Pessoas esquizofrênicas não conseguem assistir essa animação

em 08/10/2014


Ao longo de muito tempo as ciências que estudam a mente humana tentam criar testes e recursos para facilitar a detecção de possíveis distúrbios mentais nos pacientes. Uma dessas técnicas consiste no uso de uma ilusão, que seria muito incômoda para pessoas que possuem algum tipo de esquizofrenia. A ilusão conhecida como cara oca e explora uma das propriedades mais conhecidas de nosso cérebro: completar aquilo que vê em função do que está habituado a ver.

A ilusão consiste basicamente de uma máscara pintada com um rosto no seu lado convexo (o que sobressai) e outro pelo côncavo (o interior). Quando vemos a imagem, e ainda que saibamos onde está o truque, não podemos evitar que a parte oca da máscara nos pareça uma cara que sobressai. É um truque muito potente, só vendo o vídeo para entender:

Há alguns anos os neurocientistas comprovaram que determinado tipo de pacientes, que padecem esquizofrenia, são incapazes de ver o truque. De alguma maneira, seus processos cerebrais diferem do resto e não caem no engano que ilude todos os demais, até ao ponto de que em alguns casos tenham utilizado esta ilusão óptica para reforçar um diagnóstico.

Para comprová-lo, a equipe de Danai Dima, da Universidade Médica de Hannover, e Jonathan Roiser, do Colégio Universitário de Londres, realizaram um estudo que foi publicado na revista Neuroimage e que consistiu de recrutar 13 pacientes com esquizofrenia e 16 voluntários de controle sem nenhuma doença mental e medir sua atividade cerebral enquanto mostravam imagens em três dimensões de rosto côncavas e convexos. E como esperavam, os 13 pacientes com esquizofrenia reportaram ver as faces côncavas e não percebiam as com relevo, como os demais.
Utilizando uma técnica de neuroimagem, os cientistas puderam ver como diferentes regiões cerebrais dos voluntários interagiam durante o teste, e o que viram foi que nos pacientes sadios as conexões entre o área frontoparietal do cérebro e as áreas visuais que recebem informação dos olhos eram reforçadas, enquanto nas pessoas com esquizofrenia isto não acontecia. De alguma forma, os pacientes com a doença mental não ativam este circuito de baixo para cima e não vêem o que seu cérebro espera ver, senão o que há, algo parecido ao que acontece com as pessoas que beberam ou usaram algum tipo de droga, que também não são vítimas da ilusão.

Ainda que o estudo não seja concludente -não estabeleceram qual é a origem desta diferença no comportamento do cérebro- os cientistas acham que pode ser uma boa pista para conhecer melhor como funciona a esquizofrenia e por que o cérebro parece se comportar de maneira especial nestes pacientes.

Lógico está, se por qualquer motivo você não for capaz de ver a ilusão óptica, não se assuste. Ver um vídeo na internet não é indicativo de nada nem motivo de diagnóstico de nenhuma doença. Para qualquer dúvida sempre procure seu médico.

E aí você topa fazer o teste?


Quando amanhecer, você já será um de nós...

Não deixe de dar uma conferida nas redes sociais do blog Noite Sinistra...

 Siga o Noite Sinistra no Twitter   Noite Sinistra no Facebook   Comunidade Noite Sinistra no Google +   Noite Sinistra no Tumblr

CONFIRA OUTRAS POSTAGENS DO BLOG NOITE SINISTRA




VOLTAR PARA A PÁGINA INICIAL...

15 comentários:

  1. acho que vou procurar um médico urgente '-'

    ResponderExcluir
  2. Eu não consegui assistir!...

    Também não estou conseguindo ler!...

    Oh céus, não estou conseguindo ver a tela!...

    Nem meu teclado!...

    Está tudo escuro!...

    Espera...

    Ouço um zumbido!...

    Oh não... É um pernilongo zunindo no meu ouvido.

    Pq?...Pq?...

    Pq existe pernilongo?...

    Mas espera... Continuo não vendo nada!...

    Eu não sou um esquizofrênico, eu sou um cego!

    E sendo atacado por um pernilongo. E não posso mata-lo, pois não o enxergo, só o escuto. Mas se eu o matasse, viriam mais uns 20 para o velório!

    ResponderExcluir
  3. Ta precisando de um exorcismo cara !!!

    ResponderExcluir
  4. E agora tenho problemas de visão,hipermetropia é bem foda e faz dois anos que não vou ao oftalmologista,então ou preciso trocar o meu óculos, ou tenho uma leve tendencia a esquizofrenia,mas vai saber,mistérios do mundo rsrsrs

    ResponderExcluir
  5. consegui ver consegui ver EU SOU NORMALLLLLLLLLLLLLLLLLL EU SOU NORMALLLLLLLLLLL EU SOU NORMALLLLLLLLLLL EU SOU MALNOR EU SOU NROMALLLLLL(ainda bem)

    ResponderExcluir
  6. consegui ver, mais se vc olhar o detalhe dos olhos, a ilusão acaba, ou sera que sou meio-esquizofrenico?

    ResponderExcluir
  7. Nada a ver essa matéria
    a ilusão é legal mas nada a ver esse negócio de esquizofrenia

    ResponderExcluir
  8. Interessante a conclusão do estudo. Consegui ver normalmente o vídeo.

    ResponderExcluir
  9. ....Acho que preciso de um psi.....squi,,,,,,,,,bom.....eu vou ver o doutor....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkkkkkk todo mundo quer mitar hoje em dia.

      Excluir
  10. Ah,a mascara deu medo, porque não era mais bonitinha...

    ResponderExcluir
  11. Eu sou normal, quer dizer não sou esquizo...

    ResponderExcluir
  12. Na primeira rodada meu cérebro engasgou mas depois que peguei o sincronismo escapei do truque e vi o lado avesso.
    Porém se mexer o olho mesmo q pouco buga tudo outra vez e a máscara roda p4o lado errado com a face invertida

    ResponderExcluir

Topo