Método de execução: Enforcamento

em 23/12/2013


O enforcamento é um dos mais famosos e utilizados métodos de execução, além de ser amplamente utilizado como método para suicídios. Como forma de execução o enforcamento já vem sendo utilizado a muitos séculos, e ainda é muito usado nos dias atuais, em países como Irã, Iraque, etc... Nos EUA, o método está caindo em desuso, sendo utilizado apenas em dois estados.

O enforcamento faz uso de uma ferramenta de execução chamada forca. Normalmente composta por um poste de madeira com uma corda amarrada em forma de laço. O executado é colocado de pé sobre uma mesa ou cadeira, alçapão ou veículo (ex. carroça), e o laço é posto em volta de seu pescoço; então removido aquilo que estivesse sob os pés. Porém os detalhes podem variar, como por exemplo, o poste pode ser substituído por uma árvore, guindaste, etc...


A corda não poderá ser curta demais e nem muito longa, para que o condenado possa executado de forma rápida e limpa.


Se a corda tem a medida ideal (considerando-se a altura e o peso do condenado), pode ocorrer uma ruptura das vértebras cervicais, e a secção da medula espinhal provocando a paragem da função respiratória e, assim, uma morte rápida. Por outro lado, se é excessivamente longa, poderá causar a decapitação do condenado.

Caso as vértebras cervicais não se rompam (normalmente por ser usada uma corda curta), o condenado morre por asfixia causada pelo laço, tanto por obstrução respiratória quanto pela obstrução das veias jugulares e artérias carótidas. A morte será assim lenta e dolorosa, podendo levar cerca de 3 minutos.

Na idade média o método era visto como uma "morte suja", pois podia ocorrer libertação de fezes ou urina por perda de controle sobre os esfincteres durante a morte. Essa "morte suja" ofendia a moral do condenado e até mesmo a de sua família.

Pessoas conhecidas executadas na forca

A personalidade internacional mais significativa condenada e recentemente executada desta forma foi o presidente iraquiano Saddam Hussein, em 30 de Dezembro de 2006.

Destacam-se ainda figuras importantes condenadas no Julgamento de Nuremberg, são eles: Hans Frank, Wilhelm Frick, Alfred Jodl, Ernst Kaltenbrunner, Wilhelm Keitel, Joachim von Ribbentrop, Alfred Rosenberg, Fritz Sauckel, Arthur Seyss-Inquart, Julius Streicher e Hermann Göring, sendo este o sucessor de Adolf Hitler.

Diferentemente do que aconteceu com Saddam Hussein, alguns condenados não chegaram a ser executados pois cometeram suicídio horas antes, notadamente Hermann Göring e Robert Ley, que não chegou a ser julgado. Também merece destaque o líder da Inconfidência Mineira,Tiradentes (Joaquim José da Silva Xavier), que foi enforcado em 21 de abril de 1792.

Fonte: Folha Online e Wikipédia

Quando amanhecer, você já será um de nós...

Não deixe de dar uma conferida nas redes sociais do blog Noite Sinistra...

 Siga o Noite Sinistra no Twitter   Noite Sinistra no Facebook   Comunidade Noite Sinistra no Google +   Noite Sinistra no Tumblr

Links Relacionados:
Método de execução: Gaiolas suspensas.
Método de execução: Inanição.
A história por trás das execuções medievais.
Método de execução: Serração.
Método de Execução: Poço de Cobras
Método de Execução: Gravata colombiana.
Método de execução: A dama de Ferro.
Método de execução: Necklacing.
Método de Execução: Ebulição.
Método de Execução: Guilhotina.
Método de execução: Crucificação.
Cueva de las Manos
Restos mortais de santos e mártires cobertos de jóias.Método de Execução: Morte por mil cortes.
A bela adormecida de Londrina.

Elmer McCurdy: A múmia que as pessoas pensavam ser um boneco.
Torre na Lua.
Estranha criatura encontrada no mar do Golfo Pérsico.
O anel de Silvianus e a lenda que inspirou a saga Senhor dos Anéis e o Hobbit.

Método de execução: A Roda.
Método de Execução: Defenestração.
Método de execução: Desmembramento
Método de execução: Lapidação.

Um comentário:

  1. O que achei meio estranho é que o blog nada fala sobre a fogueira santa, método tão cruel quanto a ebulição.
    http://www.joaodefreitas.com.br/pior-horror-da-historia.htm

    ResponderExcluir

Topo