Cidade egípcia enterrada no deserto da Califórnia

em 10/08/2014


Depois de completar as filmagens de seu épico "Os Dez Mandamentos", em 1923, Cecil B. DeMille enterrou todo o set de filmagens no deserto da Califórnia. O cenário enorme, que incluiu 21 esfinges de gesso, permaneceu enterrado lá desde então. Um documentarista encontrou o local e está tentando garantir um financiamento para descobrir todo o cenário, mas está mantendo a localização exata um segredo para evitar saques e vandalismo.

Cecil B. DeMille foi um dos maiores diretores de cinema nos primeiros dias de Hollywood. Ele era conhecido por suas produções gigantescas; construiu sets de filmagem enormes e teve elencos de milhares de pessoas. Ele abriu o caminho para os diretores de blockbusters de grande orçamento como James Cameron e Steven Spielberg. Seus filmes mais famosos são Cleópatra (1930) e Os Dez Mandamentos (1953).

Outro filme popular de DeMille foi a versão anterior de Os Dez Mandamentos, que foi produzida em 1923. Depois de obter um financiamento de US$ 750.000 (uma quantidade significativa de dinheiro para a produção de um filme mudo), DeMille contratou 1.500 trabalhadores para construir uma cidade dos faraós nas dunas Guadalupe-Nipomo, que está na costa central da Califórnia, perto de San Luis Obispo, algumas horas ao norte de Los Angeles.


Levou seis semanas para a criação do enorme cenário. Havia um templo que tinha 240 metros de largura e 36 metros de altura. Havia 4 estátuas de 10,5 metros de Ramsés II, que estava na frente de um portão de 34 metros. Havia também surpreendentes estátuas de esfinge de 5 toneladas feitas de gesso - 21 ao todo, que se alinhavam na entrada da cidade.

Depois de gravar o filme, surgiu um problema: o que fazer com o cenário? Ele era muito grande e custaria muito para destruí-lo. Eles já tinham gasto uma quantia exorbitante de dinheiro criando o cenário e eles não tinham lançado o filme, não existindo qualquer garantia de retorno financeiro. E eles não podiam simplesmente deixar o cenário enorme ali.No final, DeMille cobriu o cenário com areia em uma enorme vala.

Em seguida, a história foi essencialmente esquecida. Nas aulas de escolas de cinema, foi contada como uma lenda. A história era louca e muitas pessoas pensaram que era apenas uma lenda urbana do avô dos blockbusters. Isso é o que Peter Brosnan, 30 anos de idade, graduado da escola de cinema de Nova York, pensou quando um ex-companheiro de quarto lhe contou a história em 1982. Em seguida, o companheiro de quarto lhe mostrou a autobiografia de DeMille e confirmou que ele tinha um set de cinema gigante enterrado nas dunas de Guadalupe-Nipomo.

Pouco depois, Brosnan decidiu fazer um documentário sobre a tentativa de descobrir o set de filmagem. Em junho de 1983, eles foram capazes de localizar o cenário, com peças de arte Netuniana espreitando para fora da areia. No entanto, Brosnan precisava levantar US$ 175.000 para uma escavação arqueológica para descobrir todo o conjunto. Ele levantou parte do dinheiro e foi capaz de recuperar algumas peças que foram exibidas em uma exposição chamada "A Cidade Perdida de DeMille." Mas a maior parte do cenário continua enterrada.


Quando amanhecer, você já será um de nós...

Não deixe de dar uma conferida nas redes sociais do blog Noite Sinistra...

 Siga o Noite Sinistra no Twitter   Noite Sinistra no Facebook   Comunidade Noite Sinistra no Google +   Noite Sinistra no Tumblr

CONFIRA OUTRAS POSTAGENS DO BLOG NOITE SINISTRA




VOLTAR PARA A PÁGINA INICIAL...

2 comentários:

  1. DeMille abriu caminho para diretores de blockbuster e também abriu caminho para outros diretores abandonarem seus sets de filmagem no meio do nada. Tenha como exemplo partes do filme "Star Wars".
    Mas o que interessa foi a curiosidade. Não conhecia esta história e achei muito interessante.
    Valeu!!!

    ResponderExcluir
  2. Ola, mano gostaria de dizer que sou muito fa do seu blog pq simplismente amo creepy e seu blog e perfeito em termos de conteudo e postagem, leio ele acho que desde a metade do ano passado e acho que nao tenha creepy daqui que eu nao tenha lido; que nunca deu pra mim comentar aqui por que sempre leio no celular e nao tenho pc, e e mo bugado e nao da pra comentar; quero de dar parabens pelo blog e pedir uma semana especial ae para fans de astrologia e ufologia que amo loucamente!! mano e isso ae vlw pelo otimo blog e to sempre por aqui mesmo sendo meio que invisivel kkkk (vou mandar em anonimo pq esse pc nao e meu)

    ResponderExcluir

Topo