As aparições da virgem Maria em Zeitoun

em 19/10/2014


No final da década de 60 a comunidade internacional temia que o então primeiro ministro Gamal Abdel Nasser, levasse o Egito a uma aliança com a União Soviética. Vivia-se o terror da guerra fria, e as barbáries de guerra do Vietnã. O mundo novamente estava altamente agitado, e foi nesse contexto que uma das mais importantes, se não a mais importante, aparição da virgem Maria aconteceu. No ano de 1968 a cidade Egípcia de Zeitoun acabou recebendo a visita da santa.

Os soviéticos se aproximam do oriente médio

No ano de 1967 um conflito conhecido como guerra dos seis dias, colocou o mundo árabe mais uma vez contra Israel. O Egito encabeçava os países árabes. O plano traçado pelo Estado-Maior de Israel, chefiado pelo general Moshe Dayan (1915-1981), começou a ser posto em prática às 7h e 45min da manhã do dia 5 de junho de 1967, quando caças israelenses atacaram nove aeroportos militares, aniquilando a força aérea egípcia antes que esta saísse do chão e causando danos às pistas de aterragem, inclusive com bombas de efeito retardado para dificultar as reparações. Ao mesmo tempo, forças blindadas de Israel investiam contra a Faixa de Gaza, o sul da Síria, as Colinas de Golã e o norte do Sinai. A Jordânia abriu fogo em Jerusalém, e a Síria interveio no conflito depois de ser atacada.

Gamal Abdel Nasser
No terceiro dia de luta, todo o Sinai já estava sob o controle de Israel. Nas 72 horas seguintes, Israel impôs sua superioridade militar, ocupando também a Cisjordânia, o sector oriental de Jerusalém e as Colinas de Golã, na Síria.

Como resultado da guerra, aumentou o número de refugiados palestinos na Jordânia e no Egito. Síria e Egito estreitaram ainda mais as relações com a URSS, aproveitando também para renovarem seu arsenal de blindados e aviões, além de conseguirem a instalação de novos mísseis, mais perto do Canal de Suez. O cenário parecia catastrófico.

Os amigos e amigas podem estar se perguntando, por que a questão soviética é tão abordada nesse texto? A resposta é simples: o regime comunista assim que subiu ao poder na União Soviética, passou a perseguir as instituições religiosas, especialmente a católica, como poderemos ver mais abaixo.

A localidade de Zeitoun

Zeitoun é uma localidade no Cairo onde, segundo a tradição cristã a Sagrada Família se refugiou para escapar da perseguição de Herodes.

Representação da fuga de José, Maria e Jesus para Zeitoun
No passado houve ali um santuário que fora reconstruído várias vezes em honra de Santa Maria. Era considerado como o local onde a Sagrada Família encontrara abrigo.

Em 1925, um membro da família Khalil teve a revelação de que a Mãe de Deus apareceria em um determinado período naquele lugar. A família doou o terreno e a nova igreja copta de Santa Maria foi construída novamente.


As aparições da virgem Maria em Zeitoun

O tempo passou desde que o membro da família Khalil teve a visão de que a virgem Maria regressaria a Zeitoun, e ao final da década de 60 uma mensagem de paz seria algo extremamente importante para o acalorado clima de hostilidades que se instalava, não apenas na região, mas em todo o mundo.

No dia 2 de abril de 1968, dois mecânicos que trabalhavam em uma oficina de automóveis, localizada do lado da igreja. Um deles, olhando ao acaso para a igreja, ficou perplexo ao ver uma “freira” vestida de branco, de pé sobre a cúpula do templo.

O mecânico deduziu que a freira fosse pular do alto do templo, e correu para chamar o padre, e alertou seu amigo para que chamasse a polícia.

Com a chegada da polícia ao local uma multidão começou a se reunir movidos pela curiosidade em saber o que estava se passando no local.

Ao começarem a olhar a figura que se materializou no alto da igreja as pessoas começaram a perceber que a figura apresentava um brilho próprio e parecia estranhamente translúcida. Em meio ao espanto a “freira” começou lentamente a desaparecer diante os olhos da multidão que estava reunida no local.


A figura luminosa foi vista sete dias depois, em cima da igreja de Santa Maria. A população logo ligou as aparições a virgem Maria, talvez se lembrando da previsão feita pelo membro da família Khalil. O significado histórico do lugar também influenciou a crença de que aquela figura de luz fosse na verdade a virgem Maria.

