Egrégora: Força espiritual coletiva

em 25/08/2014


Egrégora, ou egrégoro (do grego egrêgorein, “velar, vigiar”), é como se denomina a força espiritual criada a partir da soma de energias coletivas (mentais, emocionais) fruto da congregação de duas ou mais pessoas. O termo pode também ser descrito como sendo um campo de energias extrafísicas criadas no plano astral a partir da energia emitida por um grupo de pessoas através dos seus padrões vibracionais.

Energia concentrada da coletividade

Segundo as doutrinas que aceitam a existência de egrégoras, elas estão presentes em todas as coletividades, sejam nas mais simples associações, ou mesmo nas assembleias religiosas. Sendo assim, todos os agrupamentos humanos possuem suas egrégoras características (empresas, clubes, igrejas, famílias, partidos etc.), nas quais as energias dos indivíduos se unem e formam uma entidade autônoma e mais poderosa.

A egrégora é capaz de realizar no mundo visível e palpável as suas aspirações transmitidas ao mundo invisível pela coletividade geradora. Em miúdos, uma egrégora participa ativamente de qualquer meio, seja ele físico ou abstrato. Quando a energia é deliberadamente gerada, ela forma um padrão, ou seja, tem a tendência de se manter como está e de influenciar o meio ao seu redor. No mais, as egrégoras podem ser descritas como concentrações ou “esferas” energéticas criadas quando várias pessoas têm um mesmo objetivo comum. Trata-se de um conceito místico-filosófico com vínculos muito próximos à teoria das formas-pensamento, na qual todo pensamento e energia gerada têm existência, podendo circular livremente pelo cosmo.


Pode-se exemplificar o conceito de egrégoras ao analisar um ambiente hospitalar, no qual o principal objetivo dos circunstantes é promover a cura, independentemente do êxito. Portanto, um hospital carregaria consigo uma concentração de energias que buscam a cura, sendo que esta estaria por todo canto — no chão, nas paredes, no nome —, recebendo e influenciando o pensamento coletivo e o moral de seus frequentadores (seus funcionários, pacientes e visitantes). Da mesma maneira, uma missa, um encontro de algumas ou muitas pessoas voltadas para promover um mesmo fim, seja a cura de alguém, o fim de um problema ou a superação de uma perda, teria um grande poder de formar energias positivas e, através delas, promover mudanças.

Qualquer tipo de congregação é, portanto, a condição crucial a formação de uma egrégora, que são as muitas mentes voltadas para um único objetivo que gera tal concentração de energia.

Teosofia

O ponto de vista defendido pela Teosofia encontra eco em diversas outras linhas de pensamento, especialmente religiosas, pois segundo ela as incontáveis formas pensamento em que vivemos mergulhados nos afetam continuamente. Portanto, ter conhecimento delas pode nos permitir utilizá-las em nosso favor, ou ao menos evitar que sejamos influenciados negativamente. Funcionaríamos, segundo essa visão, de forma semelhante a um aparelho de rádio, "sintonizando" através de nossos pensamentos e emoções as frequências das egrégoras ao nosso redor, e dessa forma potencializando seus efeitos, tanto em nossos corpos quanto na própria egrégora interior, o que tornaria sua existência mais longa.

Fontes: Wikipédia e Cura e Ascensão

Quando amanhecer, você já será um de nós...

Não deixe de dar uma conferida nas redes sociais do blog Noite Sinistra...

 Siga o Noite Sinistra no Twitter   Noite Sinistra no Facebook   Comunidade Noite Sinistra no Google +   Noite Sinistra no Tumblr

CONFIRA OUTRAS POSTAGENS DO BLOG NOITE SINISTRA




VOLTAR PARA A PÁGINA INICIAL...

4 comentários:

  1. É, por isso que fujo das reuniões de meus familiares. A energia é muito negativa!

    ResponderExcluir
  2. É interessante esse assunto. Recomendo a leitura do livro "Formas de Pensamento c/ 27 Pranchas em Cores" de C.W.Leadbeater.

    http://www.lojasobrenatural.com.br/categoria/listar/93/c_w_leadbeater

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agradeço a dica Mateus...compartilhei o link no facebook do NS para quem se interessar pelo assunto...abraços manolo...

      Excluir
  3. Seria interessante abordar tambem a questao do mundo astral e da luz astral abordada por Eliphas Levi, o entendimento do mundo astral nos propicia um entendimento maior das egregoras e e tambem um dos segredos da chamada magia pratica.

    ResponderExcluir

Topo