A maldição de Atuk

em 12/06/2014


Em 1963 era publicado o livro "The Incomparable Atuk", do escritor canadense Mordecai Richler. O livro que fez um sucesso considerável na época, contava de forma bem humorada as aventuras de um esquimó na grande cidade. Como acontece nos dias de hoje, o sucesso do livro atraiu a atenção de Hollywood, e um projeto para trazer a história das páginas do livro para as películas cinematográficas foi iniciado, porém o filme jamais foi concluído, na verdade sempre que a produção parecia que sairia do papel tragédias acabavam acontecendo com pessoas importantes do elenco, o que acabava adiando as filmagens.

A maldição de Atuk

O sucesso da obra de Richler, motivou o roteirista Peter Gzowski a fazer uma adaptação, para o cinema, do livro no início dos anos 80 e deu ao roteiro o nome de Atuk (Avô, em Inuit).

Gzowski escreveu o roteiro tendo em mente um ator específico para o papel principal, seu amigo John Belushi. Belushi leu o roteiro e entusiasmou-se com o projeto.

Entretanto, em 05 de março de 1982, ainda durante os estágios iniciais de pré-produção, Belushi, que era irmão de James Belushi, ator conhecido de filmes da década de 80, foi encontrado morto  em seu bangalô, no Chateau Marmont, um hotel na cidade de Los Angeles. A causa da morte foi um speedball, uma injeção combinada de cocaína e heroína. Belushi tinha 33 anos na época.


O acontecimento paralisou o projeto por alguns anos, até que em 1988 o comediante Sam Kinison aceitou fazer o papel principal. A produção avançou, e as filmagens chegaram a ser iniciadas. Entretanto, Kinison começou a demonstrar insatisfação com o roteiro e exigiu que fosse parcialmente reescrito, o que levou a paralisação da produção e desencadeou uma disputa judicial que se arrastou por vários meses, até que Kinison foi demitido.

Pouco tempo depois, em 10 de abril de 1992, Kinison morreu em um acidente de carro.


No início de 1994, depois de algumas sondagens, o roteiro foi enviado para o também comediante John Candy, que demonstrara interesse no papel. Candy era um dos grande nomes da comédia no final dos anos 80 e início dos anos 90.

Inesperadamente, Candy sofreu um fulminante ataque cardíaco em 04 de março de 1994, enquanto gravava o filme  Wagons East (Dois Contra o Oeste), em Durango, no México. O último filme lançado pelo ator foi  Cool Runnings (Jamaica Abaixo de Zero) se tornou um grande sucesso de bilheteria, faturando mais de 154 milhões de dólares, o que acabou fazendo deste o filme mais rentável de toda sua carreira.


As coisas tornaram a ficar paradas até 1997, quando outro comediante conhecido, Chris Farley resolveu ler o roteiro e entrou em negociações para aceitar o papel. Farley, que era grande fã de John Belushi, ficou muito animado com a possibilidade de interpretar um papel que havia sido pretendido pelo seu ídolo.

Porém em 18 de dezembro de 1997, Farley acabou falecendo, vitimado por um ataque cardíaco em seu apartamento em Chicago. A autópsia revelou que uma overdose de cocaína teria feito o coração do jovem comediante de 33 anos parar de bater. Coincidência, ou não, mas Farley e Belushi tinham a mesma idade quando faleceram, ambos com problemas com drogas.


Antes de falecer, porém, Farley mostrou o roteiro para um amigo, o também comediante Phil Hartman, e o convidou a participar do projeto em um dos papéis coadjuvantes.

Mesmo não tendo aceito o papel, que não seria o papel principal, a maldição parece ter caído sobre Hartman, que acabou sendo assassinado pela esposa em 28 de maio de 1998.


De lá para cá o roteiro está dormindo em algum arquivo em Hollywwod, e nenhum comediante gordinho fala mais em levá-lo às telas encarnando o protagonista.

Fontes: De Olho no Fato e Wikipédia

Quando amanhecer, você já será um de nós...

Não deixe de dar uma conferida nas redes sociais do blog Noite Sinistra...

 Siga o Noite Sinistra no Twitter   Noite Sinistra no Facebook   Comunidade Noite Sinistra no Google +   Noite Sinistra no Tumblr

CONFIRA OUTRAS POSTAGENS DO BLOG NOITE SINISTRA




VOLTAR PARA A PÁGINA INICIAL...

5 comentários:

  1. Muita coincidência vei, maluco isso kkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é David, quando as coincidências são muitas a gente começa a desconfiar...

      Excluir
  2. John Belushi não era um dos Blues Brothers originais? e.e

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se não me engano era sim...quando pesquisei sobre ele eu li algo do tipo

      Excluir

Topo