Simbologia Nazista

em 23/09/2013


Todos sabemos de muitas histórias que relacionam o Nazismo com algumas práticas ocultistas e sociedades secretas. Hitler nutria uma obsessão doentia por provar que seus argumento de superioridade racial eram de fato verdadeiros, isso motivou o uma grande quantidade de estudos relacionados as mais diversas áreas e algumas teorias baseadas na antiga mitologia. Há algum tempo falamos sobre o "Sol Negro Nazista" (Clique aqui para recordar), onde apresentamos um pouco da simbologia relacionada a esse assunto. No texto abaixo voltaremos a falar um pouco sobre alguns dos principais símbolos do regime nazista e seus significados.

O simbolismo Nazista

Como é de costume desde a antiguidade o uso de símbolos de poder não foi deixado de lado na política nazista. Quando pensamos nesse regime logo nos vem à mente aquilo que seria a expressão mais ferrenha de sua propaganda: a Suástica.

Um erro que podemos cometer é pensar nesses símbolos apenas ligados a essa forma de poder, não é novidade também que diversos governos utilizaram simbologias antigas para legitimar seus poderes, podemos encontrar diversas maneiras que esses signos foram empregados antigamente e posteriormente adaptados a um novo tempo e espaço.

Em um primeiro momento Hitler precisava criar a imagem ‘do homem forte no poder’

"“... O que importava era a ação, não qualquer programa político devidamente estabelecido e sistematicamente aplicado. O que importava era o mito orientador para dar energia a essa ação, e o melhor de todos os mitos era o que identificava o adversário, um inimigo contra o qual as massas se reuniram. Finalmente, Hitler adotou o conceito fascista de ‘homem forte’, uma comunidade chefiada por um líder carismático, apontado não por voto majoritário, mas pelos misteriosos mecanismos do destino. Ele traduziu Il Duce, ‘o condutor’, pelo terno pelo qual era conhecido Mussolini, para o alemão: o Führer, o condutor...”" (DWORK, JAN VAN PELT. 2002 p. 86)

Depois de feita a figura em que o povo podia confiar, foram escolhidas as insígnias que regeriam o imaginário da população, imagens que seriam ‘o rosto’ do nazismo que até hoje são repugnadas como no caso da suástica em que sua utilização recria a sensação de horror da época em que Hitler e companhia ‘fizeram seu estrago pelo mundo’, fato ainda muito arraigado na mente de uma nação.

"“... O simbolismo e os rituais políticos nazistas- o ousado desenho da suástica, os uniformes e saudações adotados dos fascistas, os desfiles copiados dos militares, as concentrações de massa tomada do mundo dos esportes- tudo isso oferecia aos alemães de muitas origens um senso de unidade, ardor e propósito. Nenhum outro partido tinha esse apelo popular; cada um atraia apenas um setor da sociedade..."” (DWORK, JAN VAN PELT. 2002 p. 90)

Com sua estratégia política formada, o grande apelo popular, os nazistas chegaram ao poder, colocando em prática sua política de terror. Os signos demonstram muito mais do que a política deixava transparecer, sentidos antigos que muitas vezes foram suprimidos pela política.

A Águia Nazista

"“... Rainha das aves, encarnação, substituto ou mensageiro da mais alta divindade uraniana e do fogo celeste (...). Símbolo de tamanha importância, que não existe nenhuma narrativa, ou imagem, histórica ou mítica, tanto em nossa civilização quanto em todas as outras, em que a águia não acompanhe, ou mesmo não os represente, os maiores deuses e os maiores heróis: o atributo de Zeus (Júpiter) e do Cristo (...) a águia coroa o simbolismo geral das aves, que é o dos estados espirituais superiores e, portanto, o dos anjos (...) a águia, divindade uraniana, expressão do Pássaro- Trovão, é a origem do emblema principal das civilizações de caçadores nômades, guerreiros e conquistadores; (...) As tradições americanas e asiáticas se interpenetram e se reforçam continuamente nesse ponto, quanto mais não seja pela utilização idêntica da pluma de águia nas praticas xamânicas dos dois continentes. (...) A tradição ocidental, igualmente, dota a águia de poderes excepcionais que a colocam acima das contingências terrenas. Assim, embora não seja imortal, possui um poder de rejuvenescimento. (...) A águia desastrosa: como todo símbolo, a águia também possui um aspecto noturno maléfico ou desastroso; é o exagero de sua coragem, a perversão de sua força, o descomedimento de sua própria exaltação. (...) Simboliza a emoção brusca e violenta, a paixão consumidora do espírito. Entretanto, por causa de seu caráter de ave de rapina que carrega as vitimas com suas garras para conduzi-las a lugares de onde não podem escapar, a águia simboliza também um desejo de poder inflexível e devorador..."” (CHEVALIER, GHEERBRANT. 2009, p 22-26).

