NASA explica rocha que apareceu na frente do jipe-sonda em Marte

em 17/02/2014


Há algumas semanas atrás pudemos acompanhar em vários blogs e sites uma notícia  a respeito de uma rocha que estranhamente "apareceu" na frente do jipe-sonda Opportunity, que tem enviado inúmeras fotos de marte (clique aqui para entender melhor). Bem, parece que a NASA resolveu se pronunciar oficialmente a respeito do assunto, explicando o que teria acontecido e porque a rocha teria aparecido na frente do modulo de exploração.

A (Nasa, agência espacial americana) resolveu o mistério sobre uma curiosa rocha achada em Marte no final de janeiro, que parecia ter saído do nada e apelidada popularmente de “donut” por causa de sua aparência peculiar, similar à deste doce.

O que surpreendeu os cientistas não foi apenas seu aspecto estranho mas, sobretudo, que não encontravam explicação para como tinha chegado ali, já que só estava na segunda de duas fotografias tiradas apenas com duas semanas de diferença pelo robô Curiosity sobre a mesma porção de superfície no planeta Marte.

A Nasa pôs fim nesta sexta-feira ao mistério ao explicar que o enigmático “donut” não era mais que um pedaço que se soltou de uma rocha maior que tinha deslocado com suas rodas o próprio robô, um engenho espacial que inspeciona a superfície de Marte na busca de novas descobertas sobre este planeta desde o dia 6 de agosto de 2012.

A curiosa rocha foi apelidada “Pinnacle Island” pelos cientistas e “donut”, esta com cerca de quatro centímetros de diâmetro e de cor branca com o centro vermelho.

“Uma vez que movimentamos o robô Opportunity, após inspecionar a rocha Pinnacle Island, pudemos ver diretamente de cima uma rocha que tinha a mesma aparência incomum e estranha. Nós passamos por cima – com o robô. Pudemos ver as marcas. Daí é de onde veio Pinnacle Island”, disse o membro do projeto Ray Arvidson, da Universidade de Washington em St. Louis.

Fonte: OVNI Hoje

Quando amanhecer, você já será um de nós...

Não deixe de dar uma conferida nas redes sociais do blog Noite Sinistra...

 Siga o Noite Sinistra no Twitter   Noite Sinistra no Facebook   Comunidade Noite Sinistra no Google +   Noite Sinistra no Tumblr

Links Relacionados:
Rocha misteriosa aparece na frente do jipe-sonda em Marte.
Cometa segue em direção a Marte e poderá colidir em 2014.
Evento do Curuçá, o Tunguska brasileiro.
Sinais de cansaço do sol preocupa pesquisadores.
O ‘fantasma’ do Cometa ISON ainda assombra o sistema solar.
Pirâmide de fogo aparece no céu de Portland.
Asteroide de seis caudas intriga cientistas.
Luz no céu da Califórnia assusta moradores.
Satélite da Nasa capta luzes na costa da Argentina.
A lua perdida de Neptuno.
Ressonância de Schumann e seus efeitos nos humanos.
Nibiru, o planeta X.
Asteroide que causou extinção em massa na Terra caiu no Brasil.
Vídeo mostra meteoro cruzando o céu de cidade no México.
Polos magnéticos do Sol estão prestes a inverter
Os três locais mais temíveis da Rússia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Topo