Método de Execução: Gravata colombiana

em 11/11/2013


Na semana retrasada, nos comentários da postagem que falava sobre o Método de Execução Necklacing,  um leitor(a) Anônimo(a) solicitou que eu falasse de um determinado método de execução, a Gravata Colombiana, pedido que eu atendo no dia de hoje. Eu já havia pesquisado sobre o assunto, mas  não encontrei muito material a respeito, o que havia me feito desistir do assunto. Mas o pedido do leitor(a) me deu um novo ânimo, e acabei reiniciando minhas pesquisas.

Método de Execução: Gravata colombiana


Gravata colombiana é um método de execução onde a garganta da vítima é cortada horizontalmente, por meio de uma faca ou de outro objeto pontiagudo, e a língua da vítima acaba sendo puxada pelo orifício gerado pelo corte.

Algumas fontes alegam que o criador desse método de execução teria sido o traficante Pablo Escobar. Porém documentos históricos provam que esse método já existia a mais tempo. Segundo esses documentos sua origem coincide com o surto de La Violencia, a guerra civil colombiana, que começou em 1948 com o assassinato do líder Jorge Eliecer Gaitan. Existem relatos em livros, que falam que esse método teria sido utilizado também na Itália, a mais de cem anos atrás.

Embora Escobar não tenha sido o criador do método, ele fez uso dessa cruel prática, executando rivais por meio dela. O grupo de Escobar, após executar algum membro de um grupo oposto com o uso desse método, promovia um "desfile", onde era exibido o cadáver, ou mesmo a vitima ainda agonizante. Tal atitude visava intimidar delatores, traidores e possíveis rivais.

Gravata colombiana no caso OJ Simpson

Durante o julgamento de OJ Simpson, em 1994, uma teoria alternativa alegou que os assassinos que mataram Nicole Brown Simpson e Ronald Goldman seriam na verdade traficantes.

Evidência que foi apresentada para provar tal teoria é que no crime um colar colombiano foi executado (não consegui apurar em qual das vítimas). Na verdade seria uma variação da verdadeira gravata colombiana, pois nesse caso a vítima foi morta por uma barra horizontal na garganta e a língua não é puxada através da ferida. A teoria teria sido rejeitada.

A gravata colombiana na televisão

No décimo primeiro episódio de Hannibal, intitulado "Roti", uma gravata colombiana foi realizada pelo Dr. Abel Gideon.

Na 1 ª temporada, episódio 2 de Breaking Bad, Jesse menciona brevemente gravatas colombianas ao contemplar os perigos de soltar Krazy-8, ex-parceiro de negócios que está preso em seu porão.

A gravata colombiana também é mencionada em Modern Family episódio " When Good Kids Go Bad ".

Na temporada de estreia do espetáculo A Ponte, em um episódio intitulado "ID", o serial killer executa uma gravata colombiana em uma vítima.




Quando amanhecer, você já será um de nós...

Não deixe de dar uma conferida nas redes sociais do blog Noite Sinistra...

 Siga o Noite Sinistra no Twitter   Noite Sinistra no Facebook   Comunidade Noite Sinistra no Google +   Noite Sinistra no Tumblr

5 comentários:

  1. Me desculpe a ignorância mas não entendo algo: Tudo bem que a lingua é um órgão extremamente comprido, mas...é suficientemente grande passar pelo corte feito na garganta? oO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na verdade o corte é feito bem abaixo, ou até exatamente na parte de baixo do queixo...a segunda imagem dessa postagem, se refere a um seriado de tv, sendo que nesse caso a representação é um tanto exagerada...o cara teria que ter uma lingua de um palmo de comprimento...rsrsrs

      Excluir
  2. Hannibal sendo citado. *sorrindo maniacamente*

    ResponderExcluir
  3. brigadao vei fiquei pedindo um tempo mais valeu a pena, tinha visto esse metodo em um site mais nao tinha entendido direito,otimo blog

    ResponderExcluir

Topo