Assustadoras bonecas de Hans Bellmer

em 01/03/2013


Corpos mutilados e mistura de partes do ser humano, fazem da arte de Hans Bellmer, algo realmente curioso e altamente surrealista. O artista alemão criava na época que o nazismo, bonecas um pouco diferentes, em posições estranhas e com corpos fragmentados, de uma forma a criar imagens distorcidas ou em grotescas posições sexuais.

Hans Bellmer nasceu em Kattowitz em 1902. Por insistência de seu pai, ele trabalhou em uma fábrica de aço e em uma mina de carvão depois de terminar os exames de qualificação para o ingresso da universidade. No entanto, Bellmer conseguiu fazer alguns trabalhos de arte e exibi-lo na Polônia em 1922-1923. O trabalho levou à sua prisão. Enquanto estudava engenharia na Politécnica de Berlim, Hans Bellmer conheceu John Heartfield, Rudolf Schlichter e George Grosz. Em 1924, Bellmer abandonou a engenharia, trabalhou como impressor de livro e depois como ilustrador para Malik Verlag.

No inverno Bellmer teve sua primeira viagem a Paris. Após seu casamento em 1927, Hans Bellmer trabalhou como artista comercial, participou de palestras na Bauhaus em 1930 e viajou para a Itália e para a Tunísia. Ele se recusou a continuar a trabalhar como um sinal de resistência ao fascismo em 1933. Para mostrar seu repúdio ao fascismo e da estética propagada, Hans Bellmer começou a construir bonecas girlish tridimensional , que ele fotografou em poses eróticas. Alguns desses trabalhos foram publicados por Bellmer às suas próprias custas, em 1934, outros apareceram na revista surrealista "Le Minotaure", garantindo a Bellmer classificação importante entre surrealistas de Paris.

Em 1938 Hans Bellmer emigrou para Paris e foi internado com Max Ernst na eclosão da segunda guerra mundial no "Les Mille" acampamento perto de Aix-en-Provence. Ao ser descarregada a partir do acampamento, Bellmer renunciou a nacionalidade alemã em 1941 e fugiu para Castres, onde se casou com sua segunda esposa naquele mesmo ano.


Durante os anos de guerra Hans Bellmer fez desenhos, desenvolvendo um estilo cada vez mais distintivo figurativo após ensaios iniciais na abstração. Em 1943 Bellmer tinha seu show no "Librairie Trentin", uma livraria em Toulouse. Ele foi seguido por numerosos shows internacionais do grupo surrealista.

Na era do pós-guerra Bellmer conseguiu tornar o aspecto subconsciente da sexualidade em imagens de sonho intoxicante e alucinante, trabalhando com a precisão dos antigos mestres e logo completa esta abordagem com uma infusão de influências maneiristas e linha, bonito fluido que lembra Arte Jugendstil / Nouveau.

Na obra madura Hans Bellmer é tarde, a linha é refinado a um rendilhado de filigrana, o erotismo é ainda mais pronunciado, em parte porque a morte é agora incluída como o pólo oposto da luxúria.

Hans Bellmer morreu em fevereiro de 1975, legando uma obra informada pela obsessão e objetos que inclui, fotografia, desenhos, algumas estampas e pinturas a óleo, em que a representação da obscenidade expressa uma rebelião contra a sociedade, a racionalidade convencional e o Zeitgeist da época em que o artista viveu. O co-fundador do movimento Realismo Fantástico, Hans Bellmer exerceu uma profunda influência sobre Paul Wunderlich e Jansen Horst.

Abaixo podemos conferir algumas de suas obras:























Fontes: Rart og Grotesk e O Fim do Mundo Imperfeito:

3 comentários:

  1. Seja um dos primeiros usuários e tenha a sua foto do perfil na página inicial da primeira rede social brasileira!

    www.taloko.tk
    A rede social brasileira.

    ResponderExcluir
  2. Mannequin do Silent Hill

    ResponderExcluir

Topo