A figura continuou a aparecer em diferentes intervalos de tempo até 1970, em geral deixando atônitas as cerca de 250 mil pessoas que se reuniam para vê-la. Algumas aparições foram até transmitidas pela televisão, e muitas fotografias foram tiradas do fenômeno. Até Gamal Abdel Nasser, primeiro ministro egípcio, chegou a presenciar uma das aparições.


Durante o período em que as aparições foram registradas, inúmeros relatos de curas milagrosas foram registrados, muitos deles com comprovação de médicos locais. Inicialmente a polícia acreditou que tudo não passava de uma farsa, e passou a procurar por algum dispositivo que pudesse comprovar tal teoria, porém os investigadores falharam em encontrar tais dispositivos que estariam projetando tais imagens.


A agitação dos fiéis era tanta que o patriarca da sé de São Marcos, Anba Kyrillos VI, exigiu que fosse instaurada uma comissão de investigação.

Anba Kyrillos VI,
116º Papa de Alexandria IGREJA COPTA ORTODOXA
(de maio 1959 até 1971, março)
Alguns padres do alto grau foram delegados então pela sua Santidade Anba Kyrillos VI, Papa de Alexandria, para fazerem pesquisas e investigações naquele mesmo lugar onde surgiram às aparições. Eles ficaram lá durante várias noites investigando e investigando até que eles viram com os próprios olhos a aparição da Virgem santificada em sua forma perfeita andando sobre as cúpulas e abençoando as multidões na frente da igreja.

Em 23 de abril de 1968, o relatório dessa comissão afirmou que os eventos acontecidos em Zeitoun não eram uma farsa.
O relatório confirmou “curas milagrosas de casos desesperados”, tais como câncer da bexiga, câncer da glândula tireoide, cegueira permanente, surdez, paralisia permanente dos membros, hérnias, hipertensão, infecções bacteriológicas e virais e insanidade mental. É importante ressaltar que todas essas curas foram confirmadas por médicos.

A chegada da virgem é anunciada por estranhas luzes

Fenômenos inexplicáveis antecediam as aparições. Em geral, a chegada da Santíssima Virgem era anunciada por luzes misteriosas, explosões tão brilhantes que lampejavam e cintilavam a ponto de serem comparadas a relâmpagos difusos.



Ocorreram também torrentes de incenso que fluíram pela igreja e caíram sobre as aglomerações fora dela.

A imagem da Virgem Maria não ficava imóvel. Caminhava ao redor do topo da igreja e muitas vezes inclinava-se e saudava a multidão. Curvava-se da cintura para cima e movia os braços em saudações e bênçãos. Milhares de pessoas, que presenciavam simultaneamente o fato, imediatamente se ajoelhavam para recebê-las.

Em pouco tempo, a mídia internacional, inclusive o New York Times e principais revistas, publicavam artigos sobre as aparições inexplicáveis e muitas fotografias delas foram veiculadas. Isso levou a Zeitoun pessoas do mundo todo, que chegavam cada vez mais.


O investigador Ingo Swan, em seu livro As Grandes Aparições de Maria, reflete:

“Com essa bela aparição, repetida muitas vezes, a exigência dos incrédulos de uma fotografia incontestável de uma aparição da Mãe Santíssima foi satisfeita e satisfeita muitas vezes. Se fotografias incontestáveis são aceitas como evidência de fatos, então as fotografias das repetidas aparições da Mãe Santíssima em Zeitoun devem ser aceitas como registro de uma aparição concreta. E, na verdade, essas fotografias permitem uma reavaliação positiva de todas as grandes aparições anteriores da Mãe Santíssima”.




As aparições da virgem Maria em Zeitoun, foi um dos acontecimentos mais espetaculares da história moderna do Egito. Tais eventos aconteceram justamente quando tudo parecia indicar que os egípcios iriam se alinhar aos soviéticos, o que certamente significaria que outros países do oriente médio pudessem fazer o mesmo.


A morte do líder Egípcio

O interessante é que Abdel Nasser morreu repentinamente em 1970. Anwar al-Sadat assumiu seu posto. Sadat seguiu uma política mais moderada para com Israel, dando início a esforços de paz. Mesmo assim, outra guerra irrompeu em 1973. No governo de Sadat o processo de aproximação com a potência comunista acabou cessando.

Perseguição à Igreja Católica na Rússia comunista

O ano de 1917, data do triunfo da revolução bolchevista, assinala o início de um período novo, não somente para a história da Rússia, mas também para a história do cristianismo. Os dirigentes comunistas tomaram imediatamente posição a respeito da religião e das confissões religiosas, e perseguiram o seu desígnio com todos os meios que lhes proporcionava a ditadura que acabavam de impor.