Pelas descrições feitas acima o da águia desastrosa nos faz pensar nos judeus, como a águia nazista os levava para os campos de concentração de onde não podiam escapar, apenas após sua morte nas horripilantes câmaras de gás. A simbologia da águia por muitas vezes é dotada de significados positivos estando sempre relacionada a deuses gregos e até ao catolicismo com Cristo.

Outro aspecto de sua simbologia é o seu ‘poder’ de estar acima das contingências terrenas, e não sua imortalidade, mas seu poder de rejuvenescimento. Hitler ao adotar essa simbologia pode ter feito isso devido a um mero acaso (pouco provável), mas ele devia saber com perfeição todas as interpretações possíveis para cada simbologia por ele utilizada.

O fato de estar acima das contingências terrenas nos remete a superioridade da Alemanha, do III Reich e da raça ariana, nada melhor do que uma águia que pode representar essas qualidades pressupostas por Hitler para sua perfeita nação, que ao mesmo tempo não envelhece, está sempre nova, não que seja imortal, mas que mantém o interesse das massas sempre com seu líder.

O estado espiritual superior da águia também remete a pretensa superioridade ariana com os demais povos, especialmente para com os judeus, etnia considerada inferior e é terrivelmente perseguida e massacrada pela política nazista.

A maioria das significações relacionadas à simbologia da águia quase sempre nos remete a sempre presente superioridade ariana que marca a trajetória nazista desde sua pretensão ao poder até sua ascensão a ele.



A Suástica

"“... A suástica é um dos símbolos mais difundidos e antigos. É encontrado do Extremo Oriente à America Central, passando pela Mongólia, pela Índia e pelo norte da Europa. Foi conhecido dos celtas, dos etruscos, da Grécia antiga; o ornamento chamado grega deriva da suástica. Alguns quiseram remontá-lo aos atlantes, o que é uma maneira de indicar sua remota antiguidade. (...) a suástica, por seu próprio grafismo, indica manifestamente um movimento de rotação em torno do centro, imóvel, que pode ser o ego ou o pólo. (...) símbolo de ação, de manifestação, de ciclo e de perpétua regeneração. (...). A simbólica dos números ajuda a compreender melhor o sentido de força totalizadora desse emblema: a suástica é feita de uma cruz, cujas hastes- como nas orientações vetoriais que definem um sentido giratório e em seguida o enviam de volta ao centro- são quadruplicadas. O seu valor numérico é, portanto, de quatro vezes quatro. (...). É o desenvolvimento da força da realidade, ou do universo. (...) associa-se a essas grandes figuras criadoras ou redentoras invocadas acima; como desenvolvimento de um poder secular, o que explica as suas atribuições históricas, de Carlos Magno a Hitler. (...) a suástica de Carlos Magno; ou do sentido inverso, dos ponteiros de um relógio, querendo colocar a infinitude e o sagrado no temporal e no profano- é a suástica hitleriana. (...) Os maçons obedecem estritamente o simbolismo cosmográfico, considerado o centro da suástica como a estrela polar e as quatro gamas que a constituem como as quatro posições cardeais em torno da Ursa Maior..."” (CHEVALIER, GHEERBRANT. 2009 p 852-853)

Como se pode ver pela descrição a suástica é um dos símbolos mais antigos, não é uma criação de Hitler, não foi idealizado por ele, mas é a marca mais forte do nazismo, sendo repudiada até os tempos atuais.

Como na descrição da simbologia da águia a da suástica também trás elementos ligados a desenvolvimento de um poder secular, a suástica hitleriana está ligada a colocar o infinito e o sagrado no temporal e no profano. Seu movimento de rotação em torno do próprio centro está ligado ao ego, poderia ser nesse caso o ego de Hitler? Possivelmente sim.

