Método de Execução: Defenestração

em 09/09/2013


Olá amigos e amigas...hoje continuaremos a falar de cruéis métodos de execução utilizados no passado. O método dessa semana é um tanto novidade para mim, até porque ele é simples e eu nem fazia ideia que ele poderia ser considerado um método de execução, uma vez que os demais métodos vistos até aqui nessa série são formas de execução e também de alerta para possíveis futuros infratores. Por esse motivo esses métodos eram extremamente dolorosos e muitas vezes realizados em público, para servirem de aviso ao melhor estilo "Não cometam o erro do condenado, ou isso acontecerá com vocês!!!". Já a Defenestração me parece mais um ato motivado por uma fúria não contida diferentemente dos demais métodos vistos até agora. Mas essa é apenas uma questão de definição, não tendo grande importância para o propósito central das postagens que compões a série Métodos de Execução, que é mostrar formas bizarras e dolorosa de matar e torturar.

O que seria a Defenestração?

Defenestração nada mais é do que o ato de atirar algo por uma janela. Refere-se, contudo, mais especificamente ao ato de atirar pessoas de uma janela com a intenção de as assassinar ou ao caso de suicídio. O termo provém da palavra latina para janela, fenestra.

A defenestração, no caso concreto da aplicação a pessoas, foi uma prática corrente no século XVII (embora já viesse do século anterior, tendo sido usada na matança de São Bartolomeu), nomeadamente na Guerra dos Trinta Anos. Ficou famoso o episódio das "Defenestrações de Praga" (1619), tendo os nobres protestantes da Boémia invadido o castelo da capital e arremessando representantes do Governo Imperial pelas janelas. Este foi, a par da demolição de duas Igrejas Luteranas na Boémia por parte das forças católicas do Sacro Império Romano-Germânico, um dos episódios determinantes na deflagração do conflito no continente.

Uma suposta defenestração ocorreu em Portugal, no contexto da Restauração da Independência. A vítima teria sido o Secretário de Estado Miguel de Vasconcelos, personagem odioso aos olhos dos portugueses por colaborar com a Dinastia Filipina, na manhã do dia 1 de dezembro de 1640, atirado vivo das janelas do Paço da Ribeira para o Terreiro do Paço. No entanto, embora o corpo tenha sido de facto atirado pela janela, Miguel de Vasconcelos já tinha sido morto a tiro pelos conjurados.


Já antes disso, também em Portugal, nos momentos tensos da crise de 1383-1385, o bispo de Lisboa, D. Martinho de Zamora, de origem castelhana e por isso suspeito de colaborar com o inimigo, foi atirado pelas janelas da Sé de Lisboa em 1383, pela população enraivecida.

Eventos ocorridos recentemente no Brasil

No dia 29 de março de 2008 a pequena Isabella Nardoni, de cinco anos de idade, foi defenestrada do sexto andar de um edifício em São Paulo, naquele que ficou conhecido como o Caso Isabella Nardoni.


Em 20 de dezembro de 2009, o ex-modelo e figurante de televisão, Wesley Félix Pereira, cometeu suicídio ao defenestrar-se do décimo andar de um prédio no Rio de Janeiro.

Quando amanhecer, você já será um de nós...

Não deixe de dar uma conferida nas redes sociais do blog Noite Sinistra...

 Siga o Noite Sinistra no Twitter   Noite Sinistra no Facebook   Comunidade Noite Sinistra no Google +   Noite Sinistra no Tumblr

Links Relacionados:
Método de Execução: Morte por mil cortes.
Método de execução: Lapidação.
Método de execução: Esventramento.
Método de execução: Águia de Sangue.
Método de execução: Tapocrifação
A bela adormecida de Londrina.
Elmer McCurdy: A múmia que as pessoas pensavam ser um boneco.
Torre na Lua.
Estranha criatura encontrada no mar do Golfo Pérsico.
O anel de Silvianus e a lenda que inspirou a saga Senhor dos Anéis e o Hobbit.
A lenda da carruagem de Ana Jansen.
O significado do Olho de Hórus.
As profecias de Mitar Tarabich.
Pesquisadores afirmam que o manuscrito de Voynich possui uma mensagem genuína.
Descobertos túneis que vão da Escócia até a Turquia.
As profecias de São Malaquias.
Previsões do fim do Mundo.
As origens pagãs do carnaval.
Comércio de gordura humana
A lendária tribo Si-Te-Cah.

6 comentários:

  1. cara . . . se eu te contar que eu já conhecia defenestração vc não acredita , mas é verdade , isso porque um lutador de pro wrestling que eu conheço tem essa palavra como a sua preferida , seu psêudonimo é CM Punk , mas assim . . . eu na época que tinha conhecido esse nome não tive ideia de que era um método de execucão , se não eu teria te contado a muito tempo :p

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sabia que vc gosta de lutas meu caro Djalma...

      Excluir
    2. esse é um dos meus gostos ^^ alias a foto de perfil do meu facebook atualmente é de um lutador de WWE (que é uma empresa de luta livre que se assemelha a aqui no brasil com a extinta Telecatch e é grande rival do UFC) mas também não gosto só disso , gosto de quadrinhos , animes , histórias de fantasia medieval e de terror , ou seja , gosto de bons enredos :D

      abraços nando :)

      Excluir
  2. Já li um pouco sobre defenestração... Eu acho muito simples na teoria, mas na prática deve ser muito tenso saber que você seria jogado pela uma janela rumo ao inferno com uma paradinha no chão... Por isso muitos condenados sofriam infarto antes de seu encontro com a terra,segundo laudos de necropsias...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse lance do infarto é curiosidade para mim...vivendo e aprendendo hein...

      Abraços manolo...

      Excluir
  3. Não tenho acompanhado as matérias sobre métodos de execução, mas quando vejo tenho que dizer que as aprecio, é bem interessante saber sobre elas!

    Abraço

    ResponderExcluir

Topo