Essa ação anti-religiosa do regime soviético devia, com o correr do tempo, exercer grande influência em outros países, primeiro pelas diretrizes do Kominform ao comunismo internacional, e depois graças ao prestígio político da URSS após a segunda guerra mundial.

De acordo com a doutrina comunista, os fatores que contribuem para a sobrevivência da religião são: a proteção do Estado, a influência que ela exerce sobre a educação da juventude, o ascendente de que goza no seio da família e entre o povo, do qual ela é o “ópio”. Foi por isto que os dirigentes bolchevistas logo se esforçaram por isolar as confissões religiosas dos diversos aspectos da vida pública.

Eu insisto no caso do comunismo pois considero interessante que tais aparições tenham sido iniciadas justamente quando egípcios e soviéticos pareciam estar caminhando rumo a uma aliança, o que prejudicaria a igreja. Quando as aparições começaram a acontecer elas atraíram totalmente o foco do país inteiro, tanto que até o próprio primeiro ministro Abdel Nasser foi até Zeitoun presenciar uma das aparições. Certamente esse evento alegadamente santo teve contribuição decisiva na aliança política que estava sendo costurada.

Esses fatos são usados como alegações de céticos para afirmar que a igreja Copta Ortodoxa estava por trás de uma possível fraude, afinal ela estaria defendendo seus interesses.

Já as pessoas que acreditam na veracidade dos eventos acontecidos em Zeitoun, afirmam que as aparições frearam o avanço soviético, o que salvou todo o mundo, pois caso os soviéticos exercessem influência entre os países islâmicos, esses partiriam para cima de Israel com o apoio comunista. Os EUA defenderiam o estado de Israel, o que colocaria mais tensão ainda na Guerra Fria, podendo levar uma superpotência a atacar a outra.

Os eventos continuam acontecendo

Atualmente, vários dos fenômenos luminosos inexplicáveis ainda continuam ocorrendo ao redor da igreja de Santa Maria em Zeitoun, em certos dias de festas e celebrações marianas especiais.

Mais recentemente, o aparecimento de uma mulher coberta de luz foi observado sobre o telhado da Igreja de St. Damian em Shoubra, Egito, no subúrbio de Cairo. Começou em 1983 e foi vista com frequência nos anos 80. A mulher apareceu para milhares de pessoas, sobre a igreja cercada por luz em aparições que duravam até cinco horas. Shenouda III, o chefe da Igreja copta na ocasião, estabeleceu uma nova comissão para investigar a Senhora de Luz. Em 1987, concluiu a comissão: Nós Agradecemos ao Senhor esta bênção. Nós também agradecemos a polícia e a o Departamento do Interior e os esforços incansáveis para manter a segurança e a ordem entre as milhares de pessoas que passaram dias e noites em oração. Nós pedimos para todas as pessoas que permaneçam tranquilas. Assim todos poderão receber a bênção da Virgem merecidamente, de St. Damian e de todos os santos. Deus salve nosso país. Nós rezamos para que ele possa guiar o Egito e todas as crianças egípcias para a paz e a prosperidade. Este fenômeno é um penhor de bem-estar para todas as nações.











Fontes: Assombrado e Ave Luz

Quando amanhecer, você já será um de nós...

Não deixe de dar uma conferida nas redes sociais do blog Noite Sinistra...

 Siga o Noite Sinistra no Twitter   Noite Sinistra no Facebook   Comunidade Noite Sinistra no Google +   Noite Sinistra no Tumblr

CONFIRA OUTRAS POSTAGENS DO BLOG NOITE SINISTRA




VOLTAR PARA A PÁGINA INICIAL...

4 comentários:

  1. Não me levem a mal quem acredita, pq eu mesma já vi coisas nesta vida, mas para mim isso não passa da boa e velha tática de "massa de manobra" q a igreja faz...Desculpa se alguém se sentir ofendido

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seu raciocínio é válido Lilian, afinal de contas o momento foi mais que oportuno certo...afinal caso o Egito acabasse aderindo ao socialismo a igreja perderia muito com isso...logo não é de se espantar se tais fenômenos tivesse sido provocados pela própria igreja...

      Excluir
    2. E as curas onde ficam !? nossa senhora é tão acolhedora se entregue ao seu coração a ela e veras milagres pela sua interversão diante de Deus filho e
      Espirito santo !

      Excluir
  2. Honestamente, não consegui distinguir nada nas imagens. Todas estão borradas, desfocadas e não tem nenhuma forma distinguível nelas. Acho que concordo com a Lilian Boeira, isso está com muita cara de manipulação de massas como uma jogada política.

    ResponderExcluir

Topo