Ainda seguindo a linha de significados da águia a suástica apresenta a regeneração, que na águia estaria presente como o rejuvenescimento, isso pode nos mostrar uma preocupação em demonstrar que o reich não envelheceria jamais, que ele estaria sempre vital e jovem, que suas convicções não se tornariam obsoletas. O Reich dos 1000 anos.

A força presente em seu significado nos leva a crer que o reich é poderoso, todos os símbolos ligados ao nazismo que foram apresentados até agora nos mostram a confiança que seus lideres tinham na sua seita, uma seita poderosa, sempre jovem e fazia o que nenhum partido já tinha feito na Alemanha: agradado a diversos grupos da sociedade, atraído os mais diversos simpatizantes.


As Runas da SS

A runa sigel (Sowellu, Sowelo, Saewelô ou Sig) está ligada ao poder do sol, ela consiste em uma linha em zigue-zague que pode sugerir explosões e raios no céu, seu poder pode ser destrutivo, sua força pode ser usada para as causas mais nobres e as mais terríveis, o que nos lembra que o símbolo em si não é positivo ou negativo, mas a energia que depositamos nele, ou a intenção que utilizamos.

Sig é o sol e sobre sua significação simbológica podemos dizer:

"“... O sol imortal nasce toda manhã e se Poe toda noite no reino dos mortos; por tanto, pode levar com ele os homens e, ao se por, dar-lhes a morte; mas, ao mesmo tempo, pode guiar as almas pelas regiões infernais e trazê-las de volta à luz do dia seguinte. (...). analogamente o Sol é um símbolo universal do rei, coraçãodo império..".” (CHEVALIER, GHEERBRANT. 2009 p. 836-837).

Por que a SS sendo ‘reguladora das armas’ teria algo ligado ao sol, que por hora tem o significado de poder levar com eles os homens para a morte? Seria uma possível menção ao poder que a SS continha para levar os judeus para os campos de concentração, simbolizando o por do sol.




Postagens em Destaque do Noite Sinistra
Clique aqui para acessar...Clique aqui para acessar...Clique aqui para acessar...Clique aqui para acessar...Clique aqui para acessar...
Fotos da "caminhada zumbi" que aconteceu na Alemanha
Cães Negros
Links Sinistros 56
MK-ULTRA: O programa de controle mental da CIA
Asfixia auto-erótica
Clique nas imagens, para acessar as postagens que você deseja ler...

Quando amanhecer, você já será um de nós...

Não deixe de dar uma conferida nas redes sociais do blog Noite Sinistra...

 Siga o Noite Sinistra no Twitter   Noite Sinistra no Facebook   Comunidade Noite Sinistra no Google +   Noite Sinistra no Tumblr

6 comentários:

  1. Nossa muito boa essa publicação Nando,acredito que os símbolos nazistas vão ser pesquisados por gerações ainda e tbm suspeito que a maioria das atrocidades nunca serão mostradas na mídia,pois devem ter cenas ainda mais horrendas e cruéis.
    Quanto aos símbolos,ainda encontrarão muitos significados para eles,pois eles não 'criados' apenas para simbolizar uma seita,também há muita significação no plano espiritual e astral,porque se fosse um mero símbolo não nos faríamos sentir impressões tão ruins e um mal estar tão grande e é bem aquela máxima né,há mais coisas escondidas entre o céu e a terra do que somos capaz de entender e julgar,isso é tenso e muito,muito ruim.

    ResponderExcluir
  2. sabe o q vc falou faz muito sentido.para os asatrus,e outras religioes da asia tambem,a suastica e um simvolo sagrado,mas,ela e desenhada no sentido contrario da suastica nazista.,para essas religioes,a suastica representa :sorte,criaçao e vida.se ela for usada ao contrario,como a suastica nazi,o significado e o contrario:azar,morte e destruiçao.por isso,um asatru nunca usaria a suastica ao contrario,como os nazis,pq estaria atraindo essas coisas ruins para si.para um asatru,usar a suastica na direçao dos nazis,seria mais ou menos,como um cristao usar a cruz de cabeça para baixo.

    ResponderExcluir
  3. Respostas
    1. Bem observado...pode ser uma referência feita pelo Kiss...

      Excluir
  4. Cara, eu tô atrás do significado da águia olhando pra esquerda e da águia olhando pra direita (diferença entre elas), já achei algumas resposta mas há varias controversas. Pode me ajudar???

    ResponderExcluir

Topo