A lenda dos quadros das crianças que Choram

em 18/05/2014


Olá amigos e amigas. Hoje vamos falar de uma lenda muito conhecida e sobre a qual eu nunca havia me manifestado, apesar da minha proximidade com a história. Afinal quando eu era criança minha mãe tinha uma réplica desses quadros. Assim que ela soube da lenda da qual iremos falar hoje, ela destruiu o quadro.

Basicamente a lenda fala do suposto pacto que pintor Giovanni Bragolin, que ganhou destaque pelas suas macabras pinturas conhecidas como "Os Quadros das Crianças Chorando", teria feito com o diabo. As pinturas se tornaram muito conhecidas, sendo altamente reproduzidas em vários países ao redor do mundo.

A lenda

Nos anos 80 diversas casas misteriosamente pegaram fogo na Inglaterra, em eventos que muitas vezes causaram a morte de algum dos moradores. Estranhamente todas as casas tinham uma assustadora coincidência, a presença de um quadro de uma criança chorando. Este quadro sempre permanecia intacto após o incêndio, mesmo nos ambientes mais destruídos.

A lenda do quadro das crianças que choram começou na Inglaterra, e dizia que pintor responsável pelos quadros, o italiano Giovanni Bragolin, estava na miséria. Desesperado, ele apelou para um pacto demoníaco. Mas ele foi esperto. Ao invés de oferecer sua alma, ele ofereceu as almas de quem comprasse seus quadros.


Na noite do pacto, Giovanni teve um sonho, onde 28 crianças foram torturadas e sacrificadas num tipo de ritual, onde elas choravam e imploravam por clemência.

No dia seguinte, ele pegou tinta e tela e começou a fazer as pinturas para depois vende-las. As pinturas fizeram muito sucesso, e logo os quadros de Giovanni começaram a serem reproduzidos em série, tal como esses quadro que podemos comprar hoje em dia nesses bazares de esquina. Bragolin usou formas subliminares para mostrar que as crianças estavam mortas. A principal seriam as pupilas dilatadas.


Relatos contam que assim que os quadros são levados para casas, o maus agouros iam junto. Pessoas perdiam empregos, adoeciam. Quando os quadros já estavam numa quantidade considerável de lares, os incêndios começaram. Os bombeiros nunca conseguiam encontrar a causa, até que começaram a associar ao quadro pois, mesmo numa residência reduzida a cinzas, ele nunca era muito afetado.

O tabloide Sun, e em particular, seu editor Kelvin MacKenzie, publicaram uma nota em 4 de setembro de 1985, bradando a “Flamejante Maldição do Garoto em Lágrimas", alegando que a “pintura é a causa de incêndios", o Sun conseguiu criar um frenesi popular em torno da lenda.


No auge do pânico, o Sun iniciou uma campanha para que os ingleses se desfizessem das imagens malditas. Semanas depois, conseguiu promover uma grande queima de 2.500 quadros enviados por seus leitores.


Arrependido o pintor teria aparecido em programas de televisão apelando para que as pessoas jogassem fora suas reproduções. Talvez o fato de o Fantástico ter noticiado o assunto nos anos 80 explicaria como a lenda se tornou tão famosa também por aqui no Brasil.

Confira abaixo a análise de alguns poucos quadros:

Quadro 1: No quadro existe um rosto subliminar desenhado no plano de fundo o qual destaquei o local aonde ele está inserido, parecendo uma caveira.


Quadro 2: Virada de lado, pode-se ver um tipo de peixe (ou um cachorro, não sei) devorando a criança.



Quadro 3: Pode-se ver claramente a falta de um braço, sutilmente escondido pela manta de carmim que cobrem os ombros. Também percebe-se que o braço da menina deveria ser demasiadamente grande para encontrar-se com seu cotovelo,visto que o antebraço se posiciona de forma totalmente incoerente. Após estas avaliações,infere-se que esta menina esteja esquartejada e que seu braço esquerdo esteja jogado por sobre seu corpo, ou ela foi morta e carregada por um braço de um homem como um tipo de “encomenda”. Também pode-se notar que, o que parece ser gotas de sangue escorrendo, na verdade é sua manta desfiando.


Em museus da Europa é possível se encontrar as réplicas e os originais. Foram muitos os quadros pintados com este tema.

Giovanni Bragolin conhecido também como Bruno Amadio pintou também outros quadros, a maioria entretanto ligado ao estilo natureza morta.

Variação sobre a lenda

Em uma das variações da lenda, Giovanni Bragolin teria fugido para a Espanha durante a segunda guerra mundial. Nesse período ele esteve na miséria, e teria feito um pacto com o diabo visando vantagens financeiras. Em troca dos favores ele ofereceu seus serviços ao diabo, que teria incumbido Bragolin de uma missão, e que assim que ele a cumprisse ele deveria pintar quadros a respeito, e assim vendê-los. O pintor teria incendiado um orfanato, causando a morte de várias crianças. Apos esse evento ele teria pintado os quadros das crianças que choram, retratando diferentes tipos de mortes para elas.

Abaixo os amigos e amigas podem conferir os demais quadros.
























Quando amanhecer, você já será um de nós...

Não deixe de dar uma conferida nas redes sociais do blog Noite Sinistra...

 Siga o Noite Sinistra no Twitter   Noite Sinistra no Facebook   Comunidade Noite Sinistra no Google +   Noite Sinistra no Tumblr

CONFIRA OUTRAS POSTAGENS DO BLOG NOITE SINISTRA




VOLTAR PARA A PÁGINA INICIAL...

7 comentários:

  1. oi , aqui é o Djalma , poxa cara , minha mãe tem um quadro de duas crianças , uma delas está chorando , nunca encontrei na internet uma imagem desse quadro , mas já mostrei a lenda pra minha mãe e ela não acreditou , disse que era coisa que qualquer um pode colocar na net , ainda bem que ainda nada pegou fogo aqui em casa , mas eu prefiro nem olhar pra esse quadro kk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Manolo vc consegue mandar uma foto desse quadro?

      Excluir
    2. oi , eu de novo , tenho uma má notícia , na verdade era algo que já devia ter feito , eu tirei o quadro da moldura e atrás tinha escrito o nome do quadro , As Meninas Cahen d'Anvers , pintado por Renoir e não tem nada haver com a lenda dos quadros , desculpe :(

      Excluir
  2. É uma historia bastante intrigante. O quadro da menina que olha pra cima é o mais tenso pra mim. É chato ver essas imagens sem imaginar o porque de essas crianças estarem chorando. Fico me perguntando, por qual motivo kkkk enfim, é uma historia bastante confusa. Minha mãe sabe dessa historia e ela tinha antigamente dois quadros. Mas como você disse quando a lenda surgiu aqui no brasil as pessoas ficaram com medo. Minha mãe queimou os dela. Eram cópias. Eu queria ter visto esses quadros de perto...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pior que por várias vezes já tentei mostrar para minha mãe essas imagens dos quadros que circulam pela internet, para ver se ela me mostra qual era o quadro que ela tinha, mas ela tem medo e não topa nem olhar...a história, sendo verdadeira ou não, traumatizou minha velha...rsrsr

      Abraço David

      Excluir
  3. será que não foi o próprio bragolim que inventou essas lendas para criar polêmica e vender mais quadros??? São quadros bastante sombrios e queria saber porque ele gostava de pintar crianças chorando...na minha família nunca vi um desses...mas minha vó tinha dois bibelôs na estante que pareciam diabinhos, a gente qdo ia na casa dela morria de medo...

    ResponderExcluir

Topo