Asteroide de seis caudas intriga cientistas

em 11/11/2013


Astrônomos estão boquiabertos com uma descoberta esquisita que fizeram através de imagens capturadas pelo Hubble. Trata-se desse 'cometa' na foto, que não tem nada a ver com aquilo que nós achamos que um cometa costuma ser - tanto que, na realidade, parece se tratar de um asteroide.

O objeto em questão na imagem tem seis caudas. Não é feito de gelo, como outros asteroides, e não se movimenta como um: só está rodando loucamente, suas caudas como tentáculos descontrolados pairando no espaço sideral. É até um pouco assustador.

Aparentemente, é a primeira vez que um objeto desse é avistado na história. De acordo com a NASA, esse asteroide, batizado de P/2013 P5, parece um sprinkler - aquelas estruturas que borrifam água no meio do jardim. David Jewit, da Universidade de Los Angeles, acha que o objeto é produto de uma colisão entre outros dois asteroides que se chocaram há cerca de 200 milhões de anos. O fragmento dessa colisão, diz ele, pode se parecer muito com o que o Hubble registrou, e nesse caso nosso sprinkler sideral seria feito de rochas metamórficas.

Fonte: Revista Galileu

2 comentários:

  1. Assustador e um bicho desse chocar-se contra a terra. Se bem que um desses devia cair numa certa cidade no centro do Brasil. Ta fazendo falta uma colisao la.

    ResponderExcluir

Topo