O terremoto de Valdivia 1960, o mais violento da história

em 04/08/2014


O Sismo de Valdivia de 1960, também conhecido como Grande Sismo do Chile, foi o mais violento sismo já registrado cientificamente. Ocorreu no dia 22 de maio de 1960, no Chile.

Atingiu todo centro-sul do Chile, incluindo as cidades de Valdivia e Concepción, registrando 9,5 pontos na escala de magnitude de momento, o que o tornou o mais forte já registado cientificamente na história da Humanidade.


O sismo foi sentido em diferentes partes da Terra e produziu um tsunami que afetou diversas localidades ao largo do Oceano Pacífico, como Havaí e Japão e a erupção do vulcão Puyehue. Estuma-se que cerca de 5.700 pessoas faleceram e mais de 2 milhões ficaram feridas por causa desta catástrofe. Tsunamis causados pelo tremor causaram 62 mortes no Havaí e 31 nas Filipinas nas horas seguintes, e réplicas do primeiro abalo puderam ser sentidas por mais de um ano. Os estragos chegaram a ameaçar seriamente a realização da Copa do Mundo FIFA de 1962, já programada para ocorrer no país.

Ocorrência do tsunami desde Valdívia ao longo do Oceano Pacífico.
O Chile é susceptível a fortes terremotos porque está cortado pela divisão de duas placas tectônicas: a placa de Nazca e a placa Sul-Americana.


O número de vítimas e os prejuízos deste desastre nunca foram conhecidos com precisão. Diversas estimativas quanto ao número total de mortes diretamente associadas ao sismo e tsunamis foram publicadas, com a USGS (Serviço geológico dos EUA) citando estudos e números que variam de 2.231, 3.000, ou  até 5.700 mortes, enquanto outras fontes usam estimativas de 6.000 mortes.


Várias fontes estimam o custo monetário entre 400 milhões e 800 milhões de dólares norte-americanos (equivalentes a 2,9 e 5,8 biliões de dólares aos custos de 2010, corrigidos pelo efeito da inflação). Cerca de 965 pessoas morreram de um a três dias depois do terremoto, por doenças causadas pela sujeira e esgoto a céu aberto, entre outros, ou por hemorragia ocorrida nos ferimentos.



Abaixo confira uma lista com os terremotos mais fortes da história.

1º) Valdívia (Chile) - 1960: terremoto de magnitude 9,5

O tremor do dia 22 de maio matou cerca de 2 mil pessoas, deixou 3 mil feridos e 2 milhões de desabrigados. O tsunami gerado pelo terremoto também causou estragos no Havaí, Japão, Filipinas e na costa oeste dos Estados Unidos.

2º) Alasca (EUA) - 1964: terremoto de magnitude 9,2

Em 27 de março daquele ano, um abalo sísmico fez 15 vítimas fatais e gerou um tsunami que matou outras 128 pessoas. Seu epicentro ocorreu na região de Prince William Sound, sul do Alasca.

3º) Sumatra (Indonésia) - 2004: terremoto de magnitude 9,1

Um tremor a 30 quilômetros de profundidade no oceano Índico, iniciado no dia 26 de dezembro a 160 quilômetros da costa oeste da ilha de Sumatra, Indonésia, causou o tsunami de 2004. Estima-se que 230 mil pessoas morreram em 14 países da região.

4º) Kamchatka (Rússia) - 1952: terremoto de magnitude 9,0

Em 4 de novembro de 1952, um abalo sísmico na península de Kamchatka, extremo oeste da Rússia, gerou ondas gigantes que chegaram até o Havaí, causando prejuízos financeiros de até US$ 1 milhão, mas nenhuma vítima fatal.

5º) Arica (Chile/Peru) - 1868: terremoto de magnitude 9,0

Dois grandes terremotos abalaram a região de Arica, fronteira entre Peru e Chile, em 13 de agosto de 1868. Diversas cidades foram afetadas pelas ondas causadas pelo tremor, que vitimou cerca de 25 mil pessoas.

Os terremotos mais mortais desde 1900

1º) Província de Tangshan (China) - 1976

Um tremor de magnitude 7,5 matou 255 mil pessoas.

2º) Sumatra (Indonésia) - 2004

Cerca de 230 mil pessoas morreram por causa das ondas geradas pelo terremoto de magnitude 9,1.

3º) Haiti - 2010

O recente abalo sísmico de magnitude 7,0 vitimou 222 mil pessoas.

4º) Província de Ningxia (China) - 1920

Estima-se que 200 mil chineses morreram por causa do tremor de magnitude 7,8.

5º) Kanto (Japão) - 1923

Essa região japonesa passou por um terremoto de magnitude 7,9 que matou 143 mil pessoas.

Fontes: Wikipédia e G1

Quando amanhecer, você já será um de nós...

Não deixe de dar uma conferida nas redes sociais do blog Noite Sinistra...

 Siga o Noite Sinistra no Twitter   Noite Sinistra no Facebook   Comunidade Noite Sinistra no Google +   Noite Sinistra no Tumblr

CONFIRA OUTRAS POSTAGENS DO BLOG NOITE SINISTRA



Links Relacionados:

VOLTAR PARA A PÁGINA INICIAL...

6 comentários:

  1. "Moro , num pais tropical , abençoado por Deus e bonito por natureza "

    Eu achava que o de Sumatra havia sido o mais mortal de todos , errei feio kkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O interessante é que segundo essas fontes, o terremoto mais mortal atingiu "apenas" 7,5 na escala...pouco perto dos mais fortes neah...

      Excluir
  2. Caraca, deve ser uma sensação horrível, eu fico aterrorizado, imagina não ter estabilização no chão!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara é foda mesmo , todo sabadoa noite fico assim kkkkkkkk

      Excluir
  3. O numero de mortes tem a ver também com a hora em que o terremoto ocorre, com a qualidade das construções e com a possibilidade de incêndios e explosões decorrentes de vazamento de gás durante o terremoto. Terremotos em lugares pobres como o Haiti podem não ser muito fortes, mas matam muito mais do que terremotos em lugares mais desenvolvidos, com construções melhores.

    ResponderExcluir
  4. O "Anônimo" acima disse tudo!
    Deve se por isso que nos motéis do Japão não há camas vibratórias, pois sempre está ocorrendo algum tremor.
    Mesmo assim, talvez vcs não concordem com minha opinião, mas para mim os piores tremores de terra e que mais mataram pessoas no mundo foram e são os tremores provocados por bombas.

    ResponderExcluir

Topo