Físicos acreditam que o Universo pode entrar em colapso a qualquer momento

em 30/03/2014


Universo poderia estar prestes a entrar em colapso, e tudo dentro dele – inclusive nós – seria comprimido ao tamanho de uma pequena bola rígida. De acordo com físicos teóricos, o processo já pode ter começado em algum lugar de nosso cosmos e estar ‘comendo’ o resto do Universo.

Este conceito desconcertante foi proposto já há algum tempo, mas agora os pesquisadores na Dinamarca alegam ter provado esta possibilidade, através de equações matemáticas.

A base da teoria é a de que, mais cedo ou mais tarde, uma mudança radical nas forças do Universo irá causar com que cada partícula dentro dele fique extremamente pesada. Tudo – mesmo um grão de areia, todos os planetas e todas as galáxias – se tornará bilhões de vezes mais pesado do que é agora. A teoria sugere que o novo peso irá esmagar toda a matéria, tornando-a em uma pequena, pesada e super quente bola, fazendo com que o Universo, tal qual o conhecemos, não exista mais. Este violento processo é chamado de ‘transição de fase’ e é similar ao que acontece, por exemplo, quando a água se transforma em vapor, ou um ímã se aquece, perdendo sua força.

De acordo com a teoria de Higgs, uma transição de fase como esta ocorreu há um décimo de bilionésimo de segundo após o Big Bang, causando uma mudança no tecido do tempo-espaço. Durante esta transição, o espaço vazio fica repleto de uma substância invisível que agora conhecemos como o campo Higgs. Algumas partículas elementares interagem com este campo, ganhando energia no processo, e esta energia intrínseca é conhecida como a massa de uma partícula.

Através do uso de equações matemáticas, os pesquisadores da Universidade do Sul da Dinamarca descobriram que o campo Higgs poderia existir em dois estados, bem como a matéria pode existir no estado líquido ou no sólido. No segundo estado, o campo Higgs é bilhões de vezes mais denso do que os cientistas já observaram. Se este campo Higgs ultra-denso existir, então uma ‘bolha’ deste estado poderia aparecer repentinamente em um certo lugar do Universo, a qualquer momento, similarmente como ocorre quando você ferve a água. A bolha então expandiria à velocidade da luz, penetrando por todo o espaço, e mudando o campo Higgs do estado que se encontra agora, para um novo estado. Todas as partículas elementares alcançarão uma massa muito mais pesada do que as que estão fora da bolha, e se atrairiam mutuamente para formar centros de super massa.

“Muitas teorias e cálculos predizem tal transição de fase – mas há algumas incertezas nos cálculos anteriores“, disse Jens Krog, estudante PhD da Universidade do Sul da Dinamarca. “Agora executamos cálculos mais precisos, e vemos duas coisas: Sim, o Universo provavelmente irá entrar em colapso e, um colapso é ainda mais provável do que os cálculos antigos previram.”

Fonte: OVNI Hoje

Quando amanhecer, você já será um de nós...

Não deixe de dar uma conferida nas redes sociais do blog Noite Sinistra...

 Siga o Noite Sinistra no Twitter   Noite Sinistra no Facebook   Comunidade Noite Sinistra no Google +   Noite Sinistra no Tumblr

Links Relacionados:
Rocha misteriosa aparece na frente do jipe-sonda em Marte.
Cometa segue em direção a Marte e poderá colidir em 2014.
Evento do Curuçá, o Tunguska brasileiro.
Sinais de cansaço do sol preocupa pesquisadores.
O ‘fantasma’ do Cometa ISON ainda assombra o sistema solar.
Pirâmide de fogo aparece no céu de Portland.
Asteroide de seis caudas intriga cientistas.
Luz no céu da Califórnia assusta moradores.
Satélite da Nasa capta luzes na costa da Argentina.
A lua perdida de Neptuno.
Ressonância de Schumann e seus efeitos nos humanos.
Nibiru, o planeta X.
Asteroide que causou extinção em massa na Terra caiu no Brasil.
Vídeo mostra meteoro cruzando o céu de cidade no México.
Polos magnéticos do Sol estão prestes a inverter
Os três locais mais temíveis da Rússia.

3 comentários:

  1. Estou com o cú na mão O_O... Eu não quero entrar em colapso...

    Essa foi foda! Eu não curto muito complexidades da física, mas me rendi para essa... Vai pro 'best' e.e

    Ótima matéria Nando!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu pela participação manolo...mas essa matéria me deixa a pulga atrás da orelha, afinal a ciência chega a algumas conclusões tão malucas as vezes...e não explica outras coisas relativamente simples...a ciência acredita em aleatoriedades e conceitos extremos, mas duvida do sobrenatural, mesmo que não possa provar que o sobrenatural não existe...

      Excluir
    2. Eita, meu Deus..
      se for mesmo verdade...
      ..Há verdade uma ova...
      me poupe o fim do mundo já chegou, já tá acontecendo, tanta violência e maldade, será que isso não basta...

      Excluir

Topo