Os sinais de Morte

em 02/05/2013


Saudações galera atormentada. Que tal a gente falar um pouco da morte. Arrepiante para uns, para outros nem tanto, mas a verdade é que a morte é a nossa única certeza, e um dia ela vai chegar para cada um de nós. Portanto que tal a gente conhecer os sinais de morte? Continuem lendo e venham conhecer um pouco mais desse assunto derradeiro....

Quando um perito criminal ou um médico legista chega a uma cena de crime, umas das primeiras coisas que se devem fazer é checar o algor mortis, rigor mortis e o livor mortis. São os três principais meios de se descobrir a hora em que o cadáver foi morto, se foi mexido após a morte ou não.

Algor Mortis do latim algor = frio e mortis = morte, ou Esfriamento do Cadáver. É a redução linear da temperatura da pele que ocorre após a morte.

Uma vez cessadas as funções vitais, o corpo esfria a uma média de 1,0 ºC a 1,5 ºC por hora. A temperatura média de um ser humano é entre 36 ºC e 37 ºC, então, o cadáver atinge a temperatura do ambiente em no máximo 24 horas após a morte.

A circulação do sangue pelo nosso corpo é responsável por nos manter aquecidos. Quando morremos,o sangue para de circular (lógico), e consequentemente nos aquecer, fazendo com que o corpo se resfrie e adquira a temperatura do ambiente em que se encontra. O algor mortis tem importante papel na resolução de crimes, já que dependendo da temperatura do cadáver, pode estimar-se a hora da sua morte.

Livor mortis, que do latim significa “Lividez Cadavérica”, é a acomodação gravitacional das células vermelhas do sangue no vasos nas áreas inferiores do corpo, provocando uma descoloração (manchas arroxeadas) da pele.

Livor Mortis
Ou seja, há uma descoloração de uma região do corpo causada por acúmulo de sangue, não ocorre nas áreas em que o corpo está encostado no chão ou recebendo pressão, porque os capilares estão comprimidos. O livor mortis começa geralmente entre uma a duas horas após a morte, e se torna permanente entre seis e doze horas após a morte. Assim como o algor mortis, o livor pode ajudar a determinar a hora da morte, ou se o corpo foi movido após a morte.

Rigor mortis, do latim “rigidez cadavérica”.

É causado por uma mudança química nos músculos, causando aos membros do cadáver um endurecimento (“rigor”) e impossibilidade de mexê-los ou manipulá-los. Tipicamente o rigor acontece várias horas após a morte e volta ao normal espontaneamente depois de dois dias, apesar do tempo de início e duração depender da temperatura ambiente. Digamos que o cadáver esteja numa temperatura amena, então o rigor mortis começaria entre 3 e 4 horas post-mortem (depois da morte), com total efeito do rigor em aproximadamente 12 horas, e finalmente o relaxamento em aproximadamente 36 horas. Ou seja, dois dias depois o corpo volta ao normal.

A causa bioquímica do rigor mortis é a hidrólise do ATP no tecido muscular, a fonte de energia química necessária para o movimento. Moléculas de miosina derivados do ATP se tornam permanentemente aderentes aos filamentos e os músculos tornam-se rígidos. A circulação sanguínea cessa, assim como o transporte do oxigênio e retirada dos produtos do metabolismo. Os sistemas enzimáticos continuam funcionando após algum tempo da morte. Assim, a glicólise continua de forma anaeróbica, gerando ácido láctico, que produz abaixamento do pH. Neste momento, actina e miosina, unem-se formando actomiosina, que contrai fortemente o músculo.

Pallor mortis, do latim “palidez da morte”, é um fato que acontece em pessoas com pele clara quase que instantaneamente, entre 15 a 20 minutos após a morte, por causa da falta de circulação capilar por todo o corpo. A pele fica pálida, quase “branca”.

Pallor Mortis
A palidez desenvolve tão rapidamente após a morte que ele tem pouco ou nenhum uso na determinação da hora da morte, além de dizer que aconteceu menos de 30 minutos ou mais, o que poderia ajudar se o corpo foi encontrado muito rapidamente após a morte.

Tache noire é uma das alterações post-mortem importantes, vistas no olho após a morte da pessoa.

Se os olhos permanecem abertos após a morte, a área do globo ocular resseca, o que resulta em uma cor amarelada primeiro, e depois castanho-enegrecida, logo depois forma-se uma linha vermelho escuro horizontalmente dentro do globo ocular, denominado Tache noire.


O Tache noire ocorre somente em casos onde o corpo fica muito tempo com os olhos abertos após a morte, e não ocorre em casos de afogamento, pois o globo ocular não pode ressecar na água (lógico). Durante a morte com exposição prolongada ao ar, outras membranas mucosas acabam ficando arroxeadas ou escurecendo a cor, como por exemplo a língua.

O Tache noire ocorre entre 7 e 8 horas após a morte.

Lembrando que:

- Peri-mortem: na ou perto da hora da morte; em lesões peri-mortem, o dano ósseo que ocorre em ou perto do hora da morte, sem qualquer evidência de cura.

- Ante-mortem: antes da morte; o dano ósseo em lesões ante-mortem mostra evidências de cura.

- Post-mortem: depois da morte; em lesões pós-morte, o dano ósseo que ocorre em ou perto do momento da morte, sem qualquer evidência de cura.

Os principais sinais de morte são geralmente descritos como sendo algor mortis, rigor mortis, livor mortis e decomposição.

Quando amanhecer, você já será um de nós...

Não deixe de dar uma conferida nas redes sociais do blog Noite Sinistra...

 Siga o Noite Sinistra no Twitter   Noite Sinistra no Facebook   Comunidade Noite Sinistra no Google +   Noite Sinistra no Tumblr

Links Relacionados:
Links Sinistros 34.
Museu de antropologia criminal de Cesare Lombroso.
O poço dos templários.
A noiva cadáver de Carl von Cosel.
As múmias mais estranhas e assustadoras do Japão.
Dinheiro fantasma, o dinheiro dos mortos.
Cabeças encolhidas.
Sete estranhas tradições de páscoa.
Estranhas superstições a respeito de manchas de nascença.
Festival de tatuagem oferece proteção contra o mal.
A síndrome de Bloom.
A Síndrome da mão alheia.
Sorriso assustador das mulheres de Sumatra.
O mistério de Samaipata.
Cidade fantasma turca: Cidade das 1001 Igrejas.
Misteriosas esferas são encontradas no deserto do Arizona.
Ilustrações de Terror de Sanjulián.
Fotos da Deep Web.
Tom Cruise acredita que tem a missão de combater extraterrestres.
Peixe gato invade casa na China.
Comércio de gordura humana.
Aeroporto apreende 18 cabeças humanas.
Strip Tease para os mortos em Taiwan.
Jogo macabro em Taiwan.

4 comentários:

Topo