O terrível experimento David Reimer

em 13/06/2014


Muitas vezes abordamos textos sobre teorias da conspiração que falam de experimentos psicológicos bizarros, e geralmente esse tipo de texto acaba gerando muita polêmica nos comentários do blog Noite Sinistra, tanto pela opinião forte de alguns, como pela descrença de outros. Um texto que deixa bem clara essa relação se refere a lenda da deep web sobre os experimentos com seres humanos (clique AQUI para ler). Hoje falaremos de um experimento real, que é considerado o mais terrível experimento psicológico já realizado.

Esta história é digna dos clássicos de terror do cinema. No entanto, aconteceu de verdade e abunda no experimento considerado como "o mais cruel da história da psicologia". Trata-se da história do canadense David Reimer, que foi castrado acidentalmente quando tinha apenas 8 meses de idade e logo após passou por um tratamento experimental para uma re-atribuição de gênero que incluía a remoção de seus testículos e a criação de uma vagina.

As questões que envolvem a escolha da sexualidade de uma pessoa estão sendo muito discutidas ultimamente, mas esse não é o caso desse texto, pois a vítima dos experimentos não teve a opção de escolha, sendo que ele acabou sendo enganado e forçado assumir outro sexo. Outro fato que torna o experimento tão controverso foi a forma com que o psicologo conduziu todo o processo, algo que perturbou gravemente as duas crianças envolvidas.

Um acidente dá início ao tormento dos irmãos Reimer

Os gêmeos univitelinos David e Brian Reimer nasceram em 1965 em Winnipeg, Canadá. Como no norte dos Estados Unidos e Canadá, a circuncisão é bem habitual, os pais de David e Brian decidiram, por recomendação médica, submeter os rebentos à operação. Até aí tudo bem, mas o cirurgião não pôde estar presente na operação de David e a cirurgia foi realizada por seu assistente. De maneira inexplicável, aconteceu uma falha com o cauterizador elétrico, fato que deixou o pênis de David totalmente chamuscado. Posteriormente o órgão necrosou, apodreceu e poucos dias depois desprendeu-se do corpo.


O desenvolvimento da cirurgia de reconstrução genital encontrava-se em uma fase muito prematura, o que deixava poucas opções para o pequeno David. Não obstante, seus pais descobriram a existência de um médico de Baltimore, cuja teoria defendia a inexistência de uma sexualidade inata, e que portanto era possível mudar a sexualidade do menino mediante redirecionamento. John Money era um sexólogo com boa reputação, cujas ideias sobre a superioridade da influência ambiental com respeito à biológica tinha lhe valido certo reconhecimento dentro dos círculos ambientalistas do estudo da Psicologia. Money estava convencido de que a educação determinava a conduta das pessoas.

John Money
Quando os pais de David decidiram pedir conselho a Money, este viu uma boa oportunidade no caso, já que disporia de um voluntário para analisar e experimentar, David, e outro voluntário perfeito de controle, Brian, com o qual compararia as diferenças que surgiriam segundo a educação recebida, pois estava claro que a nível genético David e Brian eram praticamente simétricos.

Money aconselhou à família Reimer que David devia ser submetido a uma operação de construção de uma vagina artificial, e que devia receber uma educação conforme seu novo gênero: isto é, a educação que receberia uma menina. A partir dali o pobre David passou a ser chamado de Brenda. Assim, os preceitos que tinham de cumprir os pais eram simples: bastava tratar Brenda como se fosse uma menina e nunca mencionar o assunto de sua sexualidade artificial.

Os pais não tiveram melhor ideia do que realizar o plano. Não obstante, Brenda odiava os brinquedos de garota tais como as bonecas, e costumava arrancar e rasgar todos os vestidos. O temor dos pais de que algum dia Brenda se desse conta de sua verdadeira sexualidade só fazia aumentar, mas os problemas estavam apenas começando. Conforme Brenda crescia, os efeitos hormonais começaram a aparecer, apesar de seu tratamento de feminização com estrogênios. Assim, começou a desenvolver uma musculatura e estatura pouco femininas. Segundo caçoava seu irmão Brian, o único traço distintivo entre os dois era a longa cabeleira dela, e partindo da inconsciência das crianças, a gente já pode imaginar a crueldade e chacota com que Brenda era tratada durante sua etapa escolar.


