Begotten Antichrist: Álbum de Marilyn Manson supostamente sincronizado com o filme Begotten

em 30/04/2014


Olá meus caros amigos e amigas. Há algumas semanas compartilhei uma postagem aqui no blog Noite Sinistra, que falava sobre a suposta sincronia entre o álbum The Dark Side of the Moon, do Pink Floyd, com o filme O Mágico de Oz de 1939 (clique AQUI para ler). Esse texto foi muito bem recebido, o que me motivou a pesquisar outras possíveis histórias acerca de sincronias. Assim eu cheguei ao tema da postagem de hoje, que fala de uma teoria espalhada por fãs de Marilyn Manson. Essa teoria afirma que o álbum "Antichrist Superstar" lançado em 1996, estaria sincronizado com o filme "Begotten", ao que ficou conhecido como "Begotten Antichrist".

Para quem não sabe, o filme Begotten é tido como um dos filmes mais horrendos, perturbadores e bizarros já criados (clique AQUI para saber mais sobre ele, ou para assisti-lo). Begotten é um trabalho do norte-americano Edmund Elias Merhige, lançado em 1991.

Edmund Elias Merhige

Ligação entre Edmund Elias Merhige e Marilyn Manson

O visual de Begotten é realmente impressionante, o que provavelmente chamou a atenção de Manson, já que Merhige, o criador de Begotten, acabou chamando para dirigir o clipe da música “Cryptorchid”, do álbum “Antichrist Superstar”. No clipe aparecem algumas imagens de Begotten, e foi justamente isso que despertou o interesse dos fãs de Manson. Assim começam as investigações a respeito da suposta sincronia.

Marilyn Manson

As coincidências entre Begotten e Antichrist Superstar

O tempo de execução do filme "Begotten" e do álbum “Antichrist Superstar” é de aproximadamente 72 minutos, menos as 82 faixas de silêncio adicionadas após a última música, “Man That You Fear” (mas contando a faixa ambiente escondida sob o título de “Empty Sounds of Hate”). A partir de mais essa possível ligação, a realização de uma verificação da possível sincronia entre o filme e o cd foram um passo inevitável. Ao se assistir o filme sem som, e colocar o cd de Marilyn Manson para tocar pode-se observar outras coincidências, que são usadas como argumentos por aqueles que acreditam na suposta sincronia.


Vejamos algumas coincidências abaixo:


