O menino da Tábua

em 03/12/2013


Hoje na série sobre "Histórias e lendas brasileiras", falaremos sobre Antônio Marcelino, ou o menino da tábua como é conhecido. Antônio nasceu em 18 de junho de 1900 e faleceu em 18 de junho de 1945 na cidade de Maracaí, estado de São Paulo, sendo uma personalidade religiosa cultuada informalmente por supostos milagres.

Marcelino, segundo os relatos, foi um bebê prematuro, tendo nascido de sete meses. Ele era vítima de uma doença que o impedia de andar e restringia seu crescimento, segundo relatos apenas a cabeça dele cresceria. Por causa disso passou a maior parte da sua vida deitado sobre uma tábua de lavar roupa. Para se alimentar consumia apenas leite e água, não gostava de usar roupas e não deixava que forrassem sua tábua.

Antônio teria falecido no ano de 1945, no dia do seu aniversário. Segundo a crença popular ele foi enterrado junto com sua tábua, por isso do apelido "Menino da tábua".


Logo depois da morte de Marcelino, seu túmulo se tornou o destino de romeiros, que vinham pedir sua ajuda. Uma capela foi construída ao lado para abrigar promessas e agradecimentos pelos milagres a ele atribuídos. Foi instituída uma festa anual em sua homenagem, que acontece no mês de Agosto.

Em 2011 a comemoração atraiu milhares de fieis (atualmente chega a atrais até 40 mil pessoas). No mesmo ano, o deputado estadual Mauro Bragato (PSDB) apresentou projeto de lei declarando a cidade de Maracaí uma Estância Turística Religiosa e inclui a festa no calendário turístico de São Paulo.

Embora tenha morrido aos 45 anos, a imagem venerada pelos romeiros é a de uma criança.


Fontes: Wikipédia e G1

Quando amanhecer, você já será um de nós...

Não deixe de dar uma conferida nas redes sociais do blog Noite Sinistra...

 Siga o Noite Sinistra no Twitter   Noite Sinistra no Facebook   Comunidade Noite Sinistra no Google +   Noite Sinistra no Tumblr


6 comentários:

  1. Lembro que quando era pequeno tinha uma lembrançinha do menino da tabua em casa mas nunca soube direito a historia sobre ele .

    Belo post

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa sua ideia da série sobre histórias e lendas brasileiras foi demais...embora os leitores tenham parado de enviar dicas, isso me motivou a procurar algumas histórias curiosas Brasil afora...tem sido muito bacana conhecer um pouco mais desse lado do nosso país...

      Abraço manolo...

      Excluir
  2. Uia, esse eu não conhecia, e olha que estou pesquisando para o próximo post de lendas do Brasil.
    Curto bastante essa série do NS :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa foi mais uma ótima ideia do Silvio...o Brasil tem um folclore rico e diversificado, sem contar nas crenças e crendices que tornam o povo brasileiro singular...

      Excluir
  3. Parece o Silvio Santos na Ilustração auhahaa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não tinha prestado atenção a esse detalhe, mas agora que vc falou realmente há uma certa semelhança...rsrs.

      Excluir

Topo