Revelações estarrecedoras

Frequentemente, os irmãos iam à consulta com John Money para que seu desenvolvimento fosse avaliado. Segundo relataram ambos irmãos mais tarde, a terapia do doutor Money teve consequências perturbadoras para eles. Em sua biografia, David Reimer narrou como o médico lhes mostrava fotografias sexuais, que eram, segundo Money, necessárias para redirecionar sua sexualidade. Uma das cenas mais estremecedoras das terapias, segundo relatou David, acontecia quando o Dr. Money lhes obrigava a tirar a roupa contra a vontade dos pequenos, e mandava Brenda ficar de quatro enquanto seu irmão Brian realizava movimentos e toques pseudo-sexuais contra o traseiro da irmã, em uma cena que denominavam ensaio sexual. Brian nunca conseguiu superar aqueles anos. No entanto, o médico sempre negou estas práticas.


Durante vários anos, o Dr. Money relatou o desenvolvimento dos Reimer como o caso "João/Joana", descrevendo-o como um aparentemente bem-sucedido desenvolvimento de gênero feminino, e usando esse trunfo para apoiar a viabilidade de mudança de sexo e de reconstrução cirúrgica, mesmo em casos de não-intersexuais.


A experiência dos garotos em suas visitas ao Dr. Money era traumática, em vez de terapêutica, e quando ele começou a pressionar os pais para que enfim fizessem a tal cirurgia de construção de uma vagina em Brenda, a família decidiu interromper as visitas de acompanhamento. Dos 22 meses de vida até seus primeiros anos como adolescente, David urinou por meio de um orifício que cirurgiões fizeram em seu abdômen.

Brenda foi crescendo e sua vida ia deteriorando-se progressivamente. Negou-se a tomar os estrogênios e suas tentativas de suicídio começavam a se tornar um sério problema. Quando Dr. Money foi se afastando da família seu pai decidiu finalmente contar toda a verdade de sua história. Após ouvir o relato, Brenda voltou a mudar de sexo, tornou-se de novo um homem oficialmente, incluindo injeções de testosterona, uma mastectomia dupla e duas operações de faloplastia.

David até se casou anos mais tarde com uma mulher chamada Jane Fontaine e se tornou o padrasto de seus três filhos, mas em pouco tempo sua história se tornou pública, e ele perdeu seu emprego e a sua mulher. Poucos anos depois, seu irmão Brian suicidou-se com uma overdose de antidepressivos, segundo reportagens, por causa da profunda culpabilidade que sentia por ter saído bem da operação de circuncisão, e pelos anos de frustração vendo o sofrimento de seu irmão.


David teve uma vida infeliz e desgraçada e não tinha por que presentear seu arbítrio ao egoísmo de um sexólogo oportunista e safardana. Se algo pode ser aproveitado de toda esta história, é que os determinismos devem ser sempre questionáveis. Somos o resultado de um cúmulo de combinações, circunstâncias e coincidências que conformam nossa maneira de ser (não nossa sexualidade), e esta maneira de ser não deve ser nunca um palco onde pessoas alheias creiam ser os coadjuvantes da existência.


Na manhã de 5 de maio de 2004, David parou o carro no estacionamento de um supermercado e cometeu suicídio dando um tiro na própria cabeça com uma espingarda de cano serrado. Ele tinha apenas 38 anos de idade.


Fonte: Mdig

Quando amanhecer, você já será um de nós...


Não deixe de dar uma conferida nas redes sociais do blog Noite Sinistra...

 Siga o Noite Sinistra no Twitter   Noite Sinistra no Facebook   Comunidade Noite Sinistra no Google +   Noite Sinistra no Tumblr

CONFIRA OUTRAS POSTAGENS DO BLOG NOITE SINISTRA



Links Relacionados:

VOLTAR PARA A PÁGINA INICIAL...

26 comentários:

  1. História nefasta, opção é uma coisa, ser obrigado a ser o que não é difere completamente.
    O médico aproveitou-se da situação para provar uma teoria e se dar bem as custas de um inocente vítima de outro erro médico, sendo levado a viver uma vida totalmente diferente da sua natureza biológica.
    Realmente é de arrepiar.
    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente Aurelio...o médico tirou proveito da situação para testar a sua teoria estúpida...e o coitado do rapas e do irmão dele que pagaram o pato. Mas pense na cabeça dos pais da criança que autorizaram uma coisas tão estúpida dessas....é lamentável...