  1. A primeira faixa do álbum, "Irresponsible Hate Anthem", começa com um som relativamente baixo, com gritos de pessoas como em um show ao vivo. Isso ocorre durante a primeira parte da introdução do filme. Logo após aparecer a primeira frase da segunda parte da introdução do filme que é "Like a flame burning away the darkness" ("Como uma chama queimando na escuridão"), tem inicio o som pesado das guitarras da faixa inicial.
  2. O suicídio de Deus ocorre durante as duas faixas de abertura – “Irresponsible Hate Anthem” e “The Beautiful People” – As imagens durante a segunda faixa correspondem à sensação da música, e são evocativas do vídeo original feito para ela.
  3. A cena em que a Mãe Terra se impregna do sêmen do Deus Morto roda exatamente no momento em que Manson canta “I’ll be your lover, I’ll be forever” (“eu serei seu amante, eu serei para sempre”), na faixa “Dried Up, Tied and Dead to the World”.
  4. O caixão do Deus Morto desaparece no momento preciso em que Manson fala “I never wanted to end like this” (“eu nunca quis que acabasse assim”).
  5. Enquanto a faixa intitulada “Cryptorchid” toca, os nômades começam a arrastar o Filho da Terra pelo cordão umbilical.
  6. Como os nômades começam a aceitar com entusiamos os presentes do Filho da Terra, Manson canta apropriadamente “lift you up like the sweetest Angel, tear you down like a whore” (Eu te levantei como o anjo mais doce, e te derrubei como a uma prostituta”) – uma analogia ao destino do Filho da Terra.
  7. Como o Filho da Terra regurgitará os seus órgãos: “I make myself sick, just to poison you” (“eu faço-me doente, só para envenená-lo”).
  8. Pouco antes da faixa-título do álbum começar, os nômades se tornam cientes do retorno da Mãe Terra. Ela é atingida por eles e cai. A música começa no exato momento em que ela atinge o solo.
  9. Outra curiosidade é o fato do estupro da Mãe Terra ocorrer durante a música “Antichrist Superstar”. Um dos versos da música anterior era: “This is what you should fear, you are what you should fear” (“você é o que você deve temer”). Os nômades, no filme, representam a humanidade. Manson sempre foi continuamente ativo no uso de simbolismos proféticos e metáforas para a sociedade. Ele está dizendo que a humanidade estupra a mãe terra e que, por inerência, a humanidade é o anticristo?
  10. A Mãe Terra morre enquanto toca o final da música “Antichrist Superstar”. “When you are suffering, know that I have betrayed you” (“quando você estiver sofrendo, saiba que eu te trai”).
  11. O desmembramento e funeral da Mãe Terra ocorrem na execução da faixa “Minute of Decay” ("minuto de decadências ou momento de decadência").
  12. No momento seguinte, vemos o Filho da Terra “I went to God Just to see, and I was looking at me” (“eu fui para Deus para ver, e estava olhando para mim”) – “The Reflecting God”.
  13. Quando os Nômades finalmente voltam para o Filho da Terra, o segundo refrão de “The Reflecting God” diz, correspondendo liricamente à cena: “When I’m God everyone dies” (“quando eu sou Deus todos morrem”) e “each thing I show you is a piece of my death” (cada coisa que eu te mostrar é um pedaço da minha morte”).
  14. Os restos mortais do Filho da Terra são enterrados enquanto pode se ouvir no álbum “Pray your life was Just a dream” (“Ore, a sua vida foi apenas um sonho”).
  15. A tela fica preta e então a música acaba com “There’s no one left to hear you scream” (“não sobrou ninguém para ouvir o seu grito”).


Tanto as músicas de Manson como o filme de Merhige possuem um tema pesado, logo seria fácil indicar semelhanças entre ambos, mesmo que a teoria sobre o sincronismo não passe de uma ilusão. Mas alguns fatos, como a participação de Merhige na direção de um dos vídeos clipes do álbum de Manson, o que indica que o músico conhece e possivelmente admire a obra do diretor, assim como o filme e do cd apresentarem praticamente a mesma duração, podem indicar que de fato Manson possa ter se inspirado no filme para criar suas letras. O assunto vem gerando certos debates a exemplo do que acontece com a lenda a respeito da sincronia de "The Dark Side of the Rainbow".

Abaixo disponibilizo a todos o filme Begotten Antichrist, para que possam tirar suas próprias conclusões. Ele vídeo encontra-se dividido em 7 partes, e bem ao final da postagem, vocês poderão conferir alguns links alternativos para assistir ao filme, afinal o You Tube vem derrubando vários vídeos ultimamente.

Parte 1:



Parte 2:



Parte 3:



Parte 4:



Parte 5:



Parte 6:



Parte 7:



Links alternativos para os vídeos:


Fonte: ScarTheWound

Quando amanhecer, você já será um de nós...

Não deixe de dar uma conferida nas redes sociais do blog Noite Sinistra...

 Siga o Noite Sinistra no Twitter   Noite Sinistra no Facebook   Comunidade Noite Sinistra no Google +   Noite Sinistra no Tumblr

CONFIRA OUTRAS POSTAGENS DO BLOG NOITE SINISTRA



Links Relacionados:

VOLTAR PARA A PÁGINA INICIAL...

2 comentários:

  1. Não duvido dessa historia afinal o manson é meio louco e esse diretor do begoten tambem parece maluco. casamento perfeito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não diria louco, mas ambos não são muito convencionais...rsrsrsrsr

      Excluir

Topo