Sinais de cansaço do sol preocupa pesquisadores

em 04/12/2013


A comunidade científica está mostrando uma certa preocupação com a atividade "estranha e sonolenta" do Sol. Eles estão se perguntando como que esta atual fase do nosso astro, a mais fraca em termos de atividade registrada ao longo de um século e meio, poderia afetar a Terra.

Durante muito tempo, as manchas solares foram uma constante durante o ciclo solar, que dura, aproximadamente 11 anos. Atualmente, estas manchas e também as labaredas solares têm passado por um declínio acentuado em sua ocorrência. Desde o início do último ciclo solar, em dezembro de 2008, o número de manchas solares observadas está bem abaixo da média dos últimos 250 anos. Na verdade, de acordo com cientistas da Administração Nacional de Oceanos e Atmosfera dos Estados Unidos, este é o mais fraco ciclo de atividade do Sol nos últimos 50 anos.

Além disso, o Sol também está apresentando anomalias na mudança de polaridade dos seus campos magnéticos. Normalmente, os polos sul e norte invertem simultaneamente a sua polaridade durante cada ciclo. Este é um processo em que os campos magnéticos são enfraquecidos quase ao ponto de desaparecerem para, então, ressurgirem com a sua polaridade invertida. No entanto, durante o ciclo atual, os polos parecem estar fora de sincronia: apenas o polo norte inverteu sua polaridade, que agora é a mesma do polo sul.

Alguns especialistas concordam que este fenômeno é resultado do início de uma longa e baixa atividade solar, como a que ocorreu entre 1650 e 1715, quando foram observadas poucas manchas solares. Esse período, conhecido como o "Mínimo de Maunder", ocasionou um resfriamento em algumas regiões do Terra, época chamada de "Pequena Idade do Gelo" na América do Norte e na Europa. Ou seja, estas áreas estariam sujeitas a invernos mais rigorosos do que o normal.

Fonte: Seuhistory

7 comentários:

  1. Quando eu leio postagens ou ate livros sobre o universo e tal, falando que algo não está normal eu já fico com medo. Ate pq não dá para saber se estaremos vivos amanhã, é fato que nós somos muito, mais muito pequenos em relação ao universo e o que ele esconde, e só de pensar que o que sabemos sobre o mundo é pouco e que podemos morrer a qualquer momento fico com medo. Claro que vou morrer um dia, mas essa coisa toda de sol, planetas e buravo negro rsrs me assusta e muito.
    Obs: Acho que não conseguir me expressar direito, mas enfim...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Somos insignificantes demais perto da grandeza e do poder de destruição do universo...

      Excluir
    2. Você disse tudo que eu tentei dizer no meu comentário de forma resumida e clara rsrs

      Excluir
  2. Respostas
    1. Pois é...não vivemos sem ele...e pode ser do sol que venha o nosso fim...é muito estranho...

      Excluir
  3. kkkkk isa maria isso também me assusta

    ResponderExcluir

Topo