, restos mumificados de um homem, aparentemente meditando na posição de lótus, foram descobertos na Mongólia. Acredita-se que a relíquia humana possua em torno de 200 anos de idade, e foi preservada na pele animal. Chegou-se a cogitar que a múmia pudesse até estar viva (clique AQUI para entender)


A especulação inicial é de que a múmia poderia ser um professor Lama, chamado Dashi-Dorzho Itigilov. Nascido em 1852, ele foi um Buryat Lama da tradição budista tibetana, sendo reconhecido pelo estado natural de seu corpo.

Aqui no blog já foi abordado um texto falando da prática budista chamada Sokushinbutsu, que levaria o monge a se auto enterrar vivo (clique AQUI para entender melhor).


A América do Sul também possui as suas múmias. Na verdade ao pés da cordilheira dos Andes foram encontradas algumas das múmias mais impressionantes e bem conservadas do mundo (clique AQUI para entender melhor).



Quando amanhecer, você já será um de nós...

Não deixe de dar uma conferida nas redes sociais do blog Noite Sinistra...

 Siga o Noite Sinistra no Twitter   Noite Sinistra no Facebook   Comunidade Noite Sinistra no Google +   Noite Sinistra no Tumblr

CONFIRA OUTRAS POSTAGENS DO BLOG NOITE SINISTRA




VOLTAR PARA A PÁGINA INICIAL...

2 comentários:

  1. meditou tanto que virou pedra, isso q é fé... O bom é q ele consegui alcançar o estado de Buda, literalmente.

    ResponderExcluir

Topo