Os mistérios de Uruburetama no Ceará

em 16/09/2014


Olá meus caros amigos e minhas caras amigas. Hoje eu volto a publicar um texto sobre "Histórias e Lendas brasileiras". A história de hoje não possui muitas referências na internet, embora seja bastante conhecida na cidade onde ela é ambientada, ou seja, Uruburetama no Ceará. Conheci essa história em uma conversa com um nobre leitor cearense que não quis ter seu nome revelado nessa publicação, e acabei saindo a caça de mais detalhes, porém o dados que eu encontrei foram justamente os mesmo que o amigo leitor havia me fornecido, logo deixo aqui o convite para qualquer leitor que conheça essa história fazer seu relato pelos comentários.

Uruburetama é um município do estado do Ceará, no Brasil. Pertence à mesorregião do Norte Cearense e à microrregião de Uruburetama. A cidade desenvolveu-se às margens do rio Mundaú, no nordeste do país. Conhecida como Terra da Banana e Arraial, sua população, segundo o censo do IBGE de 2010, era de 19 765 pessoas. "Uruburetama" é uma palavra tupi que significa "terra dos urubus", através da junção dos termos uru'bu("urubu") e retama ("terra").


Por se tratar de uma cidade histórica, Uruburetama apresenta nas histórias contadas por antigos diversos mistérios. Uma dessas histórias fala de um misteriosa peste que assolou a cidade lá pelo final do século XIX começo do século XX, a histórias contadas pelos mais velhos não menciona uma data precisa. Essa misteriosa peste teria causado a morte de muitos habitantes da cidade, algumas pessoas afirmam que a mortandade chegou a casa dos milhares, tendo o antigo cemitério não comportado tantos corpos. Esses corpos tiveram de ser enterrados numa vala comum em algum lugar da Serra do Junqueira, nos arredores da sede municipal, ao sul, não sabendo-se a localização precisa dessa vala. Até os dias de hoje a origem da peste é desconhecida.


Tal evento teria forçado a realocação dos corpos do antigo cemitério que ficava próximo da Igreja de São João de Uruburetama, para o atual cemitério. Mas os mistérios dessa simpática cidade não param por aí.

Mais recentemente várias aparições estranhas aconteceram no céu de Uruburetama. Muitos moradores afirmam terem visto um clarão azul acima da Serra do Pau Alto, fato até hoje inexplicado. O fenômeno foi visto por pessoas de várias partes da cidade o que aumentou ainda mais o mistério sobre o acontecido (normalmente quando um evento do tipo é presenciado por várias pessoas desconhecidas entre si, a credibilidade dos relatos aumenta). As testemunhas afirmam que nunca haviam visto algo parecido e que não se tratava de avião, helicóptero ou coisa do gênero.

Serra do pau Alto
Fonte: Wikipédia

Quando amanhecer, você já será um de nós...

Não deixe de dar uma conferida nas redes sociais do blog Noite Sinistra...

 Siga o Noite Sinistra no Twitter   Noite Sinistra no Facebook   Comunidade Noite Sinistra no Google +   Noite Sinistra no Tumblr

CONFIRA OUTRAS POSTAGENS DO BLOG NOITE SINISTRA




VOLTAR PARA A PÁGINA INICIAL...

5 comentários:

  1. De acordo com a “Biblioteca Virtual da Saúde”, realmente houve e há ainda uma grande possibilidade de haver outra vez um surto da peste. Abaixo ponho o texto e o link sobre o assunto.

    Tendência secular da peste no Estado do Ceará, Brasil

    Resumo
    Após a sua introdução no Ceará, Brasil, em 1900, a peste focalizou-se em sete complexos ecológicos: Chapada do Araripe e Serras da Ibiapaba, do Baturité, do Machado, das Matas, da Pedra Branca e de Uruburetama. As atividades de vigilância nesses focos no período de 1935/2004 foram desenvolvidas sucessivamente pelo Departamento Nacional de Saúde, Serviço Nacional de Peste, Departamento Nacional de Endemias Rurais, Superintendência de Campanhas de Saúde Pública, Fundação Nacional de Saúde e finalmente pela Secretaria de Vigilância em Saúde. A análise dos dados levantados sobre a ocorrência de casos humanos nesses 70 anos permite identificar diferentes padrões de circulação da enfermidade na população humana, caracterizados pela alternância de momentos de elevadas incidências e de silêncio, possibilitando estabelecer uma periodização cronológica com características epidemiológicas próprias. Conclui-se desses resultados que a peste ainda deve ser considerada uma ameaça potencial, o que justifica revitalizar as ações de vigilância epidemiológica, o que só ocorrerá com o fortalecimento de todas as instâncias do Sistema Único de Saúde.(AU)

    http://bvsalud.org/portal/resource/pt/lil-441999

    Só deixando claro, para não haver um desespero na população, a peste que assolou a Europa no século XIV foi comprovada cientificamente por exames de DNA em 2011 que está totalmente extinta. E que esta peste apesar de ter o mesmo nome, é uma mutação de menos grau de periculosidade.

    ResponderExcluir
  2. Respostas
    1. Mano sacana, falou logo da tua merenda kkkkk

      Excluir
  3. Serra do pau alto hauahauajauajauaj

    ResponderExcluir
  4. Bem, como já passei por essa cidade vou deixar claro, que o clarão foi de grande ajuda.

    ResponderExcluir

Topo