      Excluir
    2. A culpa é dos pais evidentemente. Um acidente numa circuncisão pode acontecer, mas os pais concordarem com essa idéia doentia causa hojeriza.

      Excluir
  2. Médico frankstein + pais irresponsáveis = TRAGÉDIA

    ResponderExcluir
  3. cara, que bizarro. como o ser humano tem o poder de chocar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O ser humano é a mais assustadora das criaturas...

      Excluir
    2. Tens razão, nosso vamos contra a mãe natureza para ficamos mais "felizes" mas na verdade só ficamos mais tristes faz elo.

      Excluir
  4. Nossa que coisa horrivel, como um pai ou uma mãe pode fazer isso com seus proprios filhos. E o pior é que parece que eles não pensaram no futuro dessas crianças, para fazer uma aberração dessas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tb não consegui entender o que passou na cabeça desses pais...a história toda é absurda!!!

      Excluir
    2. Nem todos os casais estão preparados para cuidar de seus filhos e dos imprevistos que possam acontecer ao longo da vida

      Excluir
    3. Verdade...faltou muita estrutura para esses pais...ou orientação adequada...

      Excluir
  5. Eu acho que o ser humano é uma daquelas "experiência" que acabou mal e a prova disso esta historia e as outras milhares iguais a esta.

    ResponderExcluir
  6. Me lembrou o filme Centopéia Humana, onde um doutor egocêntrico realiza pesquisas com o corpo de outras pessoas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É bem por aí Felipe...parece que as vezes a arte a realidade se misturam, mesmo que em casos extremamente controversos como o mencionado nesse texto...

      Excluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. E o pior é que o medico saiu impune dessa. Tudo bem que foi com o consentimento dos familiares e tals, mas acho que mesmo que se ele fosse indiciado de algo, ele não poderia cumprir devido a idade, possivelmente já estaria até morto. Espero que ele esteja queimando e ardendo muito hoje em dia rs'

    ResponderExcluir
  9. TEM UM FILME QUE FALA MAIS OU MENOS SOBRE UMA HISTÓRIA PARECIDA COM ESSA..... " A PELE QUE HABITO" COM ANTONIO BANDEIRAS......

    ResponderExcluir
  10. Pra vcs verem: os defensores do relativismo sexual afirmam que masculino e feminino são construções culturais; se isso fosse verdade, sendo criado como uma menina e recebendo os hormônios, David se tornaria realmente "Brenda", sem problema algum - mas NÃO FOI O QUE ACONTECEU. O problema é que insanos como este médico hoje em dia tentam fazer isso na Europa, alegando que devem-se criar meninos e meninas sem distinção alguma, e deixar que resolvam depois. Isso é tão doentio quanto tentar criar uma criança de um sexo como se fosse do outro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pensei exatamente a mesma coisa.


      Ao menos o experimento comprovou alguma coisa apesar de tudo

      Excluir
  11. gente, que horrivel!! Que história perturbadora!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade...o que certas pessoas não fazem em nome do desenvolvimento neah?

      Excluir
    2. não diria nem que foi em nome do desenvolvimento, isso parece mais um caso de egocentrismo. O médico queria tanto estar certo em sua teoria, quem nem avaliou os problemas perturbadores que causaria nestas crianças futuramente.

      Excluir
  12. eu li esta matéria no g1 e lá o nome do menino consta como Bruce e seu irmão gêmeo como Brian.

    ResponderExcluir
  13. lendo essa história, deduzi que esse monstro safado que se intitulava médico era pedófilo...porque ele mostrava fotos e filmes pornográficos para as duas crianças e fazia elas tirarem as roupas e imitarem movimentos sexuais...provavelmente ele abusou dessas crianças tbm...destruiu uma família inteira e realmente os pais erraram em permitir tamanha atrocidade, infelizmente eles confiaram na pessoa errada...que deus dê descanso a esses pobres irmãos e que esse médico esteja sentado no colo do capeta...

    ResponderExcluir

Topo